About Me

Entrevista aos Circle of Sighs

A banda ocultista Circle of Sighs está de regresso com o seu segundo álbum, intitulado "Narci", lançado a 4 de junho pela Metal Assault Records! Eles mantêm-se anónimos porque querem que os ouvintes se concentrem na música fabulosa que eles criam. Mas fiquei intrigada quando revelaram que incluem membros de quatro continentes e um é português. Como? Agora estou curiosa!

A Metal Imperium teve uma conversa interessante com um dos músicos e, apesar de não revelar muito sobre as suas identidades, ele partilhou alguns detalhes interessantes connosco. Se estão interessados em ouvir música “fora da caixa”, devem ler a entrevista e ouvir “Narci”!
A propósito, a banda quer tocar no Barroselas MetalFest, por isso acho que os organizadores deveriam entrar em contacto com os Circle of Sighs!

M.I. – Os Circle of Sighs são uma banda internacional e as identidades dos músicos são anónimas. Por que decidiram manter o anonimato? Podem dar-nos alguma dica sobre a vossa identidade? Estão envolvidos noutros projetos? São europeus?

A razão óbvia para o anonimato é colocar o foco na música (e nos recursos visuais) em vez de nas nossas personalidades. O pessoal da indústria musical tradicional dirá que a música por si só já não é o suficiente; que é preciso construir uma “marca” clara e envolver regularmente o público nas redes sociais. Bem, felizmente, existimos fora do mainstream. Os fãs de metal não precisam de selfies ou TikToks diários para serem cativados.

Mas, honestamente, neste projeto, o anonimato é tanto para os músicos quanto para o público. É a morte instantânea do ego. Ninguém está a obter fama, glória, groupies ou patrocínios de guitarra por causa disto. Todos cumprem o seu papel ao serviço de um todo maior. E isso pode ser criativamente libertador.

Todos nos Circle of Sighs estão envolvidos noutros projetos, noutras bandas, noutros média. Quanto à nossa localização geográfica, os nossos colaboradores são de quatro continentes diferentes. Mas, sem revelar muito, posso dizer que um dos cinco cantores que atuaram nos nossos álbuns é mesmo português. Claro que não sabias disto quando marcaste esta entrevista!

Por razões práticas, a banda “ao vivo” está atualmente baseada em Los Angeles. Se pudéssemos levar todos para todos os concertos, fá-lo-íamos!


M.I. - De acordo com o comunicado à imprensa, o vosso som agradará aos fãs de Yob, Tubeway Army, Pallbearer, King Crimson, Depeche Mode, Thomas Dolby, Brian Eno e Neurosis. Em termos sonoros, isto é bastante variado. Como descreveriam o som para aqueles que não estão familiarizados com o vosso trabalho?

O nosso som está em constante evolução, e é realmente difícil resumir com tags de género, mas tentamos o nosso melhor. Ultimamente, descobrimos que "experimental" ou "metal progressivo" funcionam melhor. Mas, é claro, não soamos como nenhuma das outras bandas que usam essas tags. Pelo menos, com esses descritores, há uma certa expectativa. E, esperançosamente, é esperar o inesperado.

A outra coisa que devemos apontar é que os elementos visuais são tão parte dos Circle Of Sighs quanto a música e isso inclui os vídeos, a arte e também as nossas apresentações ao vivo.


M.I. - A banda toca “glitch-pop, rock progressivo, dark jazz, industrial com influências de grindcore e ricas harmonias vocais”. Como criaram o estilo “synth-doom”?
 
Synth-doom é uma ferramenta promocional, uma tag de género que criamos para o primeiro disco. E para esse registo, encaixou bem. Mas distanciamo-nos ainda mais do género e continuaremos a fazê-lo. Portanto, provavelmente precisaremos de criar algumas novas frases apelativas para os nossos comunicados de imprensa. Estamos abertos a sugestões!


M.I. - Segundo a imprensa, com este álbum, a banda “solidifica-se como um grupo que desafia categorizações, atravessa dicotomias e convoca novos mundos”. Qual é o vosso segredo? Como é a química entre os membros?

A dinâmica interpessoal dos Circle of Sighs é baseada no respeito mútuo. Todos os que contribuem fazem-no porque possuem uma habilidade única, uma voz única ou alguma qualidade intangível que os torna insubstituíveis. É claro que grande parte da colaboração até agora foi baseada na Internet, e é muito fácil conviver quando não tens que partilhar um espaço de ensaio ou uma carrinha apertada. A interação “ao vivo” da banda compreende pessoas que são principalmente amigas. E, esperançosamente, não enjoaremos uns dos outros quando andarmos em tournée. Mas todos nós somos experientes o suficiente para saber como isto funciona e não levar a irritabilidade ocasional e o mau cheiro corporal muito a sério.


