About Me

Entrevista aos Lares


Lares, uma banda de doom metal, sediada em Berlim, lançou o seu segundo álbum “Towards Nothingness”, a 26 de junho pela Argonauta Records. O quarteto, formado em 2015, combina os elementos do post-metal, psych doom, prog-rock ambiente e black metal, além de acrescentar um sabor único ao seu som pesado. Os Lares responderam coletivamente a algumas perguntas da Metal Imperium. Leiam e descubram mais sobre esta intensa banda!

M.I. - Por favor, apresentem os Lares para aqueles que não estão familiarizados com a banda e o som.

Somos uma banda de metal com quatro elementos, de Berlim, e tocamos uma mistura de doom metal, post metal, rock psicadélico e black metal.


M.I. - Por que sentiram a necessidade de criar Lares? Quando surgiu a ideia?

Jörn, o nosso baixista, começou a procurar músicos para formar uma banda para tocar “algo bom para ouvir quando se está sob a influência de drogas”, e colocou um anúncio na Craigslist e começamos a tocar juntos.


M.I. - O que significa a palavra Lares? Qual é a relação com o vosso som e mensagem?

Os Lares eram deuses guardiães na religião etrusca de Roma arcaica, a tradução é algo entre "heróis" e "demónios". Toda a família ou comunidade tinha a liberdade de criar a sua própria cultura, acreditava-se que observavam, protegiam e influenciavam. Podemos ainda dizer que pronunciamos Lares com a pronúncia latina / italiana / alemã, não a inglesa.


M.I. - Como descreveriam o vosso som? Para quem não conhece, os Lares também podem atrair fãs de que bandas?

A resposta curta deve ser “uma coleção de viagens ruins e alucinações”, se quiseres entrar em detalhes, é uma mistura de doom metal, black metal, rock psicadélico e post metal. Nas críticas do nosso primeiro álbum, tivemos comparações muito diferentes com os Oranssi Pazuzu e Voivod, portanto não temos a certeza do que as pessoas sentem com a nossa música, vamos ver o que acontece com o novo álbum!


M.I. - O "S" no logotipo parece uma cobra... qual é a intenção? Os Lares são uma maneira de libertar a vossa raiva, daí a cobra?

Porque, em Pompeia, ainda há algumas pinturas de parede existentes com alguns lares e uma cobra, por isso queríamos dar um toque de túmulo de Roma antigo ao logótipo. Além disso, a cobra é um símbolo universal do mal, um veneno intocável, a serpente a devorar-se a si própria, a repetição dos eventos.


M.I. – O segundo álbum foi lançado no dia 26 de junho. Por quê o título "Towards Nothingness"?

A ideia por trás de "Towards Nothingness" é refletir como o humano é tudo o que sabemos quando comparado à vastidão do universo: quando a civilização chegar ao fim, tudo será esquecido e seguiremos "Towards Nothingness".


M.I. - Há uma enorme diferença entre a capa de "Mask of Discomfort" e "Towards Nothingness"... quem as criou?

O Ted Titus e o Daniel Danis fizeram a arte juntos para o nosso primeiro álbum, dois artistas e amigos nossos baseados em Berlim que gostam da nossa música. No “Towards Nothingness”, queríamos algo diferente, e a obra de arte foi feita por Mariusz Lewandowski, que é bem conhecido na comunidade doom metal.


M.I. - A nova capa apresenta o que parece a civilização a desmoronar-se... em direção ao nada... qual é o significado para vocês? A humanidade está a desmoronar-se completamente?

Sim e não: a humanidade está destinada a desmoronar-se e a civilização chegará ao fim, a nossa ideia é mais niilista do que isso, porque não importa o que aconteça ou como nos comportamos, tudo será irrelevante em comparação com a escala de tempo do universo, nós somos apenas espectadores.


M.I. - Quais são os tópicos abordados nas letras? O que vos inspira a escrever?

O álbum inteiro é um conceito sobre o espaço e corpos celestes, ansiedade e desolação, drogas, a relação com a natureza e a futilidade da existência humana. A inspiração para as letras vem principalmente de experiências psicadélicas, obsessões, pesadelos e vingança, mas é misturada com uma boa dose de frustrações diárias da vida profissional.


M.I. - A banda combina os elementos do post-metal, psych doom, ambiente de rock progressivo e black metal, enquanto acrescenta um sabor único ao seu som fortemente esmagador. Quais são as vossas influências musicais? Como criaram esta "mistura" de estilos?

Cada um de nós tem gostos diferentes, existem poucas bandas que todos gostamos e são clássicos como os Pink Floyd, Black Sabbath, The Doors, Led Zeppelin e Pantera. Além disso: geralmente não temos ideia de como uma música soará no final, apenas tocamos até ouvir algo de que todos gostamos, às vezes estamos com um humor mais relaxado e psicadélico, outras vezes com um humor mais agressivo.


M.I. - A banda queria fazer um vídeo que parecesse algo tirado da sala de estar do Beavis e Butt-Head. São fãs deles? Qual é a relação entre essa sala de estar e a vossa música "Catacomb eyes"?

