About Me

Reportagem: Artigo 21 e The Overjoyed @ Sabotage, Lisboa


No dia 28 de fevereiro de 2015, os Artigo 21 enchiam o Sabotage para a apresentação do disco de estreia. Cinco anos passados, a Infected Records promoveu este sábado, o regresso da banda lisboeta à mítica sala do Cais do Sodré para mostrar "Ilusão", o segundo álbum de originais, desta feita com a companhia da banda grega The Overjoyed.

Foi pelo quarteto de Atenas que se iniciou a festa. Os helénicos andam pela Península Ibérica a promover "Aced Out" de 2019 e foi com a faixa de abertura do disco, "Big Red Rocket Ship", que começou a festa. Excelente banda de pop-punk, os The Overjoyed deram excelente conta de si numa sala que estava muito bem composta, passando em revista a quase totalidade dos temas do disco do ano passado. A banda liderada por Leo (com claras parecenças em palco e na voz com um jovem Billie Joe dos Green Day) deixou no alinhamento apenas duas faixas de "Boomdoggle" de 2016, "Sharp Teeth" e "Breynard", focando toda a atenção em "Aced Out". 40 minutos que foram aquecendo o público presente, e que terminaram com "Is Unresponsive" e "Defanged".

Cinco anos fazem bastante diferença e os Artigo 21 de hoje, podem até ser os mesmos executantes, mas a banda está melhor que nunca, com Tiago Cardoso a liderar o quinteto, muito mais desenvolto do que em 2015. "Ilusão" foi um dos discos de punk rock do ano passado e foi com o tema título que a banda arrancou a festa. Tocar perante uma plateia de amigos tem a vantagem de ter um coro ali à mão pronto para cantar cada palavra de cada letra e foi exatamente o que aconteceu. "Só Mais um Bocado" e "Nada a Perder" antecederam a primeira visita ao disco de estreia, com "Utopia", muito aplaudida por uma sala onde já ficava difícil de circular, tal a quantidade de gente e também a voracidade do circle pit. "Sabe a Real", "Fantasma" e "A Cidade" são grandes malhas de um pop punk muito mais musculado que o praticado pela banda grega da primeira parte, com o duelo de guitarras entre Xiko e Hipólito a fazer estragos entre os presentes. Que moshada junto ao palco!

"Ódio Não é Amor", a faixa criada contra a violência no namoro e "Ser Capaz" fizeram relembrar como foi importante o disco de 2015 e apesar de o palco do Sabotage ser bastante exíguo para grandes desvarios, ainda foram tentados alguns saltos para a plateia. "Amanhã" anunciava a reta final do concerto, onde ainda houve tempo para chamar ao palco o amigo Covas Frazão para, tal como na estreia, partilhar o microfone com Tiago Cardoso na homenagem ao grande João Ribas, com "Sem Herói". "A Nossa Voz", hino dos Artigo 21 à comunidade punk underground, fechou 45 minutos intensos, mas o público queria mais e nem deixou a banda sair de palco. Nada contrariado, o quinteto brindou o Sabotage com "Espera por Mim", antes de chamarem ao palco Leo dos The Overjoyed, para tocarem "Mr Clean" dos suecos Millencollin, encerrando em beleza mais uma bela noite de sábado.

PS - O aparecimento de uma estrutura de andaime na fachada do prédio que inclui o Sabotage Rock Club fez tornar real aquilo que já vinha a ser anunciado. O Cais do Sodré está a mudar face à especulação imobiliária e ao apelo de Lisboa a milhares de turistas que diariamente chegam à capital, à procura do Pastel de Belém e da selfie junto a monumentos da época dos Descobrimentos. Com tudo isto, a cidade vai perdendo aquilo que a movimenta, a sua identidade, o underground.Abril é o mês da "execução" de mais uma sala tão querida a quem gosta de música, seja ela de que estilo seja. Esperemos que no entretanto o Sabotage Rock Club consiga realojar-se num outro local, para que não se perca mais um pedaço da história musical da cidade, não se perca mais um Rock Rendez Vous, mais um Ritz Clube, mais um Johnny Guitar... 


Texto por Vasco Rodrigues
Fotografias por Joana Leonardo
Foto de The Overjoyed  por Vasco Rodrigues
Agradecimentos: Sabotage