About Me

Entrevista aos Myrath


Os Myrath são uma banda formada em 2001, em Ez-zahra, na Tunísia. Na sua formação atual contam com Zaher Zorgati na voz, Malek Ben Arbia na guitarra, Anis Jouini no baixo, Elyes Bouchoucha nos teclados e backing vocais e Morgan Berthet na bateria. Lançaram em 2019 o seu quinto álbum de estúdio “Shehili” e lançam agora um DVD ao vivo, intitulado "Live in Carthage". Estivemos à conversa com eles para conhecer melhor a banda e falar um pouco sobre o novo DVD.

M.I. – Lançaram o vosso álbum de estúdio “Sheihili” em Maio de 2019 e têm estado em tournée para promover este álbum. Porque decidiram lançar agora um álbum ao vivo?

"Live in Carthage" é o nosso primeiro DVD e foi filmado durante o nosso concerto em Cartago, o ano passado. Foi um concerto onde tocámos músicas do álbum “Shehili” e de álbuns anteriores e foi recebido com grande entusiasmo pelo nosso público na Tunísia. Queríamos aproveitar o momento do álbum “Shehili” e achámos que era a melhor altura para apresentar aos nossos fãs e novos ouvintes a experiência de um concerto nosso ao vivo que é muito mais do que apenas a música.


M.I. – Este ano, tocaram no Wacken e no Sweden Rock. Como foi tocar nestes 2 festivais?

Simplesmente incrível! Tivemos o prazer de tocar nestes dois festivais lendários este ano e escusado será dizer que foi um sonho tornado realidade. Os astros alinharam-se para o nosso concerto no Sweden Rock Festial pois fomos convidados para fazer o segundo concerto nesse mesmo dia e acabámos por ser os cabeças de cartaz do festival, tocando para mais de 35.000 pessoas.


M.I. – Qual tem sido a reação do público às vossas músicas até agora?

Tanto quanto podemos dizer, tem sido esmagadoramente positiva! Continuamos a receber bastantes comentários de apoio do nosso público diariamente, para além dos vídeos de reações no Youtube, que gostamos bastante de ver! Que continuem a chegar!!


M.I. - Qual foi a coisa mais maluca ou engraçada que já aconteceu durante a tournée?

É quase impossível pensar apenas numa! Todos os dias temos alguma ou várias experiências loucas, desde o atraso do vôo logo no primeiro dia de tournée e correr para os sound checks, até às bagagens e instrumentos perdidos. Já para não falar das partidas que pregamos uns aos outros no backstage, sendo quase como uma tarefa diária.


M.I - Do que é que gostam mais quando estão em tournée?

Absolutamente tudo! O ritmo diário agitado, a descoberta de uma nova cidade todos os dias, tocar para os nossos novos fãs e antigos fãs e mais importante ainda, conhecer a nossa grande família de fãs e amigos em todo o mundo.


M.I. - E do que gostam menos?

As longas horas de viagem de autocarro entre cidades, pois estamos sempre animados e queremos chegar rápido ao local do concerto.


M.I. - Quais são as vossas maiores influências?

Cada um de nós tem as suas próprias influências e também partilhamos algumas em comum. Gostamos de Symphony X, Black Sabath e Death, por exemplo. Também gostamos de Jazz, Soul e alguma música Pop, não esquecendo a nossa herança cultural, tal como a música Tunisina, Norte Africana e Árabe. 


M.I. - Como é o processo de composição das músicas?

Uma tempestade criativa! Aproveitamos todas as oportunidades em que estamos juntos para trocar ideias e pensamentos sobre novas composições e desenvolvemos as mesmas conforme vamos avançando. Cada um de nós contribui no processo criativo com algo único e que acaba por ser aquilo que ouvem como uma música nova dos Myrath.


M.I. - Os Myrath vêm a Portugal em 2020, mas já estiveram cá anteriormente com os Epica. Como foram recebidos pelo público português?

Tivemos alguns dos nossos melhores momentos da tournée em Portugal e sempre gostámos de tocar aí. Somos bem recebidos no vosso belo país e sentimos sempre uma boa energia por parte do público.


M.I. - Uma vez que estamos a terminar 2019, quais foram os vossos pontos mais altos e baixos do ano e quais as expectativas para 2020?

2019 foi um dos melhores anos da nossa carreira até agora. É difícil escolher um dos vários momentos inesquecíveis que tivemos este ano. O lançamento do nosso quinto álbum de estúdio "Shehili" e o nosso primeiro DVD "Live in Carthage », o nosso primeiro concerto no Wacken e a nossa experiência fantástica no Sweden Rock Fest! Foi um grande ano, sem dúvida, e mal podemos esperar pelo que 2020 tem para nos oferecer. Estamos atualmente a trabalhar no nosso sexto álbum e a preparar a nossa tournée que inicia na Primavera, para além de várias datas em festivais.


M.I. – E, por fim, gostariam de deixar alguma mensagem especial aos vossos fãs em Portugal?

Nós gostamos muito de vocês e mal podemos esperar para vos encontrarmos na nossa "Magical Tour" em Lisboa e no Porto, em Março!

For English version, click here

Entrevista por Isabel Martins