M.I. - “Salo” só foi lançado no ano passado. Um ano depois já lançaram “Narci”... já tinham o material pronto ou trabalharam nele durante a pandemia?

Narci estava a meio quando o primeiro disco foi lançado. Claro que tínhamos grandes planos para tournées e festivais, mas foi tudo por água abaixo devido à pandemia. Portanto, fizemos do segundo álbum a nossa maior prioridade. E liricamente / tematicamente, foi muito inspirado pelo que estava a acontecer no mundo.
Mas não nos importamos de trabalhar pensando no futuro. No momento, estamos a escrever material para o nosso quarto álbum. O que, como podes supor, significa que o terceiro já está mais ou menos feito.


M.I. - “Narci” é o segundo álbum da banda. “Narci” é a abreviatura de “narcisista” ou tem outro significado?

É exatamente isso, abreviação de "Narciso", e a função do ego é uma grande parte do tema abrangente do álbum.


M.I. - Quais são as principais diferenças entre o segundo álbum e o álbum de estreia?

O primeiro disco foi mais ou menos um disco de doom metal com elementos de synthwave, daí, "synth-doom". E era tentador continuar com esse modelo - para cimentar mais ou menos uma "marca". Mas a ideia de ceder à obsessão do mundo do metal moderno por microgéneros era desanimadora e também chata.
E, com o segundo álbum, decidimos não nos preocuparmos com essas coisas. As músicas iriam definir o som, não vice-versa. Quer dizer, não é novidade - é o que os Beatles fizeram com praticamente todos os discos depois de "A Hard Day’s Night". Mas, novamente - principalmente graças a serviços de streaming como Spotify e outros - existe uma obsessão atual com o “micro género”. Francamente, menos no pop e no hip hop, mas essa atitude até já dominou o metal. “Eu só ouço antifash folkgaze enegrecido sinfónico!” Esse tipo de coisas.


M.I. - O álbum já saiu. Quais são as vossas expectativas?

Não temos absolutamente nenhuma expectativa. Algumas pessoas vão entender, outras não. Ficamos felizes em saber quando as pessoas apreciam o que fazemos, mas não nos importamos quando as pessoas não o fazem. Na verdade, uma das nossas críticas favoritas veio de um escritor na Alemanha que absolutamente detestou o álbum! Mas ele, pelo menos, expressou o seu desgosto de uma forma envolvente. Eu, certamente, gostaria de ouvir o álbum que ele descreveu, mesmo que não seja como eu o teria descrito.


M.I. - A banda lançou vários singles diretamente para o Bandcamp. Como é que as pessoas e os média reagiram?

Bem, o Modern Music Marketing 101 diz que, na era do streaming, é melhor lançar singles constantemente. Mas não somos realmente uma banda de "singles". Fazemos álbuns. No entanto, às vezes temos ideias únicas aleatórias para músicas e vídeos que são divertidos de lançar avulso. As pessoas parecem gostar deles. Não tenho certeza se "os média" se aperceberam.


M.I. - “Narci” é sobre um evento escatológico causado por uma doença mental digitalmente transmissível. Como tiveram essa ideia? Acham que as nossas vidas orientadas para o digital acabarão por sofrer com algo assim?

Bem, se o álbum tivesse sido lançado há dez anos, poderia ter sido considerado uma obra de ficção especulativa distópica de futuro próximo. Mas quando estávamos a escrever o álbum, era exatamente o que estava a acontecer! Foi especialmente evidente aqui nos Estados Unidos. Um segmento assustadoramente grande da população sofria de psicose em massa e estava completamente desligado da realidade.

Mas, por mais assustador que fosse, também era bastante interessante. Somos ensinados a pensar em “saúde mental” como algo pessoal e insular. Mas não é nada disso. A saúde mental está enraizada na comunidade e, portanto, é comunicável. E a internet deu a essas doenças mentais a capacidade de se espalharem pelo mundo todo a velocidades extremamente rápidas.


M.I. - “Salo” incluiu “Segue-01”, “Segue-02” e “Segue-03”, agora este álbum inclui “Segue-04” ... são uma continuação uns dos outros? “Segue” é uma palavra que significa “continua” em português... o que significa nos vossos álbuns?

Vou ser honesto, roubamos completamente o conceito “Segue” dos Failure, que são uma das nossas bandas favoritas. Na versão em CD do Narci há também um Segue-05. E essas são, na sua maioria, vinhetas baseadas em design de som com a intenção de fazer o álbum avançar. O design de som é uma grande parte do que fazemos, mas também não queremos que isso consuma as músicas, por isso tentamos dar aos nossos designers de som momentos para brilhar e se expressarem sem serem amarrados por tons, ritmos e tons definidos.


