About Me

Entrancement - "Demo I" review


Para quem está dentro do submundo do Black Metal atual e é um ávido seguidor do panorama de Raw Black Metal, já poderá ter ouvido falar na Perverse Homage, discográfica americana que possui já um seguimento de culto, constituído por dedicados fãs das sonoridades mais cruas e obscuras do Black Metal. Para quem não conhece, recomendo, caso sejam adeptos desta sonoridade.

Ora, esta discográfica é maioritariamente conhecida por uma série de projetos inter-relacionados e com uma sonoridade muito semelhante (entre eles Sanguine Relic, Orgy of Carrion e Lampir), caracterizada por uma produção muito crua, som cavernoso, bateria primitiva e incansável e uma atmosfera claustrofóbica e inquietante. E os Entrancement não fogem à regra, apesar de nos trazerem um som mais trabalhado e maduro do que as bandas acima referidas.

Esta "Demo I", tal como o nome indica, é a primeira demo e o lançamento de estreia do projeto. Com apenas 15 minutos de duração, e sendo delimitada por uma intro e uma outro de 2 minutos, pouco tempo nos deixa para apreciar, mas ficam duas faixas que são do melhor material de Black Metal a sair este ano.

À bateria primitiva e frenética, riffs rápidos (por vezes com influências de Hardcore Punk) que relembram bandas de Raw Black Metal japonês como Gorugoth ou Manierisme, e vocais tremendamente arranhados e aterradores, já típicos de bandas desta cena, os Entrancement juntam um uso extraordinário de sintetizadores cortantes e quase sinfónicos. Este elemento, ao invés de tornar a música mais fácil de digerir, só a torna mais densa e inquietante, ampliando a atmosfera criada pela música e dando ênfase às "melodias" vampíricas conjuradas pela guitarra.

Quanto às intros e outros de Dark Ambient, estas ajudam também a ampliar a inquietação e ansiedade do ouvinte, assim como a produção que, apesar de mais clean do que na maioria dos companheiros de label, continua a ser impiedosamente crua.

Esta é sem dúvida uma demo na sua verdadeira essência, curta, lo-fi e que procura chamar a atenção para um futuro lançamento mais polido e de maior dimensão. Assim aguardo ansiosamente.

Nota: 8.8/10

Review por Filipe Mendes