About Me

Entrevista aos King Witch


Os King Witch lançaram uma verdadeira obra-prima. O novo álbum de originais, fala de Beira, rainha do inverno e mãe de todos os deuses e deusas. Este registo foi lançado no 24 de abril, através da Listenable Records. Se gostam da Escócia, sua mitologia e cultura celta, este álbum é para vocês. Ouçam-no!!!

M.I. -  Olá. Obrigada por falarem connosco e espero que estejam bem. Falem-nos um bocado da história da banda e sobre vocês.

Laura: Olá! Como estás e obrigada por reservares um tempo para conversar connosco. Sou a Laura e sou a vocalista principal dos King Witch.
O Jamie e eu estávamos numa banda de metal tradicional, chamada Firebrand Super Rock, cerca de 10 anos antes dos King Witch nascerem. Tínhamos decidido parar por um dia, pois sentimos que tínhamos levado a banda até onde podíamos ir. Começamos a tocar com alguns amigos (Simon e Tam) e rapidamente criamos três faixas e gravámo-las. Pretendíamos usá-las apenas como material de demonstração, mas elas obtiveram uma resposta tão incrível que lançamos o nosso EP no final de 2015, chamado "Shoulders Of Giants". A Tam deixou a banda para seguir outras aventuras, o Lyle juntou-se a nós na bateria e imediatamente começamos o processo de gravação do nosso primeiro álbum: "Under the Mountain". A gravadora francesa Listenable Records escolheu-nos e “Under the Mountain” foi lançado em todo o mundo no início de 2018. O Simon deixou a banda logo depois para formar família e o Rory ficou no baixo e somos uma equipa sólida desde então.


M.I. -  "Body Of Light" foi lançado no dia 24 de abril deste ano e mostra, mais uma vez, que vocês foram influenciados pelos Trouble, Candlemass, Sabbath, Purple e Rainbow. Que músicas vos influenciaram enquanto compunham a letra e a música? Já descobriram outras bandas que gostam, que podem "ajudar-vos" no futuro?

Laura: Acho que nunca decidimos soar como qualquer outra banda. Eu cresci com bandas como Zeppelin, Sabbath, Hendix, Purple e Janis Joplin e acho que elas, definitivamente, me influenciaram de maneiras diferentes, mas eu nunca tentaria imitar alguém. Acho que, embora os King Witch possam prestar homenagem aos grandes nomes, ainda temos o nosso próprio som.

Jamie: Eu acho que existem algumas músicas que talvez tenham uma influência específica - como "Return To Dust" foi influenciada pelas bandas sonoras de Ennio Morricone, e acho que uma música como "Witches Mark" tem um pouco da onda dos Motorhead! No geral, acho difícil identificar influências, apenas escrevemos as músicas de uma maneira que parece natural. Acho que tanto as bandas clássicas dos anos 70, como as bandas dos anos 90, que eu cresci a ouvir, nos influenciaram, tais como os Soundgarden, Kyuss e Alice In Chains.


M.I. -  Ouso dizer que este trabalho é bonito e maravilhoso. No entanto, isso não seria possível sem a ajuda de Kevin Hare e Jamie Gilchrist (produtores) e Tom Dring, que masterizaram esta obra-prima. Conta-nos mais sobre o trabalho entre as duas partes.

Laura:  O Jamie e o Kevin fizeram um trabalho fantástico no álbum. O Jamie sempre teve uma ideia muito clara de como queria que o álbum soasse e acho que eles conseguiram-no fazer maravilhosamente.

Jamie: Eu mesmo produzi o primeiro álbum ("Under The Mountain"), e foi ótimo poder trabalhar com o Kevin neste. Definitivamente, tirou um pouco da pressão de cima de mim! O estúdio dele também é um ótimo lugar para gravar, uma ótima sala de som num local tranquilo.


M.I. -  Vocês têm dois novos membros na banda: o baterista Lyle Brown e o baixista Joe Turner. Eles trouxeram uma lufada de ar fresco para a banda? Como foi trabalhar com eles?