M.I. - De todas as faixas incluídas em “Narci”, a minha favorita é “Narci”. E a tua? Na vossa opinião, quais agradarão mais ao público? Por quê?

Narci parece agradar a todos. Foi espetacular de gravar, mas também foi divertido tirar a produção e fazer algo cru, básico e de garagem. Tentamos ser tão fluidos no nosso estilo de produção quanto somos com o género.
Mas vou ser honesto, realmente não penso em "Narci" em termos de músicas individuais. É um trabalho completo com começo, meio e fim. Há coisas que fizemos que eu realmente gosto e coisas que gostaria de mudar, mas é como um “todo” para mim. Como um filme ou uma peça.


M.I. - A capa é muito colorida. Existem insetos azuis nas flores roxas e a única flor próspera é a que está espetada na coruja. As outras flores têm penas murchas. Qual é o significado de tudo isto?

A capa foi pintada por Nicole Momaney. Discutimos longamente os temas do álbum antes de ela começar a pintar, e cada pequeno detalhe que vês na capa está relacionado com esses temas. Eu preferia que os detalhes permanecessem um mistério, mas parece que tu já desvendaste alguns!
E, novamente, consideramos os elementos visuais do que fazemos tão importantes quanto a própria música. Por isso, "Narci" realmente não existiria sem a pintura brilhante da Nicole.


M.I. - Para curtir “Narci” ao máximo, qual consideras ser o melhor lugar para ouvi-lo? Para onde querem levar os ouvintes?

“Narci” deve ser experimentado com intenção. Deve ser ouvido do começo ao fim na sequência correta, de preferência em vinil ou CD. Funciona também bem com headphones desde que sejam de alta qualidade. Não recomendamos earbuds, já que há muita coisa a acontecer nas frequências mais baixas que o ouvinte perderia de outra forma. Experimentem ouvi-lo como se fosse um filme. É um filme para os ouvidos, na verdade. Olhem para a capa do álbum enquanto ouvem e leem as letras. Desfrutem de uma boa taça de vinho, ou uísque, ou de uma boa erva, se tiverem essa tendência.
Basicamente, finjam que são um adolescente em 1973 e acabaram de receber “Dark Side of the Moon”. Apenas garantam que dão ao disco toda a vossa atenção, porque provavelmente não o experimentarão corretamente se não o fizerem.


M.I. – ao Circle of Sighs lançaram o álbum de estreia "Salo" na própria editora da banda, Pillars of Creation. Por que não lançaram o segundo álbum também? Como surgiu o acordo com a Metal Assault Records?

Começar uma editora e lançar o primeiro disco por conta própria foi uma experiência maravilhosa de aprendizagem. Mas principalmente o que aprendemos é que é caro e dá muito trabalho! Eu conheço o Andrew, o proprietário da Metal Assault, há alguns anos. Ele também é promotor de concertos aqui em Los Angeles e já fiz concertos para ele com outras bandas. Sempre gostei da sua atitude positiva e da sua ética de trabalho. E quando ele começou a editora, essa ética de trabalho estava em plena exibição. Ele lançou um álbum da banda do meu amigo Cat - Old Blood - e eu realmente gostei da paixão que ele colocou no seu lançamento. A editora era claramente uma obsessão para ele tanto quanto fazer música era para nós. Portanto, por todas essas razões, parecia um bom ajuste. E estamos muito felizes com os resultados.
Na verdade, nós contribuímos com uma música para uma compilação em cassete que a Metal Assault lançou, antes mesmo do nosso primeiro álbum ter sido lançado. E o nosso primeiro (e único) concerto ao vivo foi a festa de lançamento daquela compilação. Portanto, nós realmente trabalhamos juntos desde o início, mesmo antes de sermos oficialmente uma banda da Metal Assault.
E uma coisa que gosto na Metal Assault é que é uma editora de METAL. Na tradição das editoras com que crescemos, ou seja, Metal Blade, Megaforce, Nuclear Blast, Earache, Relapse, Century Media. Muitas editoras, hoje em dia, estão tão focadas no seu pequeno nicho que, basicamente, já sabes como o álbum vai soar antes de o obteres. E eu entendo porque - muitas pessoas não querem ser surpreendidas. Eles querem aquela experiência AC / DC. Não é o que nós queremos. A "marca" da Metal Assault é sinónimo de qualidade, não um subgénero particular.


M.I. - Ambos os vossos álbuns têm uma palavra curta como título. Acreditas que palavras curtas funcionam melhor do que títulos longos? Queres que o foco esteja na música em vez de estar em vocês mesmos ou nos títulos dos álbuns?

