About Me

Entrevista aos Vanishing Point


Qual a melhor maneira de descobrir “Dead Elysium” - o novo álbum dos Vanishing Point, recentemente lançado no dia 28 de agosto, via AFM Records - do que falar com Chris Porcianko (guitarrista)? Este cavalheiro gentil e simpático falou com a Metal Imperium sobre o disco, a situação atual, a equipa responsável pelo som, o Wacken Open Air, o gosto musical pessoal e muito mais.
Descubram e leiam! Não ficarão desapontados!!!

M.I. -  Olá e sejam bem-vindos. Como estão?

Olá, Raquel. Estamos bem. Estamos ainda em quarentena, em Victoria e em segurança, mas sem queixas.


M.I. -  "Dead Elysium" foi lançado, pela AFM Records no final de agosto, especificamente no dia 28. Como é trabalhar com uma das maiores discográficas da cena Metal? Eles entendem o vosso ponto criativo?

As coisas estão a ir relativamente bem. Temos a sorte de ter a AFM do nosso lado e eles têm paciência, o que é uma coisa muito boa (risos) mas honestamente somos uma banda relativamente pequena e eles estão a tentar o seu melhor e acreditam na música que criamos, por isso somos abençoados por ter uma boa equipa por trás de nós.
O outro desenvolvimento positivo internamente falando aqui na Austrália, é que assinamos com a Octane Records e eles estão a fazer grandes coisas por nós também. Portanto estamos muito felizes com a forma como as coisas estão a correr agora.


M.I. -  Sete anos foi o tempo que demoraram para criar este disco. Porquê todo este tempo? O que aconteceu e que obstáculos tiveram de enfrentar?

Muita coisa aconteceu para ser honesto. O nosso vocalista Silvio, esteve duas vezes no hospital e perdeu a voz durante um ano inteiro, nessa época ele teve que basicamente começar do zero e treinar novamente a sua voz com um treinador vocal e sessões de terapia vocal, foi um momento muito difícil.
Provavelmente a coisa mais difícil além disso, foi que a mãe e o pai do Silvio faleceram durante aqueles anos e, claro, isso era algo em que simplesmente tínhamos de dar ao Silvio tempo para se curar.
Em termos de obstáculos, acho que foram os mais trágicos em certo sentido, porque tínhamos apenas de ficar com o Silvio e deixá-lo resolver as coisas durante aquele tempo. De certa forma foi um processo difícil de passar e também tentar poupar tanto dinheiro o quanto possível e ter alguns membros da banda a sair durante todo o processo também foi difícil. É uma espécie de oportunidade de refletir sobre o que é importante na vida e, felizmente, conseguimos ultrapassar isso tudo com o álbum.


M.I. -  Este álbum também é um reflexo do que vocês tiveram de enfrentar, não apenas enquanto banda, mas indivíduos. Podemos dizer que este disco é uma espécie de biografia, que vos ajudou a passar por esses tempos?

Claro! Acho que, com cada álbum que fazemos, há alguma experiência pessoal para o mundo ouvir, enquanto escrevemos sobre o que nos afeta e como nos sentimos.
Penso que durante o tempo de gravação do álbum, definitivamente de uma forma ou de outra, nos ocorreu que algumas músicas acabaram sendo pessoais em certo sentido, porque a situação afetou-nos naquela época.


M.I. -  O que foi mais difícil para vocês? A letra ou a melodia?

Para ser honesto contigo, nenhuma é muito difícil. As músicas saem do jeito que saem, indo mais ou menos naturalmente com o fluxo da vida.
Não somos uma banda que se senta antes de gravar um álbum e discute quantas músicas rápidas ou lentas devem estar no álbum. Isso nunca foi o fator motivador para criarmos a música que fazemos nos Vanishing Point. Para ser honesto, apenas fazemos o que fazemos.
Eu acho que, no final de contas, apenas tentamos o nosso melhor e trabalhamos dentro das nossas habilidades, criativamente falando.


M.I. -  O tema geral, especificamente lírico, era como conseguem ver positivismo na mudança, apesar da situação atual. Porquê este tópico e tema? Conseguem ver esse positivismo?

