About Me

Reportagem: Northlane, Thirdsphere, VOID @ RCA Club, Lisboa -31/07/2018


No último dia do mês de Julho, e antes da sala lisboeta do RCA encerrar para merecidas férias, Lisboa recebeu os australianos Northlane para o início de três concertos no nosso país, tendo a banda passado também por Loulé e Porto.

A abertura ficou a cargo dos VOID, de Lisboa, que apresentaram o seu EP "Navigate". A banda de metalcore arrancou com "Fifth Empire", logo seguido de "Adamastor". 

Apesar de ainda estar pouco público na sala, ninguém fica indiferente ao talento do quarteto. "Solitude", "Saudade" e "Gods" guiaram a banda até ao final da sua prestação, com "Paradoxal" a mostrar que temos aqui algo para seguir com atenção.


Depois de uma rápida troca de instrumentos, tempo de receber na capital os albicastrenses Thirdsphere. 
É raro poder assistir em Lisboa a um concerto do quarteto de Castelo Branco, pelo que foi com muita expectativa que o RCA os recebeu. 
A banda apoiou a sua actuação no recente "SYZYGY", e arrancou com  "IR Interference", raidamente seguido por "Pathos" e "Broken Bones".

Com constante interação com o público, a quem foram sempre agradecendo o apoio numa terça feira, mostraram a versão que fizeram do tema dos EMF "unbelievable", para percorrer todo o alinhamento restante do disco de estreia, excepção feita a "Gravitation". Prestação cinco estrelas e um grande aquecimento para os cabeças de cartaz. Pouco passava das 22 horas quando se inicia o intro que antecede "Vultures", e eis que entra em palco a banda australiana, estandarte do movimento metalcore downunder.
O mar de gente que quase enchia a sala de Lisboa saltou repleto de vontade, e os ozzies fizeram-lhes a vontade, tocando os melhores temas de sua já extensa discografia. "Masquerade" foi seguido por um excelente "Rot", com o vocalista Marcus Bridge a não parar um segundo. Apesar do último disco, "Analog Future" ser uma colectânea de registos ao vivo, e não haver propriamente nenhuma novidade, ninguém estava particularmente triste. "Colour Wave", "Worldeater" e "Citizen" levaram ao delírio os presentes, enquanto se guardavam algumas energias para a recta final. E que final!! "Obelisk", "Paragon" e "Quantum Flux" marcaram o final do concerto, com a banda a prometer novidades em breve.


Texto por Vasco Rodrigues
Fotografias por Ana Júlia Sanches
Agradecimentos: Ample Talent & Out Of Sight Booking