About Me

Entrevista aos Trans-Siberian Orchestra


Ao longo de duas décadas, a tournée anual da Orquestra Transiberiana (TSO) nos Estados Unidos tem sido acarinhada na temporada de Natal por milhões de famílias americanas. Contudo, como tantos outros eventos, a apresentação do espetáculo de 2020 teve que ser cancelada devido à pandemia. No entanto, o projeto fundado pelo produtor Paul O'Neill e membros dos lendários  Savatage, decidiu inovar e vão apresentar um evento muito especial em live streaming. No dia 18 de dezembro, a banda transmitirá ao vivo um espetáculo baseado no álbum "Christmas Eve and Other Stories", que estará disponível durante 48 horas. Para saber mais sobre este eclético conceito musical, a Metal Imperium teve uma conversa interessante com Al Pitrelli, guitarrista dos Savatage e diretor musical dos TSO. 

M.I. - A apresentação do espetáculo em 2020 foi cancelada devido à pandemia. Como surgiu a ideia de o transformar num evento online? Quão diferente tem sido a preparação deste evento em comparação com os anos anteriores? 

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pela entrevista. Nós sabíamos que havia uma possibilidade de a tournée ser cancelada porque a maioria das tournées foi. Resistimos o máximo que pudemos mas também estávamos a pensar em coisas que poderíamos fazer se não fizéssemos a tournée. Grande parte da preparação é exatamente a mesma de colocar a banda junta na produção, mas, é claro, muitas coisas são diferentes. Precisávamos de lidar com as regras e condições da Covid para ter certeza de que poderíamos fazê-lo com segurança. Também estamos apenas a usar uma banda em vez de TSO Leste e Oeste, por isso é uma combinação de ambos.


M.I. - Uma produção como esta requer muita mão de obra e dinheiro. Como é que as coisas aconteceriam se não fosse pelo vírus? Sentem o mesmo entusiasmo como se as coisas fossem normais? Ou isso adiciona pressão extra? 

Bem, uma vez que nunca lidamos com uma pandemia antes e também nunca fizemos uma transmissão ao vivo pay-per-view, tudo isto é novo. Portanto, é um pouco difícil imaginar como seria sem o vírus porque, como disse, o pay-per-view é algo que nunca fizemos antes. Acho que muitas das pressões são exatamente as mesmas, mas muitas delas são completamente diferentes porque precisamos de ter sempre duas pessoas a serem transmitidas pelas câmaras e apesar de já o termos feito antes com muitas apresentações em TV, aqui é muito diferente, considerando que será transmitido para todo o mundo. Como já fizemos muita TV, não sinto muita pressão e estou acostumado a atuar para as câmaras, por isso acho que vai correr tudo bem, mas a principal diferença, como disse, será o facto de ser uma audiência mundial.


M.I. - O evento “Christmas Eve and Other Stories Live in Concert” é um espetáculo baseado no álbum do mesmo nome, que é o vosso primeiro álbum lançado em 1996. Por que escolheram este álbum? 

Bem, na verdade este álbum foi lançado há 25 anos, e essa é a história que faríamos na tournée real. Voltamos à história no ano passado no concerto ao vivo e, definitivamente, iríamos fazê-lo de novo este ano. Acredito que é o momento perfeito para o fazer, especialmente porque tem uma mensagem muito forte de esperança para as pessoas em todo o mundo que estão longe das pessoas que amam, e muito disto consta da história também. Pessoalmente, acho que é a história perfeita das três da trilogia de Natal para esta situação em 2020.


M.I. - A época do Natal é definida pela tradição e pelo conforto de rituais e cerimónias. Mas este ano foi caracterizado por declínios e privações - o distanciamento físico passou a fazer parte do nosso dia-a-dia, eventos foram cancelados, tournées foram adiadas. Acreditam que este evento ajudará a banda e os vossos fãs a enfrentar uma complicada temporada de festas em 2020? 

Absolutamente sinto que isso nos dará a oportunidade de estarmos juntos com os nossos fãs neste ano difícil. Sentimos saudades deles e devemo-lhes muito pela sua dedicação e apoio nas últimas décadas. Mesmo que não possamos vê-los pessoalmente, a nossa música e o legado de Paul O'Neill terão a oportunidade de fazer parte das suas festas como em qualquer outro ano. Contudo, este ano, isso acontecerá com segurança nas suas salas de estar, em vez de nas arenas.


M.I. - O espetáculo de alta qualidade não irá apenas apelar pelo eclético conceito musical, mas também por cenários atraentes que foram adaptados para atender às altas exigências do novo formato. Que exigências são essas? O que é que os fãs podem esperar? 