Se vejo uma mudança positiva no momento com o mundo como ele está? (risos). Provavelmente não, porque parece haver muita instabilidade e acho que, como um todo, não temos a certeza do que o futuro trará, mas com isso dito, acho que todos nós, coletivamente, precisamos de fazer uma mudança que primeiro começa por dentro e talvez manter as coisas em perspetiva, em vez de ser reacionário.
Mas, dito isso, sou uma pessoa de mente relativamente aberta e vejo esperança na próxima geração, e estou, de certa forma, otimista com o futuro. Precisamos de nos concentrar e, de certa forma, pensar no que é mais importante para nós.
Basicamente, o tema geral com “Dead Elysium” é que, este mundo que temos é um mundo, o próprio céu e inferno, é um mundo em que todos nós precisamos viver e talvez viver da melhor forma possível, especialmente com o meio ambiente, prestar ajuda aos menos afortunados e sermos seres humanos compassivos em vez de ter as coisas dirigidas por burros, que estão mais interessados ​​nas suas contas bancárias, em vez de cuidar das pessoas de forma positiva e sustentável.
Espero que, num futuro próximo, possamos todos superar esta desconexão que todos estamos a experienciar de uma forma ou de outra atualmente.


M.I. -  Com todas essas faixas, quais foram as tuas favoritas para escrever, produzir e criar durante todo o processo?

Ah! Apanhaste-me (risos). Essa pergunta surge sempre com cada álbum. Eu penso em qual é a música minha favorita e é difícil escolher.
Suponho que a música “Free” seja provavelmente a minha favorita, pois reflete um momento durante o álbum, onde uma pessoa próxima que me é próxima atingiu o fundo do poço mas, felizmente, conseguiu ver a luz do outro lado do túnel.
Eu gosto de todas as músicas para ser honesto, mas essa música é a minha favorita, já que é um pouco diferente do que já fizemos musicalmente falando e, inicialmente, lembro de escrever a música e pensar que realmente não era algo com que eu me sentia confortável, mas aos poucos acabou por ser uma música que me surpreendeu em termos de como a música fluía com ela e, pessoalmente, acho que é uma das melhores performances do Silvio no álbum. Eu estava no estúdio quando ele estava a cantar aquela música e ele foi pressionado um pouco pelo Dean, o nosso produtor, e por mim para realmente ir em frente e a prova está na música, especialmente no final dela, quando tudo se centra apenas no Silvio e no piano. Isso, para mim, foi um daqueles “Oh yeah! Isto é algo mágico “, se o posso dizer assim.


M.I. -  Este álbum é incrível e, embora seja mais pesado e mais alto do que os anteriores, tem a essência dos “Vanishing Point”. De que tipo de som estavam à procura?

Obrigado pelas amáveis ​​palavras, nós realmente apreciamos isso!
Acho que soamos bem, apenas queríamos ter algo que soasse grande e energético até certo ponto, já que as músicas têm um pouco de energia crua e realmente queríamos ter um som forte com alguns riffs pesados ​​lançados e acho que capturamos isso desta vez.
Trabalhar com Dean Wells foi bom de certa forma, porque ele entendeu de onde viemos. Não queríamos que o álbum fosse “bonzinho demais”. Queríamos algo que tivesse todos os elementos pelos quais os Vanishing Point são conhecidos, bem como um pouco de drive pesado.
Acho que foi mais o caso das músicas terem muita mais energia desta vez em comparação com nosso último álbum e acho que, a julgar pelo que estávamos a passar em termos de tempo que levou para gravar o álbum e as circunstâncias, naturalmente colocou um pouco de “pimenta” na receita (risos)!
Honestamente, embora não sejamos uma banda que diz que a cada novo álbum "queríamos que fosse o álbum mais pesado e com a sonoridade mais rápida", porque esse tipo de abordagem, na minha opinião, é meio cliché, gostamos de deixar que a música fale por si mesma, para ser honesto.


M.I. -  Quantas músicas escreveram e porque é que as escolheram? Todos concordaram com essas músicas ou cada um de vocês tinha um diferente ponto de vista?