Laura: Como mencionei anteriormente, o Lyle juntou-se à banda pouco antes de começarmos a gravar "Under the Mountain". Ele trabalhou duro para aprender todas as partes muito rapidamente e fez um ótimo trabalho. Ele é um baterista fantástico e um dos bateristas mais barulhentos que já conheci. O Rory juntou-se à banda pouco antes de começarmos a tournée na Europa. Mais uma vez, ele aprendeu todas as partes dele e trouxe o seu próprio toque e continuamos a fazer alguns concertos fixes. Ele é um baixista muito talentoso e ele e Lyle trabalham bem juntos. Foi incrível ter uma formação sólida e acho que isso nota-se em "Body of Light".


M.I. -  Este álbum é mais abrangente, com linhas vocais poderosas e riffs incríveis. Quão difícil foi gravar as faixas de uma maneira mais Doom? Como é que se prepararam?

Laura: Eu não acho que tentamos soar "doomy", acho que a nossa música é mais pesada. Em termos vocais, tentei ser um pouco mais dinâmica. Eu não sou uma cantora com treino, então sempre cantei com força total em tudo. Para este álbum, eu queria tentar ter um pouco mais de luz e sombra na minha voz para ajudar a complementar a música e tentar ter um pouco mais de alma / sentimento na execução. Estou muito feliz com o resultado.

Jamie: Eu acho que passamos o tempo que pudemos a preparar as músicas e a planear como queríamos gravar. Gravamos algumas demos uns meses antes de entrarmos no estúdio, o que nos ajudou a focar no que queríamos alcançar. Quando começamos a gravar, já tínhamos uma boa ideia do que queríamos e como conseguiríamos esse som.


M.I. -  Este álbum tem uma enorme influência da mitologia e do folclore celtas e é proveniente de um país com uma grande variedade de culturas que funcionou muito bem. Poderias dizer-nos qual foi o episódio importante da História que mais vos influenciou?

Laura: Acho que não fomos inspirados por nenhum momento mas, definitivamente, acho que, o local onde moras e de onde vens, te influencia musicalmente. A Escócia é um lugar bonito, repleto de histórias de guerra, magia, folclore, tristeza, felicidade e orgulho - é difícil não te inspirar.


M.I. -  "Of Rock And Stone" foi lançado no dia 17 de março. A principal influência aqui é Beira, rainha do inverno e mãe de todos os deuses e deusas. Falem-nos mais sobre esta personagem poderosa.

Laura: Beira é na verdade um nome mais moderno dado a Cailleach Bheur, a personificação do inverno e a mãe de todos os deuses e deusas da mitologia escocesa. Ela está associada aos mitos da criação celta. Ela construiu a Escócia com as próprias mãos. Ela foi retratada como uma gigante de um olho só, com cabelos brancos, pele azul escura e dentes cor de ferrugem. Ela construiu as montanhas da Escócia, usando um martelo mágico, e Ben Nevis era o seu "trono da montanha". Quando estávamos a tocar "Of Rock and Stone", e eu estava a escrever a letra, e sabia que tinha que ser algo poderoso, pois a música parecia tão épica. Pensei que ela era uma escolha muito apropriada e foi bom incorporar um pouco da Escócia no álbum.


M.I. -  Ryan Jon Amey Henderson e Laura Donnelly prepararam o vídeo. Que ideias tiveram para isso?

Laura: O Ryan é um cineasta fantástico. Ele criou o vídeo para "Beneath the Waves" do nosso primeiro álbum, "Under the Mountain". Para este, ele ajudou a gravar as filmagens da banda, enquanto se preparava para se mudar para os Estados Unidos e tinha tempo limitado. Queríamos que o vídeo tivesse elementos de Beira, pois era disso que se tratava e tivemos uma ideia básica. O Ryan passou-me as imagens da banda e eu adicionei todas as partes estranhas e juntei-as. Foi divertido de fazer.

Jamie: Eu acho que o vídeo saiu muito bem, as filmagens da banda estavam ótimas e as edições e efeitos psicadélicos, que a Laura colocou, ficaram ótimos.


M.I. -  Vocês já decidiram qual será o próximo single e poderiam contar-nos mais detalhes sobre isso?

Jamie: Bem, ainda não decidimos a 100%, mas podemos fazer um vídeo para "Return to Dust", obviamente por causa do confinamento e do Covid19, temos opções limitadas. Mas a Laura e eu moramos no campo e, provavelmente, poderíamos filmar algo bem fixe aqui.


