About Me

Moonspell - “Sin/Pecado” (Reedição) Review


Fazer uma review a este álbum não requer muita coragem. É sabido que “Sin/Pecado” marcou a carreira dos Moonspell e do metal feito em Portugal. Os vinte e um anos que separam o lançamento da edição original e aquele em que nos encontramos comprovam-no. Esta reedição da Napalm Records (em CD-digipack), que irá ver a luz do dia no próximo dia 13 de dezembro tem, no entanto, uma surpresa para os fãs da banda e todos aqueles que se identificam com a sua música. 

“Sin/Pecado” foi um álbum que indicou uma mudança de direção na sonoridade dos Moonspell, tornando-a mais gótica, mais trabalhada e eletrónica, acabou por os conduzir ao elevado patamar onde hoje se encontram. Nos anos de 1997 e 1998 surgiram muitas bandas a fazê-lo, uns com mais sucesso, outros com menos. Os Moonspell encontram-se no primeiro grupo e assim, conseguiram levar a sua música a mais público com este seu terceiro álbum e todos nós sabemos a importância que um terceiro álbum tem. Invariavelmente marcante na carreira de qualquer banda, quer seja no que respeita ao cimentar da sua sonoridade, ou por marcar uma vincada alteração do seu estilo musical, é tradicionalmente com o terceiro longa duração que tudo se começa a definir.

Para se fazer um adequado enquadramento, convém lembrar que “Sin/Pecado”, sucede e “Irreligious”, que é, por sua vez, aquele tipo de álbum que não tem pontos fracos. Por mais que procuremos, “Irreligious” simplesmente não tem temas maus, todos eles são mesmo muito bons, o que resulta claro, num bom álbum. Ainda assim, os Moonspell, com toda a irreverência que os caracteriza, resolveram não repetir uma fórmula de sucesso e aventuraram-se no que viria a ser “Sin/Pecado”.

Para os próprios Moonspell este foi também um álbum marcante. Para além de nele constarem importantes faixas como “2nd Skin” e “HandMadeGod”, continuam a incluir alguns desses temas nas suas prestações ao vivo, como aconteceu recentemente no Capitólio, a propósito da tournée do seu mais recente trabalho “1755”, onde “Abysmo”, foi cantado em uníssono por toda a sala.

Voltando a esta reedição, ela vem acompanhada de uma surpresa. As faixas do EP “2nd Skin”, fazem parte deste novo lançamento. Não sendo dos registos mais fáceis de adquirir, devido ao escasso número de cópias disponibilizado na altura, é agora incluído nesta reedição de “Sin/Pecado”, o que fará com certeza a delícia dos fãs. Nele poderão encontrar uma outra versão do tema “2nd skin”, “Erotik Alchemy” e “Sacred”, uma cover dos Depeche Mode que explica por si, tanto do que atrás foi dito. 

Registo obrigatório para os fãs que podem assim adquirir a reedição de um álbum que acabou por ser um pouco incompreendido aquando do seu lançamento original, mas que agora, olhando para trás, com todo o distanciamento que estes vinte e um anos permitem, se revelou um marco importante na carreira da melhor banda de metal nacional, os Moonspell.

Nota: 9.3/10

Review por António Rodrigues