About Me

Reportagem: British Lion e Airforce @ LAV - Lisboa Ao Vivo, Lisboa – 30.07.2022




Final de semana magnífico para os verdadeiros fãs de heavy metal. Na véspera de mais uma visita dos Iron Maiden ao nosso país, Steve Harris e os seus British Lion deram um espetáculo “de encher o olho”, na sala LAV. A acompanhá-los esteve uma banda inglesa que conta já com 35 anos de carreira, os Airforce, onde se encontra o “nosso” Flávio Lino.

Falar dos Airforce é falar de heavy metal puro, de uma banda que ainda apanhou a onda do que ficou conhecido por N.W.O.B.H.M. Um dos seus membros fundadores, o baterista Doug Sampson passou inclusive por uma das primeiras formações dos Iron Maiden. A amizade com Steve Harris manteve-se, mas é com muito mérito próprio que a banda acompanhou os British Lion nesta tournée europeia.  Como vocalista da banda, temos Flávio Lino. Detentor de uma voz poderosa, sente-se como peixe na água partilhando o palco com os seus companheiros, autênticas lendas vivas. Sabe comunicar com o público, puxar por ele e até prega partidas aos seus companheiros, verdadeiro frontman As músicas escolhidas para esta noite assentaram muito no álbum de 2020, Strike Hard, como “Fight”, “Son of the Damned” ou a rapidíssima “Finest Hour”, sem que, no entanto, deixassem de tocar os clássicos “Heroes” e “Sniper”, tema que encerrou a atuação desta noite. 

Convidado a produzir um álbum dos British Lion, Steve Harris gostou tanto do projeto que acabou por se juntar a ele. Poderia resumir-se desta forma o surgimento desta banda inglesa que, sejamos sinceros, foge um pouco ao heavy metal para entrar mais no campo do rock. Mas sobre a qualidade dos temas, esses são soberbos. Composições com corpo e alma que, tal como referiu o vocalista Richard Taylor, os transforma em “contadores de histórias”. Tendo sido adiado pelos motivos que todos sabemos, o regresso ao nosso país lá aconteceu e agora, com honras de espetáculo de encerramento da digressão europeia. O álbum de 2020, The Burning, continuou a ser o mote para esta tour e não foi de estranhar que o alinhamento escolhido assentasse nesse trabalho. No entanto, não foi por aí que começaram. “This is My God”, retirada do homónimo álbum de estreia, foi o tema escolhido para dar início a uma hora e meia de uma atuação fantástica. A qualidade dos músicos que acompanham Steve Harris é inegável e a voz do “pequeno” Taylor é muito forte, enquadrando-se na perfeição em todos os temas. Antes de tocarem “Spit Fire”, ele mesmo explicou que apesarem de tocarem em grandes festivais, é nos clubes como o LAV que a banda se sente melhor, sabendo que quem ali se encontra são os verdadeiros fãs, tal como acontecia nesta noite. “Bible Black” foi um dos temas mais apreciados pelo público. Após os agradecimentos aos Airforce, aos membros da equipa, técnicos e a todo o público presente, os British Lion tocaram “Last Chance”, também esta a ser uma das preferidas do público, antes de encerrarem a atuação da mesma forma como a haviam iniciado, ou seja, com mais uma visita ao álbum de estreia, desta vez para tema “Eyes of the Young”.
Noite memorável, que deixou vontade de voltar a estar presente numa próxima visita dos British Lion a terras lusas. Parabéns à Prime Artists por proporcionar mais um evento de extrema qualidade no nosso país.


Texto por António Rodrigues
Fotografias por Igor Ferreira
Agradecimentos: Prime Artists