About Me

Irae - "The Old Ways" Review


Irae, um nome sonante na comunidade Black Metal e sem dúvida um porta-estandarte da negritude nacional. Quem conhece a cena portuguesa certamente já ouviu falar deste que é o projeto primogénito do Vulturius, uma das mais prolíficas forças em solo lusitano. Desde o dobrar do milénio, que Irae tem vindo a vomitar as mais negras odes e calamidades e, com este curto EP, que será apropriadamente lançado no dia de Natal, pela Purodium Rekords, temos mais uma bela e arcaica oferenda.

"The Old Ways" abre com "Initiation", faixa que se assemelha aos co-conspiradores do Black Circle, Mons Veneris, pela dementre prestação nos vocais, os cantos malignos ao mestre do abismo. No entanto, o EP não segue esta macabra rota durante muito tempo. Logo de seguida, em "Above the Stars of God", vemos aquilo que Vulturius pretende com o EP. Um regresso às longínquas raízes, aos gélidos, ancestrais anos do Black Metal, um som que, à semelhança da demo "The Maniac Perversions of My Soul", lançado também este ano, se assemelha mais com clássicos como o "Terror 666" ou com o lendário e ínfame Temple of the Fullmoon da Polónia e seus negros integrantes, Veles, Infernum, Graveland, etc. Também de notar é a primeira faixa do lado B, "Martyr", reminescente dos rastejantes e gelados hinos dos compatriotas, Occelensbrigg.

A produção é crua mas enaltecedora, os riffs de uma frieza cortante e, em conjunto com os vocais, gélidos e tenebrosos, não fazem prisioneiros. Tempestades sonoras de vento e granizo, não é para os de coração mole, esses é melhor resguardarem-se em casa.

Black Metal puro, sem rodeios, pretenciosismos, nem ridículas ideias estéticas que distraiem a atenção do ouvinte em relação ao essencial, que é a música.

Penetrem nestes negros hinos, nestes conjuros do rei negro e do glacial inverno.

Nota: 8/10

Review por Filipe Mendes