Bem, não quero revelar muito, mas sei que a nossa equipa de produção e mentes criativas têm tentado reunir a melhor coisa possível. Posso dizer que haverá muitas surpresas e, tal como vocês, só saberei mais do que realmente vai acontecer quando o fizermos!


M.I. - Como foi decidida a data? Por quê o 18 de dezembro? Tencionam fazer mais datas? 

Bem, este é o fim de semana antes do Natal e as pessoas podem assistir ao espetáculo ao longo de todo o fim de semana com o bilhete pay-per-view. Portanto, é uma maneira de realmente fazermos algo que represente a véspera de Natal no fim de semana anterior, porque, se o fizéssemos no fim de semana seguinte, já seria depois do Natal.


M.I. - Durante 21 anos, vocês tiveram o privilégio de tocar para milhões de pessoas. Este ano trarão esta história atemporal para as nossas salas de estar. Apesar do constrangimento, será uma oportunidade para os fãs verem de perto a sua história de Natal favorita. Acham que será uma ótima experiência e as pessoas poderão prestar mais atenção a todos os detalhes? 

Certamente exigirá muitas câmaras a filmar de diferentes perspetivas. Bem, eles serão capazes de ver exatamente o que os olhos das câmaras estão a ver, o que é muito detalhado e muito digital, por isso, sim, eles verão muitas coisas que não poderiam ver do outro lado da arena, verão muitas coisas mais de perto e pessoais... é como um lugar na primeira fila para todos!


M.I. - A história do álbum passa-se na véspera de Natal e conta a história de um jovem anjo enviado à terra... ele vai salvar-nos do vírus? Vocês pensaram em acrescentar outras personagens para representar toda a situação pela qual estamos a passar? 

Bem, na nossa história, o anjo está a salvar um indivíduo, mas se esse indivíduo pode representar todos no planeta, eu adoraria ser capaz de salvá-los todos este ano. A parte difícil sobre isso é que o Paul O'Neill criou as nossas histórias e a magia e tenho a certeza que ele desenvolveria algo mais a partir deste ano difícil. No que diz respeito aos TSO East 2018, temos estado a trabalhar para lançar mais do material antigo do Paul, mas não falei com ninguém sobre um projeto ou uma história que tenha algo a ver com 2020.


M.I. - Os fãs europeus poderão ver um concerto dos TSO pela primeira vez desde a lendária apresentação com os Savatage no Wacken 2015. Por que não vêm à Europa com mais frequência? Problema logístico ou falta de interesse dos promotores? 

A maior parte da nossa tournée é feita no inverno, que se alinha com os feriados na América do Norte, e é muito difícil, e nem faz sentido, fazer concertos de Natal na Europa em setembro e outubro. Lembro-me que houve a possibilidade de tentar fazer com que os TSO East 2018 pudessem ir para a Europa durante novembro e dezembro, como fazemos nos Estados Unidos, porque essa é aquela época mágica especial do ano que realmente se relaciona com a nossa história e com a mensagem dos TSO.


M.I. - O catálogo da orquestra estará disponível digitalmente em todas as plataformas europeias de streaming pela primeira vez. Isso inclui não apenas o álbum do evento de streaming, mas também The Christmas Attic, The Lost Christmas Eve, Night Castle e Beethoven’s Last Night. Como presente adicional, os discos dos Savatage, Sirens e Dungeons Are Calling, estão programados para serem relançados no início do próximo ano, assim como um single especial limitado em vinil de 10” do clássico de Savatage “The Hourglass.” Há muita procura por este tipo de material? 

Há uma grande procura por todo este material, é uma loucura, pois já é “velho” o suficiente para ser considerado clássico. Sabes, quando a música chega aos 20 anos, é isso que começa a acontecer com ela. A música dos Savatage tem mais de 20 anos, algumas mais de 30. Há tantos destes jovens fãs com menos de 20 anos que nunca viram Savatage ou nunca ouviram a nossa música sequer. Espero que seja algo tão especial para os novos fãs como foi para os mais antigos. Além disso, espero que os fãs mais velhos que nunca tiveram a oportunidade de ter cópias destes discos possam finalmente fazê-lo.


M.I. - Os espetáculos dos TSO são muito diversificados quando se trata de idade, raça e religião. Por que acham que atraem tantas pessoas? 

O Paul dizia que o nosso público é dos 8 aos 80 anos e é bem verdade. A música clássica vive há centenas de anos e o rock ‘n’ roll vive há mais de 50. O nosso público estende-se por gerações, assim como o rock ‘n’ roll e a música clássica. Os concertos ao vivo têm algo para todos. Veem-se crianças pequenas e adolescentes e pais mais jovens e pais mais velhos e avós que veem algo que adoram no nosso espetáculo. Muitos deles gostam de detalhes diferentes, mas todos eles, como um todo, adoram os TSO.