Os títulos curtos de duas sílabas simplesmente aconteceram. O primeiro álbum foi sobre fascismo. O segundo álbum é sobre narcisismo. Não são álbuns conceituais em si, mas tematicamente. Portanto, a brevidade funcionou.
Mas não sou contra títulos de álbum mais longos. Na verdade, um dos meus álbuns favoritos lançado este ano, pelo Dr. Colossus, chama-se “I’m A Stupid Moron With An Ugly Face And A Big Butt And My Butt Smells And I Like To Kiss My Own Butt.”


M.I. - O primeiro álbum inclui a cover dos Kraftwerk “The Man Machine” e este inclui “Roses Blue” da Joni Mitchell. O que há de tão especial nessas faixas que fez vocês quererem fazer uma cover delas? Planeiam fazer outra cover? Há uma música / banda em particular de quem gostariam de fazer uma cover?

Gostamos de fazer covers de músicas que podemos tornar nossas. Os Kraftwerk são uma influência bastante óbvia no nosso som - pelo menos na parte do “sintetizador” – a Joni Mitchell é uma das maiores compositoras de todos os tempos. Mas ambas as canções tinham uma qualidade “metal” inexplorada que estava mortinha por sair. E nós libertá-mo-la! Continuaremos a gravar e lançar covers, é uma das nossas coisas favoritas de fazer! Se alguém tiver alguma sugestão, avise-nos.


M.I. - Os trajes da banda são bastante interessantes. Quem os desenhou? Quem os criou? São inspirados na música?

Os trajes “space viking” foram desenhados e construídos pela Kortney Lace, uma artista que vive em Los Angeles e é nossa querida amiga. E sim, discutimos os temas da nossa música longamente antes de ela os desenhar.
 
Mas algumas das outras fantasias que usamos foram achados aleatórios. Não queremos ser associados a uma determinada aparência. Os Devo são uma grande influência. Adoramos que eles sempre tenham tido um visual uniforme, mas não se limitaram a uma fantasia. Quero dizer, todo o mundo conhece os chapéus de “cúpula de energia”, mas eles tinham muitos outros looks também. Não estamos a tentar ser os Slipknot aqui, apenas os Devo.


M.I. - Quão difícil e complicado é ser criativo, original e único na cena do metal de hoje?
 
É uma época interessante para o metal. Algumas das músicas mais criativas que estão a ser feitas agora são metal. E existem mais bandas de metal inovadoras e desafiadoras do género agora do que nunca. Mas, ao mesmo tempo, parece haver um grande foco, principalmente por parte dos fãs, no género. As pessoas constroem as suas identidades em torno desses pequenos microgéneros e, portanto, ficam realmente irritadas se "quebrares as regras". Quer dizer, eu vejo isso o tempo todo nos fóruns do Facebook. “Isso não é funeral doom! Isso não é blackened folk!" Ou as pessoas procuram músicas estranhamente específicas. “Eu quero mais bandas que soem como Monolord, mas com banjo elétrico e vozes e letras guturais em persa.” Quero dizer, muito disso se resume a como a música é consumida atualmente, e é por streaming, e as plataformas de streaming são movidas por algoritmos. Mas está a fazer com que as pessoas pensem algoritmicamente. E gostaríamos de fazer o que pudermos para nos livrarmos disso.
 

M.I. - Com o covid ainda aqui, como planeiam promover “Narci”? Tocando ao vivo ou nas redes sociais?
 
Consideramos a ideia de transmissões ao vivo, mas pensamos melhor. Preferimos fazer filmes / vídeos para saírem juntamente com a música do que apresentar algo para substituir um concerto ao vivo. Mas assim que as tournées forem possíveis novamente, os Circle of Sighs irão para a estrada. Mas fiquem avisados desde já, o que estamos a preparar não é apenas um típico "concerto de metal", mas um evento multimédia envolvente. Portanto, esperem o inesperado.
 

M.I. - Quando voltarem às tournées, terão basicamente dois álbuns para promover, já que "Salo" não foi promovido adequadamente ao vivo no ano passado. Já pensaram na setlist?
 
Sim, já temos uma setlist que inclui músicas do primeiro, segundo e terceiro álbum ainda não lançado. Estamos fora de perigo aqui em termos de vacinas, e os ensaios adequados estão a começar, mas temos muito em mente para quando a banda finalmente puder apresentar-se ao vivo. Não será para os fracos de coração.


M.I. - Muito obrigado pelo teu tempo e pela música incrível! Por favor, deixa uma mensagem final para os leitores da Metal Imperium.

Vou deixar o nosso colaborador português responder a esta pergunta na tua língua nativa:

Ficamos à espera de ser cordialmente convidados a participar no Barroselas Metalfest.

For English version, click here

Entrevista por Sónia Fonseca