About Me

Ashes Of Life - "Seasons Within" Review


Os Ashes Of Life são uma banda portuguesa de Doom Progressivo, composta pelo guitarrista e vocalista Tiago Silva, membro que fundou a banda como um projeto a solo, em 2010, e mais tarde o tornou numa banda, juntando ao alinhamento Stefan Nordström, responsável pelos vocais extremos,  o guitarrista Luís Pinto e o baixista Pedro Silva. Para este álbum a banda contou com a participação de Jorge Teles e Pedro Antunez na bateria. 

Logo na primeira música "Shores", a banda mostra-nos a sua aptidão e técnica com uma sonoridade marcadamente Doom, com algumas aparições de um Metal mais extremo, capazes de dar uma maior densidade à música como um todo. "Spiral Down" mantém a melodia da anterior, porém mostra-nos simultâneamente, como esta banda é capaz de explorar diferentes cenários sonoros, transportando-nos para diferentes lugares através das mudanças rítmicas que ocorrem durante a música. "Burn" é uma faixa somente instrumental onde esquecem-se as vozes e brilha cada um dos instrumentos que se conjugam entre si de forma harmoniosa. À semelhança da primeira música do álbum, "Autumn Days" volta a ter a forte presença dos guturais de Stefan Nordström. Os riffs de guitarra são mais pesados e a bateria mais acentuada, sendo uma música que mostra o espectro mais pesado na sonoridade abrangente dos Ashes Of Life. "Tried To Leave" inicia com o som de um piano, uma sonoridade melancólica, acompanhada de um discurso proferido pela voz de Tiago Silva, que é irrompido novamente pela voz gutural de Stefan Nordström. "Dying In The Snow" encerra o álbum. As guitarras iniciais convergem com a sonoridade do piano de forma bastante harmoniosa, com melodias transcendentes que nos vão transportando para diferentes paisagens sonoras.

O que os Ashes Of Life nos apresentam neste seu primeiro trabalho de estúdio, não é nada menos que uma obra sublime, capaz de misturar peso e agressividade com melodia e ambiência de uma forma incrível.

Nota: 8/10

Review por: Luís Valente