About Me

Reportagem: Striker e Toxikull @ Side B Rocks, Alenquer – 16.07.2022



Noite dedicada ao heavy metal, com duas bandas que têm dado cartas no que a este género musical diz respeito. Por um lado, os Striker, canadianos que se encontram a cumprir uma ambiciosa tournée europeia, a Deathwish Tour, que arrancou em Espanha e passará por países como: Alemanha e Polónia, para além de Portugal, é claro. Na primeira parte deste concerto em terras lusas estiveram os Toxikull, também eles regressados de uma boa campanha em terras de “nuestros hermanos” onde asseguraram a primeira parte da tournée dos lendários Exciter. 

Cheios de energia por regressarem aos concertos no seu país natal, ainda por cima numa sala onde se estreavam, os Toxikull deram um ótimo concerto. A banda preparou uma setlist especial para esta noite que visava precisamente focar-se na coleção de singles que tem lançado no decorrer do último ano e também em Cursed and Punished, o mais recente álbum. Claro que houve tempo para umas “saltadas” aos anteriores registos como “Surrender or Die” e “The Nightraiser”, mas foram temas como “Nascida no Cemitério” e “I Will Rock Again” que colocaram todo o público presente a cantar, sobretudo no primeiro, onde o refrão simples (666) rapidamente convenceu todos a fazê-lo. Reta final de luxo com “Metal Defender” a ser dedicada a todos os que continuam a apoiar o heavy metal e “Cursed and Punished”. Em 50 minutos de atuação, os Toxikull mostraram porque estão entre as melhores bandas nacionais.

Como já referimos, a banda de heavy/power metal Striker encontra-se em digressão. O mote para isso assenta num dos últimos singles lançados, “Deathwish”, mas estes canadianos têm uma discografia considerável, o que lhes permite poderem fazer um alinhamento de respeito, cheio de temas fortes. O arranque foi feito com “Heart of Lies”, retirada do mais recente álbum de originais e logo se percebeu que o público estava com a banda, assim como que uma hora de festa estava assegurada. Era visível a simpatia de todos os membros, assim como um contentamento genuíno por estarem ali a tocar. “Born to Loose” e claro, “Deathwish”, foram os temas que se seguiram, com Dan Cleary a não se cansar de puxar pelo público presente. A intro da conhecida série televisiva “X-files” serviu esta noite de introdução para “Phoenix Lights”, tema que antecedeu dois dos maiores clássicos dos Striker: “Too Late” e “Fight For Your Life”, cantada por todos os presentes e que terminou com a banda a tocar o início de “Raining Blood”, clássico dos Slayer. Perante isto, o concerto não podia ficar por ali. Dan disse que tocariam mais um tema, porém, teria de ser um bem antigo. Isso não pareceu incomodar o público que assim pode assistir ainda à interpretação de “Full Speed or No Speed”, retirada de Eyes in the Night, primeiro álbum da banda, lançado em 2010.

Mais uma aposta da Metals Alliance no heavy metal mais tradicional, juntando duas grandes bandas do género, desta vez no Side B Rocks, bonita sala de Alenquer.

Reportagem por António Rodrigues
Agradecimentos: Metals Alliance