About Me

Allgema, descobrindo o caminho… - Listening Session


Fazendo sempre tudo de uma forma muito profissional, os Allgema convidaram alguns elementos da imprensa a marcarem presença no Dynamix Studio para ouvirem em primeira mão o seu novo álbum na integra. O local escolhido foi apropriado, já que foi lá que Find the Way Out ganhou vida pela mão do produtor Ricardo Fernandes. Numa iniciativa que, apesar de não ser original, se foi perdendo no nosso país, os Allgema foram apresentando os seus novos temas, enquanto relatavam algumas curiosidades sobre os mesmos. Foi assim, através desta listening session que a banda deu a conhecer este novo trabalho, ou como dizia Günter Grass, descascando a cebola, camada por camada. 
Quem tomou primeiro a palavra foi o Hernâni Carapinha. O guitarrista e membro fundador da banda revelou que este pretende ser um álbum positivo e isso reflete-se logo no primeiro tema, “Bad Moon Rising”. 
Um exemplo de que as limitações podem ser combatidas e superadas foi o mote para “Peter Pan” que tem uma mensagem forte, talvez porque tenha sido inspirada por uma situação real. 
“Running To Nowhere” era para ter sido a faixa que daria nome ao álbum. Segundo Edgar Alves, o vocalista, esta foi composta no decorrer da pandemia e fala sobre a escolha de novos rumos, mas a banda acabou por dar enfase à libertação e esse acabou por se tornar o foco do álbum.
Ao quarto tema chegamos ao primeiro single deste trabalho. “Black Sheep” já roda há algumas semanas e não deve ser estranho para muitos de vós. É uma música muito forte. 
De seguida coube ao baixista Alexandre Duarte falar um pouco sobre “Medicine Man”. Ficámos a saber então que se trata de uma metáfora, que aborda a forma como pode ser transmitida positividade através da música. É esse o objetivo desta faixa que foi a primeira a ser escrita após o EP de 2001, Eyes Without Soul. Pegando nesse tópico, o baterista Pedro Silva referiu que Find the Way Out acaba por ser o desenvolvimento natural desse primeiro EP, onde se encontram temas mais maduros.
Os problemas ambientais não foram esquecidos e foram o assunto escolhido para abordar em “Octopus”. 
De seguida, um tema que a banda entende ser aquele que mais reflete os Allgema enquanto conjunto musical, simplesmente porque tem um pouco de cada um dos elementos. “Spit Fire” é isso mesmo, uma malha construída à custa das influências de todos os integrantes da banda e elas sãos muitas e diversificadas. (Essa é também a razão pela qual é difícil enquadrá-los num determinado estilo musical). 
Sandra Oliveira, vocalista dos Blame Zeus, foi a convidada de luxo para cantar neste “Home”, que se tornou o segundo single. As letras são também de sua autoria e falam sobre os problemas pessoais da própria e da sua necessidade em expressá-los. Trata-se de uma balada, algo que Edgar Alves referiu ser cada vez menos usual em bandas com aquela sonoridade. 
O até então discreto Edgar Milhais, guitarrista, foi convidado a apresentar “Electric”. Segundo ele, esta é a malha mais selvagem do álbum, aquela mais heavy/rock e que, na sua opinião, tem o melhor solo de guitarra. 
A critica social foi também alvo de um tema neste álbum, “Big Mouth” é uma censura descarada ao Big Brother e a todos os meios de controlo exercidos sobre a população. Segundo Edgar Alves, esta música pretende ser uma chapada na boca.
Chegámos então ao fim deste trabalho com a faixa que lhe dá o título. “Find the Way Out” conta com um solo de guitarra do também produtor, Ricardo Fernandes e assim, de forma natural, foi o próprio que começou por abordá-la. Segundo ele, esta música foi ganhando relevância ao longo do processo de gravação, chegando ao ponto de ser a escolhida para o nome do álbum e também para ser o terceiro single. Foi das últimas músicas compostas pelos Allgema e talvez por isso tenha sido tão bem refinada.
Colhidas as opiniões de todos os elementos acerca deste novo trabalho dos Allgema – e estas são apenas as opiniões da banda, a review da Metal Imperium será feita muito em breve -, foi dada a oportunidade a todos os convidados para colocarem questões e darem a sua opinião sobre o que tinham acabado de ouvir. Desde a qualidade de produção, o som das guitarras, da tarola, a forma como os temas são diversos e a sua qualidade (sem músicas apenas para encher), foram muitos os elogios deixados a Find the Way Out que será lançado no próximo dia 12 de outubro. Houve ainda oportunidade para dar a conhecer o merchandising da banda, disponível online e que estará também presente nos concertos de dia 4 de novembro, no Porto e de dia 11 do mesmo mês em Lisboa.

Texto por António Rodrigues
Agradecimentos: Allgema