About Me

Entrevista aos Rage


Os Rage são uma das bandas mais antigas da cena Heavy Metal, tendo ainda pela frente muitos anos para chegar às novas gerações. São conhecidos mundialmente e a sua música é enorme. Peavy Wagner - vocalista, baixista e membro fundador - falou-nos um pouco acerca dos Rage, das mudanças na formação, das passagens pelo nosso país e, é claro, sobre o novo álbum.

M.I. - Olá e obrigada por responderes a estas perguntas. Poderias dizer o teu nome e qual o teu papel na banda?

Sou o Peavy Wagner, fundador, líder, compositor, cantor e baixista.


M.I. - Conta-nos um pouco da vossa história da banda, por favor.

Os Rage têm uma carreira internacional de 35 anos, estão em tournée mundial e lançaram 25 álbuns de estúdio, incluindo o nosso novo “Wings Of Rage”, que foi recentemente lançado no dia 10 de Janeiro de 2020…


M.I. - Vocês começaram em 1984, sob o nome “Avenger”. Porque o mudaram?

Em '85, assinamos com a editora Noise, eles exigiram a mudança de nome, pois havia uma banda britânica com o mesmo nome naquela altura…


M.I. - Houve várias mudanças na formação, como o Manni Schmidt e o Victor Smolski. Houve algum ressentimento entre os membros da banda?

Em 35 anos, a banda teve quatro mudanças importantes na formação, devido a questões pessoais, como casamentos e filhos (tornou-se mais importante para Manni em 1994, do que continuar a tocar com os Rage) ou questões comerciais e musicais (Victor). Hoje em dia, não há ressentimentos privados entre mim e qualquer ex-membro…


M.I. - No dia 17 de Novembro de 2003, tocaram no Paradise Garage, Lisboa, Portugal. O que te lembras desse concerto?

Não me lembro muito bem desse concerto mas lembro-me muito bem de Lisboa. Fiquei o dia inteiro na cidade e desfrutei daquela cidade linda!


M.I. - Poderias explicar-nos, o processo das letras e música, por favor?

Musicalmente, ouves a essência dos Rage neste novo álbum “Wings of Rage”. Combinamos todos os elementos estilísticos da história da banda nas novas músicas, de uma maneira muito musical e homogénea. As letras possuem uma linha vermelha. Muitas músicas falam sobre estranhos, pessoas sem lobby, que caíram na sociedade, mentes sombrias, que não têm voz para serem ouvidas…


M.I. - “Prayers of Steel” foi o nome do álbum de estreia, lançado em 1985. Vocês têm um total de 25 e EP’S, álbuns ao vivo e álbuns de compilação. Quais foram os mais difíceis ou mais fáceis de fazer?

Naturalmente que álbuns ao vivo são mais fáceis de fazer, só precisas de misturar as melhores versões que gravaste. Dos álbuns de estúdio, os mais difíceis foram aqueles que foram gravados com músicos clássicos da nossa “Língua Mortis Orchestra”, como XIII, por exemplo, (de 1998) …


M.I. - No dia 10 de Janeiro, lançaram o vosso próximo álbum chamado “Wings of Rage”. Podem dizer-nos como surgiu esse nome?

O tema título foi uma das primeiras novas que tivemos. A música é sobre como canalizar a agressão e a raiva em energia e poder positivos. 


M.I. - Como começou o processo? Podes contar-nos a história por de trás disso?

Começámos a escrever novas ideias antes de começármos a tournée para “Seasons of the Black”, no final de 2017, apesar de tudo, nós trabalhamos quase todas as músicas várias vezes, até ficarmos felizes com os resultados. Fomos muito críticos com todos os detalhes desta vez, e demoramos um pouco mais do que o normal.


M.I. - “Rage” é o single de apresentação. Quem teve a ideia para o vídeo?

O título é “Let Them Rest in Peace”. Esta é uma música antiguerra, a ideia para o vídeo foi desenvolvida entre os membros da banda e o editor da produção de vídeo, Jörg Tochtenhagen.


M.I. - Quão ansiosos e emocionados estão com este álbum? Era isto que queriam, musicalmente e liricamente?

Sim, temos a certeza de que fizemos o álbum exatamente como o imaginávamos. Como já expliquei, levamos muito tempo e esforço para fazê-lo.


M.I. - Quem desenhou a capa do álbum e quem teve a ideia para a mesma?

A capa foi feita por Stan W. Decker, um artista de França, que o Marcos adora há algum tempo. Ficamos surpreendidos por ele também gostar muito da nossa banda e, por isso, ficamos todos muito inspirados. Demos-lhe uma ideia aproximada e ele desenvolveu o conceito. Isso reflete muito bem o clima geral do álbum.


M.I. - "Wings Of Rage 2020 Tour - Europe" é o nome da próxima tournée que passa por Portugal, mais concretamente, ao “Milagre Metaleiro Open Air”, em Pindelo dos Milagres, Viseu (21 de Agosto de 2020). Sabias que esse lugar é conhecido como a “Aldeia do Metal”?

Não, não sabia, mas estamos ansiosos por isso. Esperamos divertirmo-nos em Portugal!


M.I. - Mais uma vez, muito obrigada e podes deixar uma mensagem para os nossos leitores e vossos fãs?

Sim, muito obrigado pelo vosso apoio aos Rage e ao Metal em geral! Vejo-vos em breve! Cheers.

For English version, click here

Entrevista por Raquel Miranda