About Me

Reportagem: Stay Away, Dead End e Reduce @ RCA Club, Lisboa – 16.10.2022



Continua a dar frutos esta parceria entre a First Five Core e a Xxxapada na Tromba. Para além de nos proporcionarem eventos onde podemos assistir a concertos de bandas já com nome feito no nosso underground, dão-nos também a oportunidade de conhecer alguns talentos que estão a emergir dentro desse mesmo panorama.

Desta vez os felizardos foram os Reduce. Este jovem trio teve assim hipótese de apresentar a sua música, a todos os que quiseram marcar presença no RCA nesta tarde de domingo. E foram muitos a fazê-lo, proporcionando assim uma boa audiência aos Reduce, neste que foi certamente um dos seus primeiros concertos. Apesar da juventude, a banda não se intimidou. Com uma sonoridade que se aproximava dos míticos Nirvana, este trio apresentou de forma descontraída uma mão cheia de temas, onde se destacaram “Loser” e “No Association”. Bastante à vontade em cima do palco, foi mesmo deles o set mais longo. Vai valer a pena estar com atenção a estes jovens e esperar pelo que dali possa vir em termos musicais. Agradável surpresa.

Se há público que gosta de fazer a festa, esse é o do punk hardcore. Quer seja a cantar, ou na forma efusiva com que celebra a música em frente ao palco. No concerto dos Dead End tivemos oportunidade de comprovar isso uma vez mais, em apenas vinte minutos de atuação. Hardcore é assim mesmo: simples e direto, sem muitos discursos nem perdas de tempo. Vinte minutos que chegaram para interpretar o mais recente single da banda, “Sem Troco”, e ainda para chamar ao palco dois vocalistas convidados para ajudarem nos dois últimos temas: “Sofrimento” e “Drunfos”.

Coube aos Stay Away encerrarem esta matiné de domingo. Na memória de muitos ainda estava a excelente atuação dada nesta mesma sala, no passado dia 4 de setembro. Na altura afirmamos que eles haviam sido a banda da tarde. A atuação deste domingo apenas confirmou o estatuto que esta banda do centro do país está a adquirir dentro do panorama nacional. Nova atuação, de apenas vinte minutos carregados de energia, muito apoiada no trabalho de 2019, The End is Near. Setlist apenas interrompido para os habituais agradecimentos e para lembrar o ideal que a banda defende. Este assenta na igualdade. Igualdade perante a sociedade, não apenas entre quem escuta a música dos Stay Away.

Pode começar a tornar-se repetitiva, esta minha opinião acerca destas matinés de domingo que têm como tema o punk hardcore, mas ela aqui vai. Existe um público muito fiel, que faz sempre questão de dizer “presente” e que abandona o local certamente muito satisfeito. 


Texto por António Rodrigues
Fotografia por Rita Almeida
Agradecimentos: First Five Core