About Me

The Devin Townsend Project - "Ghost" Review

A procura de adjectivos que se possam atribuir a Devin Townsend já se revelou um exercício inútil, seja pela impossibilidade de poder descrever com exactidão o que ele realmente é, seja por não haver nenhum unanimemente aceite. O projecto de quatro álbuns chega ao fim com a edição de “Ghost” e “Deconstruction” e os dois não podiam ser mais díspares. Há algo em comum, no entanto, que é o facto de ambos serem obras ambiciosas nos extremos a que se propõem. Se “Deconstruction” é um colosso de metal extremo, intrincado – para não dizer complicado, “Ghost” está no outro pólo oposto.

Extremamente leve, ao ponto de o elemento mais metal do álbum ser mesmo o nome “Devin Townsend Project”, o álbum explora ambientes bem mais pacíficos, parecendo por momentos os cds vendidos a 3 euros num qualquer supermercado perto de si. Apesar de isto parecer um argumento desfavorável, a verdade é que, à primeira audição, “Ghost” cativa pela sua capacidade… zen, chamemos-lhe assim. No entanto, acaba por ser muito longo para o seu próprio bem (tal como “Deconstruction”) e embora tenha faixas que sobressaem – tais como a “Kawai”, a faixa título, “Blackberry” e “Texada” – tem outras que passam completamente despercebidas.

Mesmo sendo este um trabalho sem qualquer tipo de peso, e até muito minimalista, não provocar qualquer tipo de impacto é sempre algo de não muito positivo. É ideal para ouvir naquelas tardes de verão, com algum calor, à sombra de qualquer coisa. A desvantagem é que podem não chegar a ouvir mais de metade do álbum, devido ao seu efeito anestesiante.


Nota: 6.5/10
"Ghost" Track List:

01. Fly
02. Heart Baby
03. Feather
04. Kawaii
05. Ghost
06. Blackberry
07. Monsoon
08. Dark Matters
09. Texada
10. Seams
11. Infinite Ocean
12. As You Were



Review por Fernando Ferreira