About Me

Entrevista aos Splendidula


A banda de doom atmosférico, Splendidula, formou-se em 2008 e serve um cocktail de doom tradicional e sludge, com grooves pós-metal e psicadélicos. Este quinteto de Genk, na Bélgica, finalmente lançou o seu terceiro álbum "Somnus", pela Argonauta Records. A obra foi misturada no Much Luv Studio e masterizada pelo engenheiro vencedor de Grammy, Alan Douches, na West West Side Music. A Metal Imperium conversou com o baterista Joachim... aqui está a oportunidade de conhecer Splendidula! Não te vais arrepender! 

M.I. - Façam uma breve apresentação da banda. Quem toca na banda? De onde são? 

Splendidula é uma banda de metal Psychedelic Post / Sludge / Doom da Bélgica. A formação consiste em Kristien (voz), Pieter (guitarra / voz), David (guitarra), Peter (baixo) e Joachim (bateria e programação de sintetizadores). 


M.I. - Para quem não está familiarizado com o vosso som, descrevam Splendidula numa frase curta. 

Grandes riffs misturados com batidas fortes e passagens atmosféricas que vos levarão a um país das maravilhas selvagem, pesado e psicodélico, enquanto as vozes enfeitiçadas da Kristien e os gritos ásperos do Pieter criam um contraste vocal assustador. 


M.I. - Como surgiu a ideia de criar a banda? 

Splendidula começou em 2008 com um grupo de amigos com um interesse mútuo: a música. A banda teve um começo difícil, com algumas mudanças de formação. Enquanto que os membros anteriores da banda muitas vezes não tinham tempo ou motivação, agora todos olhamos na mesma direção. Divertimo-nos muito juntos e tudo corre muito bem e naturalmente quando se trata de compor. 


M.I. - O nome Splendidula vem das palavras latinas Lamprohiza Splendidula que significa pirilampo, mas também contém a palavra «esplêndida». De que forma a banda se identifica com o pirilampo? Qual é a ligação? 

Splendidula representa a natureza brilhante e luminosa desse inseto. Com a nossa música, queremos representar o sentimento misterioso e pacífico que esses insetos expressam quando voam ao redor das árvores ou flutuam sobre a água à noite. 


M.I. - Os membros da banda são influenciados musicalmente por uma grande variedade de estilos e géneros que resultam no som de Splendidula... como o definiriam? 

Isso mesmo, todos temos gostos musicais muito diferentes, o que faz com que todos influenciem a música de Splendidula à nossa maneira. É provavelmente uma das razões pelas quais é tão difícil definir um estilo na nossa música ou comparar-nos com outras bandas. Eu diria que temos uma base típica do Doom e acompanhamo-la com diferentes influências de Sludge, Post e Black Metal. 


M.I. - Splendidula servem um cocktail de doom tradicional e sludge, grooves pós-metal e psicadélicos que resultam num som intrigante. A Kristien é uma vocalista carismática com uma voz poderosa que, juntamente com os gritos ásperos do guitarrista Pieter, criam um contraste vocal único. Como perceberam que era um “dueto vencedor”? Como é que os fãs reagem a tal intensidade e variedade de sons? 

Começamos a escrever música sem querer tocar um género específico. Para nós, a atmosfera que uma música irradia é mais importante do que caber ou não na caixa em que fomos colocados. Estamos bem cientes de que esta não é a preferência de todos e que podemos perturbar os puristas da cena, mas, aparentemente, a maioria das pessoas pode desfrutar da nossa música versátil. Acho que, desde o início, apenas fazemos música que é difícil de compreender e que exige um certo esforço do ouvinte para descobrir todas as facetas. É isso que somos e veremos como o mundo reage. Queremos continuar a evoluir e explorar as fronteiras musicais, sem ficar parados, e é claro que esperamos que o nosso público mostre vontade de crescer connosco. 


