About Me

Reportagem: The Limit @ Sabotage Club, Lisboa - 08/02/2020


Foi uma sala lotada do Sabotage Club que recebeu este sábado a estreia mundial dos The Limit. Dito assim, pouco relevante seria esta notícia, mas este não é, de todo, um grupo pouco relevante. Basta dizer que o seu líder é nada mais nada menos que Bobby Liebling, o mentor dos fabulosos doomsters Pentagram, que o caso muda logo de figura.

E se a ele juntarmos Jimmy Recca (que chegou a tocar baixo nos The Stooges de Iggy Pop antes da primeira dissolução da banda em 71), Sonny Vincent (guitarrista dos míticos Testors) e os portugueses Hugo Conim e João Pedro (ambos dos Dawnrider), temos o cenário montado para grande noite de rock'n'roll. O relógio apontava meia-noite quando o quinteto tomou posições no exíguo palco da mítica sala do Cais do Sodré, e saudou os presentes com um "Olá Lisboa".

"Sir Lancelot" foi a escolhida para arrancar a noite, que mostrou uma banda já bem ligada, apesar de apenas 4 ensaios (!!!). Aliás, Vincent fez questão de avisar algumas vezes a plateia que estavam ali a fazer um ensaio ao vivo a preparar a gravação de um disco nos próximos dias. "Human vs Nature" é um grande tema de rock'n'roll, a mostrar grande confiança do guitarrista tuga de serviço, o prolífico e sempre exuberante em palco Hugo Conim, a partilhar o protagonismo com Liebling. O quase septuagenário (Liebling fez no passado mês de dezembro, 66 anos) deslizava pelo palco interagindo com a primeira fila e mostrando as suas características "caretas" com olhos esbugalhados, para gáudio de quem marcou presença. Muitos envergavam t-shirts dos Pentagram, mas a noite não era de doom metal, e "Black Sea" logo seguida de "These Days" fizeram questão de mostrar isso.

Puro rock'n'roll clássico num ensaio que decorreu, como Recca fez questão de anunciar, surpreendentemente bem. "Death of my Soul" e "Caveman Logic" encerraram uma performance que foi curta (a banda ainda agora se juntou) mas que deixou enorme desejo de testemunhar o seu desenvolvimento. De certeza que da próxima vez que os virmos, o culto já se instalou e a banda vai ter que escolher salas maiores... Venha de lá essa rodela!!!


Texto por Vasco Rodrigues
Fotografias por Andreia Vidal
Agradecimentos: Amazing Events