About Me

Havukruunu - "Rautaa Ja Tulta" Review


Se não sabiam, pelo nome quer do projecto quer do trabalho, chegavam lá: os Havukruunu são finlandeses. E sendo finlandeses não existem muitas opções disponíveis. Ou tocam power metal melódico (daquele que pode passar por hard rock vitaminado), ou tocam metal gótico ou black metal primitivo e bruto. Claro, que como todas as generalizações, estamos a ser injutos e parciais. Mas prestaram atenção, não foi? Então vamos lá. Este EP foi inicialmente lançado em 2015 em formato digital e é agora reeditada pela mão sempre atenta da Naturmacht Productions, tendo como brinde mais quatro temas, inéditos.

Estamos a falar de black metal pagão, podre e a atirar para o folk aqui e ali (é a parte pagã da coisa) que não nos deslumbra logo à primeira mas que depois nos vai deixando rendidos a cada audição. Com a mistura do seu black metal primitivo e com pormenores melódicos cheios de feeling - como os momentos acústicos da faixa de abertura "Pakkanen", os solos do tema título e da "Musta Yö" e o apelo do heavy metal tradicional de "Ne Salaperäiset". E depois, os temas novos também não e ficam atrás, sendo que torna-se um trabalho obrigatório para quem não passa sem o seu black metal de qualidade.

Poderá ser apenas um projecto de estúdio composto pelo compositor (Humö) e pelo executante Stefan (que também uma perninha na composição) mas a música é excelente e justifica-se por completo a reedição em CD - e com as quatro faixaas extras, de qualidade elevada, justifica-se por completo a sua aquisição.

Nota: 8.3/10

Review por Fernando Ferreira