About Me

Altar of Betelgeuze - "Among The Ruins" Review


Não há nada como um álbum que comece em grande! O disco pode até nem ser grande coisa, mas quando um ouvinte fica imediatamente cativado com os primeiros acordes e aparece aquele sorriso de satisfação na cara que, nos casos em que se está a ouvir a dita música no meio da rua, faz com que os transeuntes pensem que somos alguma espécie de maluquinhos; nesses casos há sempre um sentimento transversal de felicidade e uma grande esperança para que o resto do disco seja igualmente aliciante. “The Offering” é uma dessas entradas de se lhe tirar o chapéu, com aquele riff forte e feio que marca o ritmo de boa parte do tema a entrar pelos ouvidos adentro e também o começo de um álbum que se afirma merecedor de atenção.

Estes finlandeses já surpreenderam anteriormente com a estreia de “Darkness Sustains The Silence”, há uns anos atrás, fundindo stoner, doom e death metal com uma naturalidade tal que faz parecer que estes três estilos existem para se completarem uns aos outros. Aqui essa fusão foi aprimorada, mantendo a hipnose que os ritmos arrastados e sujos criam e aumentando as vezes em que a voz limpa, muito mais heavy/doom, surge em alternância aos guturais de death metal. “Advocates of Deception”, “No Return” e “Absence of Light” mostram a banda no seu auge e a praticar a sonoridade em que se tornaram mestres, enquanto que em “Sledge of Stones” há um deslize ligeiro – uma coisa pequena que não foge da identidade dos AOB – para algo mais soft, quase radio-friendly.

O groove que faz com que cada tema seja altamente catchy é, e continua a ser, a arma de eleição dos Altar of Betelgeuze. O distintivo que faz deste “Among The Ruins” um álbum obrigatório para fãs de stoner e para quem quiser apreciar umas belas malhas não muito rápidas.

Nota: 8.8/10

Review por Tiago Neves