M.I. - O álbum “Post Mortem” foi um passo em frente relativamente ao vosso álbum de estreia. Alguns dizem que o terceiro álbum faz ou destrói uma banda. Sentiram alguma pressão extra quando estavam a gravá-lo e a prepará-lo? 

Na verdade, começamos a composição de “Somnus” antes do lançamento do álbum anterior “Post Mortem”, no final de 2018. Naquele ponto, apenas juntamos a formação atual, o que resultou em muitas novas contribuições e deu ao processo de composição um grande impulso. Sentimos uma ligação muito maior com as músicas do novo álbum em comparação com as dos álbuns anteriores. Estas são as primeiras músicas inteiramente escritas pela nova formação e, portanto, um reflexo perfeito das nossas ideias e pensamentos. Nunca sentimos nenhuma pressão durante este processo, pois isso teria influenciado negativamente a música. 


M.I. - De acordo com a banda, após terminar o álbum anterior "Post Mortem", começaram imediatamente a pensar num conceito para o próximo lançamento. O contraste de paisagens sonoras sonhadoras com vozes enfeitiçadas, seguidas de riffs pesados e gritos agressivos, trouxeram-vos a ideia de espiritualidade e "Somnus" nasceu. O álbum ficou como esperavam? 

Sim, estamos extremamente felizes com o resultado. Em primeiro lugar, temos que agradecer ao Gero da Argonauta Records por isso, porque ele apoiou-nos em todas as escolhas que fizemos. Queríamos criar um álbum conceitual com um significado mais profundo, onde a música, as letras e a arte formam uma entidade coerente. 


M.I. - Na mitologia romana, Somnus é a personificação do sono. Queriam que as composições contassem ao ouvinte uma história sobre formas de sonho, pesadelos e como isso se liga ao mundo (ir)real. Conseguiram-no? 

Acho que sim, e para ratificar isso, vou explicar o conceito um pouco mais. Na mitologia romana, o Deus Somnus tem mil filhos, os Somnia, que aparecem nos nossos sonhos em muitas formas. Podem ser formas humanas, bestas ou objetos inanimados. A primeira música do álbum chamada “Somnia” já liga com isso e a música “Drocht”, por exemplo, conta a história de um dos Somnia que assume a forma de uma besta e aparece num lugar entre o sonho e a realidade. Isso também está representado no vídeo que foi lançado para este single. Todas as músicas do álbum estão ligadas a esse conceito de uma forma ou de outra. 


M.I. - Quem escreveu as letras? Com o que lidam? 

As letras foram escritas principalmente pela nossa vocalista Kristien, complementadas pelas próprias letras do Pieter para as suas partes vocais. Isso resultou em letras íntimas sobre sentimentos e experiências pessoais, abertas à interpretação e com espaço suficiente para expressar emoções. 


M.I. - Qual é a ligação entre o título, as faixas e a arte? 

Decidimos optar por um estilo de arte monocromática realmente sombrio, mas muito significativo, para nos ligarmos ainda mais com o conceito de sonhar. Na verdade, uma parte da população sonha apenas a preto e branco, e muitas teorias sugerem que as pessoas tendem a sonhar a preto e branco quando passam por algo traumático. Depois de superar esse período difícil, as cores voltam aos poucos. Achamos muito intrigante esta ligação entre sonhos e realidade. 


M.I. - A arte é muito bonita, mas qual é a mensagem por trás do rosto e da asa? 

A arte da capa foi desenhada pelo nosso guitarrista David e é uma representação de Somnus, que é frequentemente visto na mitologia romana com uma ou duas asas presas à cabeça. Além da arte da capa, ele criou uma obra de arte para cada música, para fazer uma reflexão visual. Eles estão incluídos nas versões físicas do álbum (CD e vinil). 


M.I. - "Somnus" foi misturado no Much Luv Studio e masterizado pelo engenheiro de masterização vencedor de Grammy, Alan Douches, na West West Side Music. Como decorreu todo o processo? Foi feito durante a pandemia? 

