About Me

Entrevista aos Ghost Bath

Os Ghost Bath, banda de Black Metal atmosférico, lançarão o quarto álbum "Self Loather" em 29 de outubro pela Nuclear Blast Records. Com este álbum, a banda fecha a trilogia: tragédia, êxtase e medo / ódio - e apresenta a sua música mais devastadora e sombria até hoje. O álbum inclui a faixa “Hide From The Sun” com CJ McMahon dos Thy Art Is Murder, que a leva para o próximo nível!
O homem principal Dennis Mikula (vocal, guitarra, piano, sintetizadores) esteve disponível para uma conversa com a Metal Imperium. Aqui está o que ele tinha a dizer!

M.I. – O vosso som é definido como Black Metal depressivo suicida. Que bandas desse género em particular tiveram impacto em vocês?

Silencer
Uaral
Lifelover
Suicidal Euphoria
Coldworld


M.I. – Era vossa intenção que os Ghost Bath fossem uma banda de Black Metal depressivo suicida ou simplesmente aconteceu?

Foi minha intenção. É a minha própria visão sobre o género. Uma mistura entre melodia e acordes ao estilo de Agalloch, com temas e atmosfera DSBM e vozes ao estilo de Silencer.


M.I. - O novo álbum “Self Loather” estará disponível no final de outubro. Quais são as vossas expectativas?

Espero que as pessoas fiquem agradavelmente surpreendidas.


M.I. - Os fãs parecem estar animados com as novas faixas e estão ansiosos para o lançamento. O que podem esperar do novo álbum?

Espero que as pessoas fiquem agradavelmente surpreendidas.


M.I. - Houve um intervalo de 4 anos entre o último álbum “Starmourner” e “Self Loather” ... foi por causa da pandemia?

Parcialmente. Começamos a escrever no final de 2019 e, em seguida, a pandemia chegou, e demoramos muito. Já que sabíamos que não poderíamos fazer uma tournée de qualquer maneira.


M.I. - A pandemia e os bloqueios influenciaram o álbum de alguma forma?

Na verdade, não, a não ser dar-nos um pouco mais de tempo para trabalhar nele. Acho que teria o mesmo som sem a pandemia.


M.I. - A faixa “Hide from the sun” apresenta CJ dos Thy Art Is Murder, que deu um toque extra com a sua voz. Quando perceberam que a voz dele seria perfeita para a faixa?

Coversando, sabíamos que queríamos algo diferente. Eu adorei ouvir a sua voz ao vivo durante a tournée com os Thy Art is Murder e pensei que ele seria uma boa adição a este álbum, já que é o nosso mais pesado.


M.I. - Na vossa opinião, as novas músicas “Hide from the sun” e “Convince me to bleed” são uma boa representação do novo álbum?

De certa forma. “Convince Me to Bleed” foi a primeira faixa que escrevemos e definimos o tom de que estávamos à procura. “Hide From the Sun” é um pouco diferente (uma faixa mais DSBM), mas ainda se encaixa bem com as outras.


M.I. - Alguma outra música será lançada antes da data de lançamento de “Self Loather”?

Deveria sair, mas não vai acontecer.


M.I. - “Hide from the sun” é a faixa mais próxima do BM tradicional no que diz respeito às vozes. Quem é o vosso vocalista de inspiração dentro da cena BM, caso tenham um. E porquê?

No que diz respeito às vozes de black metal, usei a minha própria inspiração. As vozes mais baixas vêm de um background mais death metal como Witch Vomit e Tomb Mold.


M.I. - Este álbum é a parte final de uma trilogia, cujo foco é desgraça e o ódio. Por que decidiram fazer uma trilogia sobre emoções? As emoções retratadas são biográficas?

São as emoções humanas básicas com as quais todos se podem relacionar, apenas emanadas da minha experiência pessoal. A ideia veio do pintor abstrato Mark Rothko, que listou estas emoções uma vez numa entrevista antes do seu suicídio.


M.I. - Acham que os vossos álbuns atraem diferentes tipos de pessoas porque vocês expõem os vossos sentimentos?

Não tenho ideia por que é que a minha música atrai as pessoas, para ser honesto. Eu, normalmente, não me relaciono com ninguém no dia a dia. Estas são apenas as minhas expressões verdadeiras e honestas. Talvez as pessoas possam ver isso.


M.I. - Se pudessem aconselhar pessoas que não estão familiarizadas com o vosso som, qual o vosso álbum que elas deveriam ouvir primeiro e por quê?

Eu, provavelmente, dir-lhes-ia para ouvirem algo menos deprimente.


M.I. - Tiveram que abrir mão de muitas músicas que não cabiam neste álbum. Eventualmente serão usadas em álbuns futuros?

Não.


M.I. - A mercadoria está a vender muito rápido... é um bom presságio?

Eu não faço isto por dinheiro. Acho que significa que as pessoas gostam do que ouviram até agora deste novo álbum.


M.I. - Dennis Mikula é o principal membro da banda. Isso significa que ele é responsável por todas as composições, líricas e musicais ou os outros membros também ajudam?

Eu (Dennis) escrevi tudo para todos os álbuns anteriores. Em Self Loather, toquei guitarra, piano, sintetizadores, escrevi as letras, fiz as vozes e ajudei a compor e a escrever todas as músicas com o resto da banda. Todos nós contribuímos para todas as músicas deste álbum.


M.I. - Sigur Ros foi uma das inspirações. Costumam inspirar-se em bandas fora da cena underground do metal?

Sigur Ros foi uma inspiração para a minha falta de letras nos álbuns anteriores. Eles usam uma linguagem inventada que se encaixa com a música. Isso é o que eu costumava fazer. Para Self Loather, escrevi letras. Eu encontro MUITA inspiração para a minha música fora do metal underground. Na verdade, eu encontro a MAIORIA da minha inspiração fora do metal.


M.I. - As bandas de extreme BM, geralmente, têm mais sucesso aqui na Europa do que nos Estados Unidos. Sabem onde têm mais fãs?

Sinceramente, não tenho certeza. Sei que temos muitos seguidores no Reino Unido, Japão, EUA e México.


M.I. - A Nuclear Blast vai lançar este álbum. Acreditam que isto vos vai trazer ainda mais atenção e, consequentemente, mais concertos e festivais pelo mundo? O que acham que “acontecerá” com os Ghost Bath agora?

A Nuclear Blast é ótima. Acho que está uma merda para fazer tournées agora, e não temos ideia de que tournées ou festivais iremos fazer. Estou frustrado com tudo para ser honesto. Talvez nunca mais toquemos ao vivo.


M.I. - Ainda não há planos para uma tournée a promover “Self Loather”. Quando acham que finalmente será possível? Sentem muito a falta de tocar ao vivo?

Acho que está uma merda para fazer tournées agora, e não temos ideia de que tournées ou festivais iremos fazer. Estou frustrado com tudo para ser honesto. Talvez nunca mais toquemos ao vivo.


M.I. - Uma última pergunta: li que a banda originalmente alegou ser de Chongqing, na China. É verdade? Se sim, por que inventaram isso?

Sim, fui eu, porque me apeteceu!


M.I. – A Metal Imperium Webzine gostaria de vos agradecer pelo vosso tempo e música. Poderiam, por favor, deixar uma mensagem final aos nossos leitores e fãs de Ghost Bath? 

Obrigado pela entrevista. Ouçam o álbum no dia 29 de outubro.

For English version, click here

Entrevista por Sónia Fonseca