M.I. -  "Call of the Hunter" é brilhante ... A voz e as guitarras são incríveis. Quem é o Hunter nesta música? Qual o significado da música?

Laura: Não se trata realmente de alguém ou de algo. Na verdade, acordei depois de algumas bebidas numa noite e a letra surgiu. Imaginei uma mulher solitária, a entrar numa grande floresta escura e dentro da floresta havia uma presença. Suponho que possa ser a perda da inocência, ceder à tentação e explorar os teus desejos antes que acabes por envelhecer e murchar.


M.I. -  Laura Donnelly criou uma obra de arte incrível mais uma vez. Foi difícil criar esta obra de arte?

Laura: Muito obrigada! Muitas das músicas de “Body of Light” exploram o desconhecido, de modo que imagens do espaço, da magia e do ocultismo me vieram à ideia. A faixa Body of Light é MUITO vagamente baseada no livro de Aleister Crowley "Control of the Astral Body", e pensei que uma imagem baseada na projeção astral funcionaria muito bem na capa. Normalmente, eu tenho ideias e passo-as aos rapazes para ver o que eles pensam. Algumas ideias funcionam - outras não, mas eles ficaram satisfeitos com o conceito, portanto pegamos nele. Foi divertido criar e estou muito feliz com a aparência dos CDs e do vinil.

Jamie: Eu acho que a obra de arte está incrível, a Laura fez um trabalho incrível. Eu acho importante que os álbuns físicos estejam ótimos e as pessoas que ainda se esforçam para comprar um disco ou CD recebem um pacote muito fixe.


M.I. -  Quais são as diferenças entre "Under The Mountain" e este álbum?

Laura: Como mencionei anteriormente, tentei tornar as minhas vozes um pouco mais dinâmicas em "Body of Light". A música tem muita mais luz e sombra e tentei elogiá-la com as minhas letras e canto. Também tentei ter um pouco mais de sentimento e caráter neste álbum, e acho que consegui.

Jamie: Eu acho que, além de poder gravar num estúdio muito melhor, a grande diferença era ter uma formação sólida durante todo o processo de composição. Conseguimos concentrar-nos nas músicas, em vez de ensinar aos novos membros as partes que tivemos que fazer um pouco em “Under The Mountain”. Acho que este álbum fluiu melhor e tem uma sensação coerente por toda a parte.


M.I. -  Já tem músicas preparadas para o próximo álbum?

Jamie: Bem, com o bloqueio atual, não conseguimos ensaiar durante um tempo, mas tive tempo de sobra para escrever riffs! Haverá muitas músicas e ideias prontas quando voltarmos para a sala de ensaios!


M.I. -  O Brexit dividiu muitas pessoas. Vocês, sendo escoceses, quais são os vossos pensamentos como banda e pessoas? Acham que isso afetará a indústria da música? Quais restrições terão que enfrentar?

Laura: O Brexit deixa-me muito chateada. A grande maioria da Escócia votou para permanecer na UE, mas o voto escocês significa irritar tudo quando se trata da política do Reino Unido como um todo devido à nossa população. Por esse motivo, acho que uma Escócia independente é o único caminho a seguir para nós. O governo de Westminster só está interessado em si e, infelizmente, as artes não entram nele. Eu acho que vai tornar a vida realmente difícil para as bandas que entram e saem do Reino Unido e especialmente para as bandas menores que começam e tentam criar um nome para si mesmas.

Jamie: Sim, o Brexit é lixo. Foi criado por um monte de mentirosos e trapaceiros. Há muito pouco apoio ao Brexit na Escócia. Espero que possamos tornar-nos independentes nalgum momento da nossa vida.


M.I. -  Alguuns pensamentos fnais sobre este álbum ou qualquer coisa que gostariam de partilhar com os nossos leitores?

Laura: Pode levar algum tempo até que possamos realmente fazer uma tournée para álbum devido à pandemia, mas o álbum está disponível digital e fisicamente; portanto, se tiverem um momento livre, tirem a armadura, bebam uma cerveja e ouçam-no. Certifiquem-se de que o som está alto!
Obrigada por reservares um tempo para conversar connosco.

Jamie: Que bom que gostaste do álbum - obrigado por falares connosco!


For English version, click here

Entrevista por Raquel Miranda