Estávamos tão satisfeitos com as nossas novas músicas que só queríamos trabalhar com as melhores pessoas. Foi um verdadeiro prazer trabalhar com Tim De Gieter do Much Luv Studio. Ele já fez produções maravilhosas para bandas como Brutus, Amenra, etc., e conseguiu aprimorar o nosso som exatamente na direção certa. O Alan Douches da West West Side Music (Mastodon, Chelsea Wolfe, Zeal & Ardor, etc.) entregou o que esperávamos dele com a sua lista interminável de referências: pura perfeição. A produção do novo álbum foi, na verdade, apenas concluída no início da pandemia, mas fez com que o álbum fosse lançado com um considerável atraso. 


M.I. - Este será o vosso primeiro álbum a ser lançado pela Argonauta Records. Quais são as expectativas em relação a isso? Acham que vai ajudar a aumentar as vendas? 

Nós só temos pensamentos positivos sobre a Argonauta Records e gostamos muito de trabalhar com o Gero. Ele tem uma atitude muito profissional e nós respeitamo-lo muito por dirigir a editora todo sozinho. Já verificamos um aumento nas vendas quando anunciamos a nossa colaboração e nem poderíamos ter sonhado com uma campanha de pré-venda tão bem-sucedida. 


M.I. - Como surgiu o acordo? Receberam ofertas de outras editoras? 

Fomos muito seletivos ao entrar em contacto com as editoras. Também foi um péssimo momento para abordá-las, já que a pandemia começou naquele momento. Por isso, inicialmente esperamos um pouco para ver como a situação evoluía. Depois de alguns meses, começamos a procurar com cuidado e acabamos na Argonauta Records, que imediatamente nos ofereceu uma colaboração interessante. Ele já estava familiarizado com a nossa música quando entramos em contacto, por isso a colaboração foi estabelecida sem problemas. 


M.I. - Agora também estão a ser geridos pela All Noir, que é uma grande ajuda na promoção... onde é que os Splendidula pretendem estar daqui a um ano? Com tournées mundiais e fama? O que esperam que mude para a banda? 

Temos muita sorte de ter a oportunidade de colaborar com a Mona da All Noir, que está a fazer um ótimo trabalho a promover o nosso álbum. Não ansiamos por fama, mas, em vez disso, somos gratos a cada novo fã que se junta a nós como resultado desta campanha promocional. Queremos manter os pés no chão, especialmente nestes tempos difíceis. Continuaremos a fazer o que gostamos de fazer, que é criar música atmosférica, continuar a evoluir e explorar as fronteiras musicais. 


M.I. - O lançamento do álbum aconteceu a 29 de janeiro... ficaram nervosos ou tentavam não pensar nisso? 

Já se passou algum tempo desde o dia do lançamento e só posso dizer que estávamos extremamente ocupados nessa altura, razão pela qual demorei a responder a esta entrevista... Somos extremamente dedicados e trabalhamos nisto todos os dias. No dia a dia, tentamos manter as nossas redes sociais atualizadas, atender pedidos e interagir com os fãs, pois isso também é muito importante para nós. No fim de semana do lançamento, por exemplo, fizemos uma viagem pela parte norte da Bélgica para entregar pessoalmente a maioria das encomendas. Desta forma, ainda podemos encontrar os fãs, agora que os concertos ainda estão em espera. Valeu a pena cada minuto, o apreço que recebemos dos fãs foi enorme! 


M.I. - “Post Mortem” foi tão bem recebido que resultou numa série de concertos, em suporte de bandas como Wiegedood, Wolvennest, Haunted, Soul Grip, The Fifth Alliance, Famyne, Alunah, Mist, Marche Funèbre, Atomic Vulture, Ashtoreth, Grotto , Killer, Lugubrum, Paragon Impure, Kosmokrator... como será a promoção deste álbum? 
Têm um concerto agendado para o dia 13 de março… ainda vai acontecer? 

