About Me

Reportagem: Dawnrider e Filii Nigrantium Infernalium @ RCA Club, Lisboa – 19/03/2022



Concerto de apresentação do mais recente trabalho dos Dawnrider, “The Fourth Dawn”, (embora o álbum tenha sido gravado em 2019). A acompanhar a banda algarvia, estiveram os Filii Nigrantium Infernalium, sem dúvida, também eles, um motivo forte para justificar a boa casa que se verificou esta noite no RCA.

A atuação dos FNI percorreu a sua discografia, numa atuação sempre bem-disposta, conduzida por Belathauzer e seus parceiros. Temos infelizmente de referir que o espetáculo teve início antes da hora prevista e assim, quando os FNI começaram a tocar, ainda se encontravam muitas pessoas no exterior do RCA, ansiosas por entrar. A sua atuação terminou com a interpretação de “Cadafalso” com Lex Thunder a acompanhar nas vocais. (ver mais fotografias de Filli Nigratium Infernalium )



Eram 22h00 quando os primeiros acordes de “A Farewell to Hope” se começaram a ouvir no interior da sala. Com uma formação renovada pela entrada de Filipe Relêgo, que assume as funções de vocalista e baixista, os Dawnrider focaram a sua atuação no seu mais recente trabalho “The Fourth Dawn”. 

Este álbum está recheado de temas doom que facilmente nos transportam para os anos 70, tal a quantidade e qualidade dos riffs que se soltam da guitarra de Hugo Conin, o que é algo que deve ser assinalado. 
O público presente estava satisfeito e respondia de forma positiva sempre que desafiado pelo vocalista para acompanhar a banda. Hugo Conin, mesmo sem a ajuda de um microfone, fez questão de agradecer a todos os presentes.

Em ambiente de festa, o concerto foi decorrendo com uma, ou outra, visita aos anteriores trabalhos, como foi o caso de “Demons”. Uma hora de atuação que passou a correr e que não teve direito ao tradicional encore, mas que foi suficiente para que se percebesse a qualidade da banda e, sobretudo, deste mais recente trabalho “The Fourth Dawn”. (ver mais fotografias de Dawnrider)


Texto por António Rodrigues
Fotografias por Tânia Fidalgo
Agradecimentos: Rastilho