MI. - O que há de tão especial nos TSO? 

Os TSO são especiais, porque os TSO são os TSO. Assim como os Queen eram os Queen e os Beatles eram os Beatles e Led Zeppelin era Led Zeppelin... TSO é TSO. Somos um grande espetáculo de rock 'n' roll com o elemento do teatro rock que tem algo para todas as idades, temos grandes músicos, grandes cantores, uma ótima história, uma ótima produção e somos muito especiais e muito diferentes. Estou muito orgulhoso de ter feito parte disto desde o primeiro dia. Estou muito orgulhoso de fazer parte de uma família tão maravilhosa de músicos incríveis, trabalhadores de produção incríveis e um grupo muito especial: a família gigante TSO East 2018 e isso também é o que nos torna especiais. O que me leva a isto... também sou muito grato a todos os fãs dos TSO, porque não seríamos quem somos sem eles! E é por isso que faremos esta transmissão ao vivo no dia 18 de dezembro. Esperamos que todos tenham uma temporada de festas muito feliz e saudável e um 2021 ainda mais feliz e saudável!


M.I. - O preço do bilhete é de 30 US$, e estão disponíveis no site www.trans-siberian.com, com pacotes de brindes especiais que incluem T-shirts, enfeites e máscaras. Também é possível comprar bilhetes e enviá-los para familiares ou amigos como presente digital. Além do espetáculo ao vivo de 90 minutos, também estarão disponíveis material especial dos bastidores e entrevistas. Como estão a correr as vendas? Por ser um evento online, há limite de entradas? 

Bem, por ser um evento de streaming, não há limite de bilhetes. Pelo que ouvi, as vendas têm sido muito boas, acho que muito mais do que qualquer um esperava, o que é maravilhoso! Sei que este evento não terá apenas a oportunidade de nos apresentar a todos os nossos fãs maravilhosos através deste mundo mágico da tecnologia, como os fãs estarão seguros em suas casas durante este momento difícil.


M.I. - É uma tradição dos TSO que uma parte da receita seja doada para instituições de caridade. Já escolheram a instituição de caridade para este ano? 

Às vezes escolhemos as instituições de caridade mas, muitas vezes, são as estações de rádio das cidades para as quais viajamos que as escolhem. Muitas das instituições de caridade fazem parte das nossas doações  há mais de 20 anos e algumas vemos pela primeira vez num determinado ano. É uma sensação maravilhosa poder retribuir, especialmente durante a temporada de Natal.


M.I. - A chave para o sucesso dos TSO têm sido as tournées e ver os TSO ao vivo é uma experiência de entretenimento completa. Sem dúvida, esse é um grande motivo pelo qual, em 2018, a tournée arrecadou 53,7 milhões, classificando-se em 16º lugar geral na América do Norte. Alguma vez imaginaram que ficariam tão grandes? Estão felizes por não terem desistido do sonho quando lançaram o vosso primeiro álbum que não vendeu muito? 

O Paul O'Neill sempre teve visões e expetativas para os TSO. O Paul O'Neill criou a magia e foi a pessoa mais dedicada com quem já trabalhei na minha vida. Sempre achei que não havia nada que não pudéssemos fazer, porque o Paul encontrou uma forma de o fazer acontecer. Mesmo antes de tocarmos o nosso primeiro concerto, o Paul imaginava como seria quando os TSO fossem a atração principal. Por isso, desde o primeiro dia, assim que o álbum foi lançado, não havia como parar! Enquanto pudermos mudar a vida de alguém com a música do Paul no nosso legado, os TSO estarão lá.


M.I. - A banda está a trabalhar em material novo? 

No momento, estamos a trabalhar na gravação e no lançamento de toda a magia inédita do Paul O'Neill. O primeiro lançamento provavelmente será Romanov. A partir daí, trabalharemos em novas músicas, mas, agora, as prioridades são conseguir lançar as músicas inéditas que o Paul escreveu para todos os fãs do mundo.


M.I. - Mal posso esperar pelo dia 18 de dezembro para testemunhar a grandeza dos TSO ao vivo! Espero que vocês voltem às tournées o mais rápido possível. Por favor, partilhem uma mensagem final com os vossos fãs e leitores da Metal Imperium. 

Esperamos que gostem do espetáculo! Obrigado novamente pela entrevista e tenham um feliz e seguro Natal!

For English version, click here

Entrevista por Sónia Fonseca