(Risos) nesse post nós realmente tivemos uma pequena discussão interna. A relação é que todos nós crescemos nos anos 90 e queríamos fazer um vídeo para captar aquele sentimento da MTV de meados dos anos 90, a referência de Beavis e Butt-Head não era a ideia original, mas achamos uma boa piada partilhá-la nossa página no Facebook.

M.I. - O álbum foi novamente gravado por Jan Oberg (Earth Ship / Grin) no Hidden Planet Studio em Berlim e foi masterizado pela Audiosiege em Portland, OR. Por que é que uma banda de Berlim envia o seu álbum para ser masterizado nos EUA? Não havia um estúdio suficientemente bom na vossa área?

Para a gravação, fomos ao Jan (Hidden Planet Studio) porque o conhecemos pessoalmente, dividimos o palco com ele e ficamos muito felizes com a forma como ele gravou "Mask of Discomfort", além de estar em Berlim e isso facilita quando tem que se carregar bateria e amplificadores para o estúdio.
Para a masterização, é diferente, já que nenhuma presença física é necessária, mas o Brad (Audiosiege) está acostumado a trabalhar com muitas bandas europeias, tem muita experiência e masterizou muitos dos nossos álbuns favoritos, e nós queríamos que o nosso álbum recebesse uma boa masterização final. Não me entendam mal: há muitos engenheiros de som muito talentosos em Berlim, mas era mais seguro e rápido fazê-lo com ele, além disso, estamos em 2020 e a tecnologia ajuda quando se deseja enviar mixes para o outro lado do oceano.


M.I. - Este álbum foi lançado pela Argonauta Records. Como surgiu o acordo com eles? Acham que encaixam bem com as outras bandas do catálogo?

Tínhamos mantido debaixo de olho as nossas editoras independentes favoritas nos últimos dois anos, com base na presença e no modo como as outras bandas na sua lista se encaixam. Depois de gravarmos o álbum, começamos a enviá-lo para as nossas favoritas, e tivemos sorte porque a Argonauta Records estava entre as primeiras que contactámos, por isso não demorou muito tempo. O Gero está a fazer um trabalho incrível com todas as bandas e lançamentos.


M.I. - Agora que têm um contrato com uma editora, o que mudará para os Lares? Quais são as expectativas?

No momento, estamos apenas focados no lançamento do álbum, mas podemos dizer que já é uma experiência muito melhor em comparação com "Mask of Discomfort", quando tivemos que gerir toda a distribuição digital, encontrar uma maneira barata de imprimir CDs, etc. Esperamos obter uma cobertura muito melhor e ter um alcance muito maior agora que somos ajudados por profissionais.


M.I. - Após a estreia aclamada pela crítica em 2017, vocês tiveram uma extensa apresentação ao vivo... têm os mesmos planos para este álbum? Estão a planear algum concerto ou tournée?

Sim, definitivamente, por razões óbvias (pandemia mundial), não poderemos fazê-lo em 2020, mas estamos ansiosos para ter uma tour promocional em 2021, estamos em contacto com uma agência de reservas, que nos deve ajudar.


M.I. - Qual o impacto negativo da pandemia nos Lares e na preparação do novo álbum? Durante o bloqueio, continuaram a ensaiar via zoom ou algo do género? Isso afetou-vos?

Não ensaiamos durante um tempo no bloqueio, mas mantivemos contacto pelo Hangouts para coordenar melhor as etapas de lançamento do álbum. Felizmente, o álbum foi gravado no ano passado e estava pronto meses antes do bloqueio, por isso não afetou a data de lançamento planeada, agora estamos lentamente a começar a tocar outra vez.


M.I. - Vocês disseram e cito “Este é um passo importante para nós, mas é apenas o começo. É o nosso dever expandir a vossa consciência, e conquistaremos o mundo sem aviso prévio. Juntem-se a nós!” Como assim? Quais são as vossas intenções exatamente?

As nossas intenções, mais do que nunca, incluem fazer longas tournées. É o nosso dever visitar as profundezas das vossas mentes e consciência, enquanto exploramos as nossas e as empurramos para o desconhecido, somos testemunhas do vazio e da vastidão do universo. Vamos atrás de vocês para expandir, destruir e recriar os vossos horizontes.


M.I. - A banda existe há 5 anos... qual a melhor experiência com os Lares até agora? E a pior?

A melhor experiência é, definitivamente, todos os lugares estranhos onde tocamos, que vão desde becos na Alemanha Oriental a festivais e acampamentos num castelo medieval. A pior experiência foi quando o Chris, o baterista do “Mask of Discomfort” deixou a banda, felizmente encontramos o Mike alguns meses depois.


M.I. - Por favor, partilhem algumas palavras com os nossos leitores. Muito sucesso!

Obrigado pelo apoio. Juntem-se ao Mysanthropic Self Destruction Cvlt.

For English version, click here


Entrevista por Sónia Fonseca