About Me

Arch Enemy - "Khaos Legions" Review

Os Arch Enemy são um dos nomes incontornáveis da cena do metal dos nossos dias. A voz incrível de Angela Gossow é capaz de despertar as reacções mais inesperadas e extremas. Será certamente difícil não sentir emoções fortes ao ver e ouvir a diva germânica desta banda sueca. Amá-la ou odiá-la, em resumo. Ninguém poderá sentir empatias mais ligeiras perante os gritos guturais desta loiríssima vegan que parece mais selvagem que qualquer bicho da Terra…

E estes suecos deram uma ajuda grande à construção da história do metal dos finais do século XX/início do século XXI. Com apenas 8 álbuns de originais em 16 anos de carreira, conseguiram que cada novo lançamento despertasse a curiosidade e carinho do público. E ao fim de 4 anos sem originais, brindam-nos com Khaos Legions. E o álbum não desilude!


O lançamento anterior, Rise of The Tyrants, mostrara uma banda pouco inspirada, talvez mesmo cansada e “presa” à sua sonoridade. Os incríveis Burning Bridges, Wages of Sin ou Anthems of Rebellion pareciam ter “secado” a incrível criatividade dos suecos. Sempre fieis ao estilo Death/Gothenburg, a voz de Angela e as guitarras dos irmãos Amot sempre facilitaram a identificação dos temas da banda.


O novo álbum é mais um álbum de Arch Enemy, com todas as vantagens e inconvenientes. Melodia, ritmo, solos e Angela: muita Angela, como sempre. E uma estranha sensação de previsibilidade… mesmo os fãs incondicionais da banda terão de admiti-la. Não há novidade nos riffs, irrepreensíveis, nos gritos de Angela, inimitáveis, nem nos ritmos, desenfreados. Vale a pena? Vale, é mais um grande álbum de Gothenburg. Irá surpreender? Certamente que não. A menos que nunca tenham ouvido Arch Enemy…


Nota: 8/10
"Khaos Legions" track list:

01. Khaos Overture (instrumental)
02. Yesterday Is Dead And Gone
03. Bloodstained Cross
04. Under Black Flags We March
05. No Gods, No Masters
06. City Of The Dead
07. Through The Eyes Of A Raven
08. Cruelty Without Beauty
09. We Are A Godless Entity (instrumental)
10. Cult Of Chaos
11. Thorns In My Flesh
12. Turn To Dust (instrumental)
13. Vengeance Is Mine
14. Secrets
15. The Zoo
16. Snow Bound (acústico)


Review por Pedro Cotrim