2019 e o início de 2020 foram realmente fantásticos para nós no que diz respeito a concertos. Esperávamos continuar neste caminho, mas acho que teremos que ser pacientes e procurar outras maneiras de promover o nosso novo álbum. Tivemos muito mais tempo para preparar o lançamento, focando-nos principalmente na divulgação nas redes sociais e na interação com os fãs. Estamos a melhorar a cada dia e parece que todos os esforços estão a valer a pena. Sobre o concerto do dia 13 de março: inicialmente estava planeado para outubro de 2020 e agora continuamos a adiar até que a situação melhore. É quase certo que não acontecerá no dia 13 de março, mas a esperança é eterna. 


M.I. – Vocês estão a planear mais alguma coisa ou vão esperar até que seja “seguro” por causa do vírus? 

Como muitas outras bandas, tivemos que cancelar a maioria dos concertos que estavam planeados para 2020. Foi uma verdadeira chatice, pois leva muito tempo para planear todos esses concertos, mas acho que todos sofreram perdas e em comparação com outros, não podemos reclamar. Tivemos a sorte de fazer 3 concertos esgotados em fevereiro e setembro de 2020, onde já podíamos tocar algumas das nossas novas músicas. Não estamos a planear muito para 2021, pois ainda é incerto como a pandemia irá evoluir nos próximos meses, e queremos poupar-nos à deceção. Teremos que esperar e ver o que o futuro reserva relativamente a concerto de lançamento ou tournée promocional do álbum.


M.I. - A banda cresceu muito devido à intensa atividade ao vivo... agora com o coronavírus, como estão a lidar com a falta de concertos e festivais? Como estão a lidar com a situação? 

Nós apenas tentamos superar isto e procuramos soluções criativas para lidar com esta situação. No momento, não é possível reunirmo-nos para ensaiar, portanto fiz faixas de apoio de ensaio para todos usando as nossas sessões de gravação do álbum. Desta forma, podemos praticar em casa até que seja possível ensaiar novamente. Também criamos um vídeo de quarentena durante a primeira vaga e colocamos tempo e esforço extras na produção de vídeos exclusivos para os 2 singles do álbum (“Somnia” e “Drocht). Também procuramos interagir mais com os fãs através das redes sociais e sentimos que todos os nossos esforços estão a ser apreciados. 


M.I. - Se não podem tocar ao vivo, acham que vão aproveitar para criar material novo e, eventualmente, lançá-lo? Ou apenas querem relaxar? 

Já estamos ocupados a criar novas músicas, mas como escrevemos principalmente juntos na sala de ensaio, não é tão fácil. Isso não significa que estamos apenas a relaxar, é claro. Lentamente, mas com firmeza, adaptamo-nos a esta nova situação, introduzindo novas formas de composição, que podem enriquecer a nossa criatividade e dar-nos mais força para continuar quando a situação melhorar. 


M.I. - O que é que Splendidula espera alcançar num futuro próximo? 

No momento, estamos concentrados principalmente no nosso novo lançamento. Certamente não podemos reclamar das nossas vendas e pré-encomendas de mercadoria online nos últimos meses. A ausência de concertos ao vivo claramente levou as pessoas a comprar mais online, o que só podemos encorajar. Teremos que esperar e ver o que o futuro trará para quaisquer outros planos. 


M.I. - Tudo de bom para Splendidula! Que 2021 seja um ótimo ano para vocês! Por favor, deixem uma mensagem final para os leitores da Metal Imperium. 

Muito obrigado por nos darem esta oportunidade! Também gostaria de agradecer a todos que nos apoiaram até agora, e aos leitores que não conhecem Splendidula: sintam-se à vontade para ouvir as nossas músicas e enviar-nos a vossa opinião. 

For English Version, click here

Entrevista por Sónia Fonseca