About Me

Vorga – "Striving Toward Oblivion" Review

Não muito tempo depois do lançamento de "Radiant Gloom" (em 2019) a editora Transcending Obscurity Records divulgava numa compilação um novo tema dos Vorga, "Taken", que por si só profetizava "algo de extraordinário" estar a caminho... Então, e depois de diversos contratempos, é finalmente em 2022 que chega esta "tempestade cósmica de Black Metal", tão fresca e furiosa quanto as primeiras músicas reveladas faziam prever.

"Striving Toward Oblivion" é o primeiro LP desta banda alemã que tem sido apontada a tornar-se uma das mais notórias bandas de Black Metal a nível nacional (se bem que eu arriscaria a elevar a fasquia ainda um pouco mais). Neste álbum podemos encontrar "aquele Black Metal que faltava existir", com emoção e raízes tradicionais, mas ideias inovadoras aplicadas através de uma produção moderna, de qualidade. Por entre o dinamismo existente no álbum e em cada faixa, rasga-se uma voz numa expressividade emocional como que sendo mais um instrumento, e um jogo de guitarras que são como outras vozes emanando os mais negros sentimentos, envolvendo tudo numa atmosfera contagiante.

Logo à partida, com os singles previamente revelados "Starless Sky" e - pouco depois no álbum - "Disgust", os Vorga mostram quem são e do que são capazes de fazer... sendo que entre estes encontramos "Comet" (tema escolhido - inteligentemente, diria - para o primeiro videoclipe da banda), demonstrando também uma capacidade de controlar toda a ferocidade inerente, o que contribui e nos ambienta e antecipa para um álbum musicalmente completo. E se os riffs "meloblack" vão estando presentes ao longo do álbum, ainda há espaço para surpresa chegando a "Fool's Paradise", uma música madura e obscura em que o ritmo predomina, não deixando esta de ser tão épica quanto as restantes.

Em suma, "Striving Toward Oblivion" é um álbum que, conseguindo ser épico, diversificado e dinâmico, tem uma forte identidade, e que adequadamente nos transporta numa jornada através de uma atmosfera cósmica desde o início até ao final. Aí, fica a verdadeira sensação de se ter escutado e desfrutado de "um álbum" (excelente)... [10/10] e muito provavelmente a vontade de repetir a experiência outra e outra vez!

Nota: 10/10

Review por Tiago Sousa