Essa é uma pergunta muito boa! Normalmente sou eu que tenho as ideias básicas da música, mas, dito isso, todos colocam os seus ingredientes na mistura. Por exemplo, músicas como “Salvus“, liricamente foram reescritas pelo Silvio e por mim várias vezes, até que parecessem certas e essa foi provavelmente a primeira vez que um ouvido externo nos ajudou a desenvolver a música até certo ponto, já que o Dean Wells tem um ótimo ouvido e não há dúvida de que ele foi fundamental para que a música ficasse como é agora, nós aprendemos a abordagem "menos é mais" com ele e somos gratos por isso, pois funcionou muito bem.
Em termos de decidir as músicas que fazem parte do álbum, o consenso geral é se as músicas soam bem, então entram no álbum, não é realmente um processo de pensamento massivo em que todos nos sentamos e analisamos cada música do início ao fim e deliberamos sobre quais as que devem passar. Nós lidamos facilmente com isto e deixamos as músicas que nos fazem sentir bem, e isso é o mais importante.
Às vezes tenho a necessidade criativa de que, quando me inspiro musicalmente, costumo escrever muito rápido, então, de certa forma, às vezes é uma maldição, porque quando os tipos ouvem as ideias pré-produzidas que lhes mando, já estou a escrever as orquestrações para as canções. É estranho (risos).


M.I. -  Quem foi o responsável pela magia? O engenheiro de som e a equipa?

Acho que foi um esforço coletivo para ser honesto. Houve momentos em que eu tive de empurrar para uma ideia sonora, especialmente com as orquestrações de cordas para realmente brilharem na mistura, mas no geral, foi um bom esforço em nome de todos.
Acho que a pessoa no final do dia que ficou mais aliviada, foi o produtor, já que ele nos enviou várias misturas de teste e, embora muitas delas estivessem próximas do que pretendíamos, nós pressionamos para ter alguns elementos lá também. Misturar este tipo de música com tanta coisa a acontecer é uma tarefa muito difícil e eu sou grato por o Dean ter chegado lá no final, porque queríamos que o som fosse o melhor possível e acho que todos nós realmente fizemos um bom trabalho com este álbum.


M.I. -  A capa do álbum é fenomenal. Quem a desenhou e como foi trabalhar com o artista?

O design da capa do álbum “Dead Elysium”, foi feito por Colin Marks @ Rain Song Design. Foi realmente fácil trabalhar com ele, para ser honesto. Acabamos por lhe enviar as ideias que tínhamos, visualmente falando e o título do álbum, e ele simplesmente foi em frente e forneceu-nos uma capa muito fixe, com a qual estamos todos muito felizes.
A arte da capa interna também foi feita por outro artista, que é meu amigo de longa data no Facebook e se chama Augusto Peixoto, @ Irondoom Design.
Ambos os tipos são incríveis e muito talentosos, e eu definitivamente recomendaria qualquer banda em busca de um trabalho artístico brutal para falar com estes artistas.


M.I. -  Jennifer Borg foi a vocalista convidada em "Recreate The Impossible". Porque é que escolheram esta música para criar uma colaboração tão perfeita?

“Recreate” é uma daquelas músicas que liricamente está à beira de uma espécie de existência pré-distópica e eu realmente queria captar os elementos sombrios da música com alguma luz positiva, por assim dizer, e sempre tive a letra na minha cabeça sobre a seção orquestral lá com “in my dreams. All I see is blue”, pois parecia que estava a tirar o ouvinte do caos por um momento (risos).
Trabalhar com a Jen é muito fácil. Ela é a vocalista principal de uma banda muito fixe, chamada “Divine Ascension” e eu adoro a voz dela desde que ouvi uma das suas músicas, chamada “Stronger”, que é do álbum “Liberator”.
É muito fácil de lidar com ela e é totalmente profissional, além disso, eles são uma ótima banda que temos aqui na nossa cena local de Metal em Melbourne. Somos todos amigos, e é relativamente fácil de lhes ligar e pedir um favor.


M.I. -  A faixa autointitulada foi lançada em junho. Porque é que escolheram essa música para apresentar o álbum aos fãs?

Acho que sentimos que era uma boa introdução para o novo álbum e reflete muito bem o álbum como um todo até certo ponto.
É uma loucura, porque não pensamos que estaríamos onde estamos, em termos da situação mundial no momento, com toda a pandemia a acontecer etc., mas honestamente sentimos que era uma boa música para representar talvez o sentimento geral no momento presente.


M.I. -  “Salvus” é o outro single, lançado no dia 16 de julho. Quem é essa personagem e o que é que representa?

