About Me

#aovivooumorto protesta pela sobrevivência das salas de espetáculos portuguesas


No próximo sábado, dia 17 de outubro, vai decorrer, em 4 cidades portuguesas (Lisboa, Porto, Viseu e Évora), uma manifestação que tem como objetivo lutar pela sobrevivência das salas de espetáculos portuguesas. 

Esta é uma resposta às medidas de segurança implementadas pelo Governo no combate ao Coronavírus, que tem tido consequências nefastas para a cultura em Portugal, mais especificamente, no circuito nacional de música ao vivo.

“Sob o lema #aovivooumorto, esta ação chama a comunidade artística e o público a juntar-se numa fila/manifestação que pretende sensibilizar para a importância destes locais para a cena musical nacional (…) artistas e audiência esperam na fila para entrar nas salas fechadas, chamando a atenção para a importância destes espaços no tecido cultural”.

O Circuito é constituído por 27 salas de espetáculo, tendo sido escolhidos o Lux Frágil (Lisboa), Maus Hábitos (Porto), Carmo 81 (Viseu) e a Sociedade Harmonia Eborense (Évora) para acolher a manifestação, a partir das 15h.

“A sobrevivência destas salas está em risco eminente. Para evitar que o circuito chegue ao fim, apelamos à implementação urgente de medidas de apoio e estratégias públicas de proteção e valorização deste setor”.

A iniciativa é inspirada noutros movimentos internacionais, como o britânico #saveourvenues. 

As 27 salas do Circuito são: A Casa – Oficina os Infantes, Alma Danada, Bang Venue, Barracuda Clube de Roque, Barreirinha, B’Leza, Carmo ’81, Casa do Capitão, Casa Independente, Club de Vila Real, Damas, Ferro Bar, Hard Club, Hot Clube Portugal, Lounge, Lux Frágil, Maus Hábitos, Musicbox, Passos Manuel, Plano B, RCA Club, Salão Brazil, Sociedade Harmonia Eborense, Titanic Sur Mer, Valsa, Village Underground Lisboa e Woodstock 69 Rock Bar. 


Por: Rute Rodrigues - 14 outubro 20