
A abertura com o épico “Everfields”, que ultrapassa a marca dos nove minutos, dá logo a indicação de que estamos a ouvir algo difícil de encontrar hoje em dia. Voz gutural, melodias de guitarra viciantes, bons solos, e uma atmosfera cativante – aqui os teclados têm uma importância fulcral – faz com que o tempo voe, desde o seu início em crescendo até ao final que parece chegar cedo demais. Até se fica em dúvida se a banda é mesmo finlandesa, já que não tem os tiques típicos de virtuosismo do país dos mil lagos. Mas acreditem…, o virtuosismo está todo lá.
No entanto, os mais cépticos poderão pensar… “ok, é só a primeira faixa”. O riff cavalgante da “Ego”, destrói por completo qualquer raciocínio mais incrédulo. Mais uma vez a melodia não sai da cabeça, o refrão nasceu para ser gritado ao vivo e mais um solo fantástico. Quando se chega à faixa título traz-nos, por sua vez, vozes limpas num coro que também fica imediatamente na cabeça, junto com o lead de teclados que domina a parte final da música.
É impossível tentar encontrar algum defeito na música aqui contida, mesmo dissecando-a faixa a faixa. O que se encontra é tudo aquilo que o Death Metal Melódico deveria ser sempre - melodia mas sem perder a parte do Death Metal e todo o seu peso inerente, voz forte que ainda confere mais força com raros apontamentos de voz limpa, e acima de tudo, grandes canções. Para todos os apreciadores de bandas que juntam o melhor de dois mundos e ainda conseguem ser minimamente originais e para todos aqueles que julgam que já não há nada que os possam surpreender positivamente, este é um disco obrigatório. Grande álbum.
Nota: 9/10

1. Everfields

2. Ego
3. New World Shadows
4. Soul Journeys
5. Nova Flame
6. An Infinite Mind
7. Watcher of the Skies
8. The Distance
9. Deep Cold
Myspace Oficial: http://www.myspace.com/omniumgatherum
Facebook oficial: http://www.facebook.com/omniumgatherumband
Facebook oficial: http://www.facebook.com/omniumgatherumband
Review por Fernando Ferreira