Na verdade essa é uma pergunta muito boa e, para ser honesto, mesmo nós não sabemos quem é a personagem (risos) nós tínhamos os dois vídeos com as letras de “Dead Elysium” e “Salvus“, criado pelo Wayne Joyner, que já trabalhou com os Dream Theater e Devin Townsend, entre tantos outros, e nós apenas o deixamos fazer o trabalho e ele veio com esses conceitos fixes.
Verdade seja dita, nós nunca, num milhão de anos, pensamos que o vídeo de “Salvus” seria de ficção científica (risos) mas aí está (risos).
É interessante quando começas a trabalhar com alguns dos melhores da indústria e os deixas criar livremente com a forma como veem a música / conceito.
Nós definitivamente não vimos, com certeza, hahah! Mas gostamos e é uma ótima interpretação da música, no final de contas se é bom, então é bom (risos)!


M.I. -  Ambos os vídeos eram líricos. Como é que encontraram a equipa responsável por eles e que novas vibrações trouxeram? Porque é que escolheram fazer dois vídeos com letras?

Honestamente, não tínhamos muito a fornecer visualmente / conceitualmente para os vídeos com letras. Queríamos apenas que fossem cativantes e atraentes para o ouvinte / visualizador.
Acho que a razão pela qual escolhemos essas duas músicas para vídeos com letras, é mais ou menos o caso das músicas serem claras e sombrias uma para a outra, nada mais realmente.
Conhecemos o Wayne em 2016, quando tocamos ao vivo no Prog Power em Atlanta, e ele mencionou que gostava da nossa música e gostaria de trabalhar connosco em material futuro, além de ver o trabalho incrível que ele faz, foi muito fácil de entender para nós, já que ele faz um ótimo trabalho e é igualmente um tipo muito fácil de lidar.


M.I. -  Vão lançar um novo vídeo? Qual será? Poderias dar-nos um gostinho disso?

Sim! Claro! O próximo vídeo será “Count Your Days” e não é um vídeo de atuação ou algo assim. Somos apenas nós cinco a tocar a música numa sala, headbanging como idiotas e a divertir-nos.
Queríamos apenas algo um pouco mais real, um pouco mais cru desta vez e até agora, as edições que vi são realmente boas. Temos um gajo aqui em Melbourne, chamado Miki, com quem nunca trabalhamos antes, mas ele é um gajo promissor e na verdade é fácil de trabalhar com ele.
Só posso falar por mim mesmo quando digo isto, mas acho todo o processo de filmagem de um videoclipe é mau, porque não gosto muito de atuar, portanto não há masmorras e dragões, e toda essa merda a acontecer (risos)! É apenas a banda a tocar e fazer o que faz! 


M.I. -  Vocês agora são uma banda com cinco membros. O Gaston Chin é o novo baixista e o Damien Hall é o baterista. Foi difícil escolher esses tipos? Que tipo de som vão trazer para a banda?

Na verdade, quando encontramos o Gaston e o Damien, foi muito fácil, porque sabíamos que eles sabiam tocar bem e, felizmente, também são ótimos tipos. Todos nos damos muito bem, o que é o mais importante.
Tivemos um tempo limitado no estúdio de ensaio com estes tipos já que a pandemia estourou. Por isso, estamos ansiosos para voltar a isso quando chegar a hora.
O que eu também gosto muito no Damien e no Gaston, é que eles sabem muito bem tocar os seus instrumentos e verdade seja dita, quando eu lhes enviei as músicas para o processo de audição meses atrás, não forneci nenhuma nota, para além de que fizessem o seu melhor e nos dessem as suas próprias vibes das músicas, e eles fizeram-no maravilhosamente bem.
São ótimos músicos e ótimos tipos, e mal posso esperar para ver o que podem trazem para a mesa com as músicas mais novas que já escrevemos. Eles têm ótimas ideias e são proficientes nos seus instrumentos, portanto estamos muito felizes, e a banda está completa novamente.


M.I. -  Este álbum terá uma tournée e quem será a banda de apoio? Poderias fazer uma atualização da situação, por favor?

Claro! No momento, infelizmente, há algumas datas marcadas para a Austrália, apenas por enquanto, e parece que acontecerão no próximo ano, já que estamos no período de bloqueio. Então, é realmente difícil avaliar quando estaremos livres para prosseguir e fazer a tournée do álbum. Esperamos que não demore muito a espera, mas, honestamente, não temos certeza.
Em relação à tournée internacional, mal podemos esperar para ir e tocar, mas é mais ou menos uma questão de saber quando as coisas se vão resolver com toda a pandemia, infelizmente.
Para nós, tocar ao vivo é o que interessa e assim que as fronteiras abrirem, estaremos lá com certeza. 


