About Me

Reportagem: Brainstorm, Sinheresy e Glasya @ RCA Club, Lisboa - 20/11/2019


Não deixa de ser curioso a quantidade de bandas provenientes da Alemanha, que tocam aquilo que vulgarmente designamos por power metal. O RCA Club foi o local escolhido por um desses pesos pesados, para tocar em Portugal. Falamos obviamente dos Brainstorm, que, quase a celebrarem trinta anos de existência, nos visitaram pela primeira vez. As boas notícias não ficaram por aqui, pois para enriquecer o cartaz desta noite eles trouxeram consigo os italianos Sinheresy, aos quais a Metal´s Alliance juntou ainda os portugueses Glasya.

Foram precisamente estes portugueses a primeira banda da noite e fizeram-no para uma assistência que, embora não ocupasse ainda meia casa, se mostrou bastante recetiva à sua música. Este grupo de origem lisboeta lançou o seu álbum de estreia, “Heaven´s Demise”, no passado mês de julho, com concerto de apresentação neste mesmo palco e já aí o espetáculo surpreendeu pela positiva. Embora sejam relativamente recentes enquanto banda, os Glasya são formados por elementos com relativa experiência e voltaram hoje a confirmar toda a qualidade demonstrada anteriormente. Como era expetável, tocaram apenas músicas do seu álbum, mostrando o seu metal sinfónico com a confiança de quem sabe possuir um conjunto de bons temas e um público à sua frente que se identifica com eles. A voz de Eduarda Soeiro é realmente forte e bela e os Glasya estão a saber ocupar um espaço, dentro do panorama musical português, que talvez nunca tenha sido explorado por nenhuma outra banda de forma convincente. A visível satisfação do público presente comprova-o.

Seguiram-se os Sinheresy. Esta banda que já tinha visitado o nosso país anteriormente, como suporte a Tarja Turunen e mais recentemente aos Lacuna Coil, tem um álbum recentemente editado. “Out of Connection” demonstra o amadurecimento da banda que, sem nunca se desviar do seu metal sinfónico característico, onde contam com duas vozes mistas, apresenta neste último trabalho temas bastante mais sóbrios. A curiosidade em volta da sua atuação foi confirmada pela afluência de público registada que era agora mais de meia casa. Este mais recente trabalho dos Sinheresy foi várias vezes visitado durante a atuação da banda e podemos afirmar que foi do agrado de todos os presentes. Foi por aí mesmo que iniciaram a sua atuação, “What Makes Us Human” foi o primeiro tema a ser tocado por estes italianos e verificou-se logo o entusiasmo da audiência que posteriormente saltou ao som de “Paint the World”, tema de 2013, onde as vozes de Cecilia e de Stefano mostraram a simbiose existente entre elas. O seu último registo foi novamente visitado para tocarem “Facts, Words, Sand, Stone” e mais tarde “Out of Connection”, o tema que dá nome ao álbum. Na reta final da sua atuação tocaram ainda “Break the Surface”, igualmente do último trabalho e concluíram com o já clássico “Domino”. Atuação muito segura e com muita entrega por parte de todos os elementos dos Sinheresy, que procuraram sempre interagir com o público.


Por fim os Brainstorm que tinham por esta altura um RCA bastante cheio (nem parecia ser uma quarta-feira) e empolgado para os receber. Sem perder tempo, iniciaram a sua atuação com “Devil´s Eye”, primeiro tema do seu último trabalho “Midnight Ghost”, principal propósito desta tournée. Mas não se ficaram por aqui. Foram também tocados “Worlds Are Coming´Through”, seguida do clássico “Falling Spiral Down”.  “Nada de canções merdosas para vocês”, prometeu Andy Franck e cumpriu. Quando começaram a tocar “Shiva´s Tears”, já o público presente estava conquistado e se havia aglomerado à frente do palco. Os Brainstorm souberam intercalar com mestria os temas do seu mais recente álbum, com a avalanche de clássicos que fazia parte do seu setlist. Para além de todas as malhas que estes germânicos trouxeram para tocar nesta noite, ter um frontman como Andy Franck, que teve o público sempre na mão, não deixa de ser uma mais valia para um concerto ser bem-sucedido. Detentor de uma magnifica voz, é também divertido na forma como comunica com a assistência e estava visivelmente emocionado pela forma como o público estava a reagir às músicas dos Brainstorm, que pulava e cantava cada tema. “Ravenous Minds” deveria ter sido o último tema da noite, mas a pedido de toda a audiência a banda voltou para tocar ainda “Fire Walk With Me” e para os levar todos numa viagem no tempo até ao ano de 2001, com o tema “Under Lights”.

Com a promessa de um regresso para breve, os Brainstorm despediram-se sob fortes aplausos, após uma hora e meia de atuação que não deixou ninguém indiferente. Estavam tão satisfeitos com a receção a que tiveram direito, quanto o público com o concerto a que acabara de assistir. Para lá da qualidade de todos os músicos que passaram pelo palco do RCA nesta noite, a dos quatro vocalistas deve ser realçada. Cada qual com o seu próprio registo, é claro, mas todos com ótimas prestações. Uma noite para ficar na memória de todos o que marcaram presença neste magnifico evento.

(Mais fotografias em breve)

Texto por António Rodrigues
Fotografia por Joana Leonardo
Agradecimentos: Metals Alliance