About Me

Throne Of Flesh – "Dust" Review

Parece ser cada vez mais este o caminho a seguir pelas novas bandas de death metal, recuperar a sonoridade praticada na década de 90 por gigantes como os Death, Morbid Angel e Entombed, por exemplo. De facto, esses foram os anos de ouro para os apreciadores deste género musical e para os músicos atuais, conseguir repetir essa fórmula vencedora será sempre um valoroso feito.
Esta é uma daquelas missões que se podem mostrar mais difíceis do que à partida se poderia imaginar. Uma coisa é desejar soar como determinada banda, outra muito diferente é consegui-lo. Os Throne Of Flesh são um bom exemplo disso mesmo. Com apenas cinco anos de existência, a sonoridade que procuram é mesmo a do death metal old school. Embora tenha muitas dúvidas que venham a ter o mesmo sucesso que essas grandes bandas alcançaram, eles esforçam-se por isso.
Este novo EP, de seu nome Dust, foi lançado no final do passado mês de março e dá seguimento ao anterior Dogma, de 2019, também ele um EP.  São apenas seis temas onde se inclui o single “Exhumation of the Ancients”, lançado no passado ano. Todos as músicas abordam as formas como a morte e os ritos fúnebres são encarados pelas diversas culturas e civilizações, o que o transforma, de certa forma, num trabalho conceptual. Musicalmente o quarteto de Roma conseguiu algumas boas composições. Os Throne Of Flesh são formados por músicos experientes, na sua maioria ligados a outros projetos musicais, o que torna tudo mais fácil.
“Whispers of Saprophagy”, tema com que se inicia este trabalho, tem várias mudanças de ritmo e percebem-se os vários estilos usados, que são no fundo, aquilo que lhe confere força. O tema “Dust”, que dá nome ao EP, não é mais que uma pequena introdução -com pouco mais de um minuto- ao tema “Exhumation of the Ancients”, este sim, uma boa malha, com uma bateria bastante rápida. Esta música, juntamente com a seguinte que tem um nome composto por símbolos que não sou capaz de reproduzir, são as mais “rasgadinhas” deste trabalho.

Deixando as melhores noticias para o fim, falta-me dizer que os Throne Of Flesh assinaram recentemente com a editora francesa Great Dane Records que em boa hora decidiu incluir também neste CD o anterior EP de 2019, Dogma. Portanto, estamos a falar de um CD qua na verdade comporta dois EPs, o mesmo é dizer, toda a discografia da banda.

Nota: 7,3/10
Ouvir Throne Of Flesh, no Spotify

Review por António Rodrigues