M.I. -  Vocês acompanharam grandes nomes, como Yngwie Malmsteen, os mestres sinfónicos finlandeses Nightwish, Sonata Arctica, os pioneiros do Power Metal Helloween, Joe Satriani, Edguy, Dragonforce e até mesmo os lendários Iron Maiden. Como é andar em tournée com nomes tão grandes? Com quais gostarias de trabalhar numa colaboração e tournée? Poderias contar uma história que te lembres?

Com alguns desses fizemos tournée e outros apenas apoiamos num ou dois concertos e, para ser honesto contigo, todos foram pessoas ótimas e amigáveis.
Obviamente, os nossos amigos íntimos nos Sonata Arctica são sempre uma banda com a qual nos divertimos em tournée e espero que algo aconteça novamente com esses tipos, já que é mais uma reunião do que uma tournée (risos). Nós conhecemo-nos há quase vinte anos. Então, fazer tournée com eles sempre foi uma ótima experiência.
Provavelmente o meu sonho de colaboração seria trabalhar com o Toumas, dos Nightwish. Acho o trabalho dele inspirador e tem uma visão incrível, em termos do que faz, e tenho muito respeito por isso.
Histórias de tournées? Hmmmm...  Há tantas e tão loucas (risos). Sinceramente, não saberia por onde começar. Uma que vou mencionar é meio assustadora e engraçada ao mesmo tempo, porque estávamos na fronteira da Hungria em 2008, e um dos tripulantes / roadies da tournée gostava de fumar ganza, que é a coisa dele e lá estávamos nós com menos 3 graus fora do autocarro na nossa roupa interior a ver o autocarro de digressão a passar lentamente por uma enorme máquina de raio-x, que mostra absolutamente tudo (risos). Quando olhamos para o tripulante, dissemos: “Estás bem??? “E ele sorriu para nós e disse: “Sim! Eu estou bem. Acabei de comer tudo.” (risos). Desnecessário dizer que no concerto seguinte, que foi em Budapeste, o gajo estava a perseguir unicórnios ou alguma merda extraterrestre completa e totalmente maluca. Foi meio chato, mas olhando para trás, é uma memória engraçada (risos).


M.I. -  A vossa estreia na temporada de festivais foi no Wacken Open Air como a primeira banda independente de todos os tempos. Como te sentiste com isso e do que te lembras da experiência de tocar num dos festivais mais importantes? Viste alguma banda enquanto estavas lá? Quais?

Tivemos muita sorte e ficamos surpreendidos com a resposta. Foi uma grande oportunidade e abriu algumas portas para nós, pelas quais sempre seremos gratos.
Para mim foi uma ótima experiência, pois vi tantas bandas incríveis e a atmosfera geral foi mágica. Um dos destaques para mim naquela época foi ver os Gamma Ray ao vivo pela primeira vez e  tivemos a sorte de apoiá-los por toda a Europa, ao lado dos Sonata Arctica. Páh!!! Isso foi em 2001!!! Já faz um tempo (risos).


M.I. -  Quais são as tuas bandas favoritas, aquelas que tiveram um grande impacto em ti?

Claro, existem bandas como os Queensrÿche e Dream Theatre, mas eu também gosto muito de Death Metal, e é difícil apontar quais delas realmente me surpreenderam, porque há muita música boa por aí. Eu sou um grande fã dos álbuns Death "Human" e "Symbolic", bem como de The Scorpions e de coisas como Tori Amos e Yanni. Os meus gostos musicais são muito variados.


M.I. -  Muito obrigada. Algumas palavras finais para os Metalheads leitores da webzine?

Gostaria apenas de agradecer a todos que se interessaram pela nossa música e realmente agradecemos todo o apoio. É muito bom ter pessoas que nos acompanham ao longo dos anos e por isso somos muito gratos.
Além disso, obrigado a vocês pelo apoio também. Sem os média a espalhar a palavra, seria muito, muito mais difícil divulgar a nossa música!


For English version, click here

Entrevista por Raquel Miranda