About Me

Havok - "Conformicide" Review


Os Havok são sem dúvida uma das mais talentosas bandas de thrash metal da nova vaga. Ao núcleo duro do grupo, formado por David Sanchez, Pete Webber e Reece Scruggs, juntou-se Nick Schendzielos (Job for a Cowboy, ex-Cephalic Carnage), um excelente baixista autor de uma estreia auspiciosa neste "Conformicide".

De facto, o baixo do músico estreante nos Havok, destaca-se desde o início do trabalho, com um solo de baixo logo em "F.P.C.", algo que não é muito habitual no género. O álbum começa muito bem com faixas como "F.P.C.", "Hang 'Em High", "Dogmaniacal" e "Intention to Deceive" a destacarem-se e a mostrarem virtudes de imediato. "Ingsoc" é um tema diferente, mais progressivo, que traz ainda mais variedade e motivos de interesse ao alinhamento. "Masterplan" é um tema thrash veloz e forte que rivaliza a nível qualitativo com as primeiras músicas presentes no álbum, é talvez o melhor tema de "Conformicide". 

Com uma primeira metade deste nível, o álbum só peca pelos temas restantes não se mostrarem tão interessantes como os primeiros, à excepção de "Claiming Certainty", a mais curta e direta ao ponto do disco. De resto, "Wake up" destaca-se mais pela mensagem da letra. A faixa mais fraca é obviamente "String Break", que não acrescenta nada a este trabalho com os 44 segundos de duração.  
"Conformicide" pode até não ser na sua globalidade o melhor dos quatro álbuns da banda, mas é um dos mais variados e mostra uns Havok maduros e coesos, pelo que se recomenda a sua audição.

Nota: 8.1/10

Review por Mário Santos Rodrigues