About Me

Membros dos Rotting Christ detidos na Geórgia


Os gregos Rotting Christ encontram-se em tour de promoção do seu mais recente álbum, "Their Greatest Spells", lançado em Março deste ano. A banda chegou a passar pelo nosso país no passado Fevereiro. Contudo, as coisas não correram tão bem aquando da sua passagem pela Geórgia, a 12 de Abril, pelo menos no início do dia. Isto porque os membros fundadores da banda, Sakis e Themis Tolis, foram detidos naquele país devido a acusações de terrorismo, alegadamente devido ao nome da banda. 

Sakis Tolis explicou a situação: 


"Chegámos de manhã, muito cedo, a Tbilisi, capital da Geórgia, na quinta-feira, 12 de Abril. Depois de verificarem os nossos documentos, eu e o meu irmão fomos parados pela polícia enquanto nos dirigíamos para fora do aeroporto. Depois de alguns minutos, mandaram-nos seguir a polícia para outra área do aeroporto, sob pretexto de termos de responder a mais algumas questões antes de podermos entrar no país. Em vez disso, retiraram-nos os passaportes e telemóveis e fomos levados para uma cela de prisão. Quando pedimos para nos dizerem o motivo desta detenção, apenas disseram que essa informação era "confidencial". Mais tarde, os nossos advogados informaram-nos que a segurança nacional colocou os nossos nomes na lista de pessoas indesejadas, uma vez considerarem-nos Satanistas e, por conseguinte, suspeitos de terrorismo. 

"Sem qualquer aviso prévio ou motivo oficial, vimo-nos na cadeia, fechados numa cela pequena e suja, e sem permissão para contactar o mundo exterior ou representantes legais da nossa embaixada, durante 12 horas. As condições eram más e nenhuma outra informação foi dada durante este período.


"Felizmente, apenas os nomes "Tolis" estavam nessa lista, e os outros dois membros da banda começaram a trabalhar com o promotor local no sentido de nos tirarem da prisão e iniciarem-se os procedimentos legais. Foram precisos muitos esforços e um procedimento complicado para encontrar alguma solução. Devido ao trabalho árduo do promotor local, que envolveu especialistas legais, jornalistas e ativistas na Geórgia, fomos finalmente libertados. Estamos muito gratos a todos os que estiveram envolvidos neste processo. No fim, até conseguimos concretizar o nosso concerto e acabou por ser uma noite fantástica. Também queremos agradecer a todos os nossos irmãos do Metal na Geórgia pelo seu apoio incansável!". 


Por: Sara Delgado - 16 Abril 18