About Me

Thurisaz – "The Cimmerian Years" Review

Não, não está mal escrito, e muito menos vou falar de Folk. De parecido com a intrépida armada escandinava, os Thurisaz só têm o nome. Estes provêm da Bélgica, país que não sendo da primeira linha europeia no que concerne a este nosso som eterno, já viu nascer nomes importantes como Enthroned e Ancient Rites. Sem grande alarido em seu redor, os Thurisaz levam uma década de existência e três álbuns no seu currículo, o último dos quais lançado este ano intitulado «The Cimmerian Years», que vem reivindicar definitivamente a atenção por parte do público, depois de um início já promissor.

Não precisamos de muitas audições para perceber o que influencia os passos dos Thurisaz. Porém, essas ideias não vêm apenas de um sub-género ou de uma banda em particular, embora estejam umbilicalmente ligadas por uma atmosfera envolvente de reduzida luminosidade. Os adeptos das sonoridades com este ponto de partida, têm em «The Cimmerian Years» uma aliança entre o rock depressivo de uns Katatonia, o peso de uns Novembers Doom e, assertivamente, uma face mais progressiva a lembrar Opeth e os rasgos únicos e envolventes de Enslaved, que podiam ser apostas mais convictas. As influências são, portanto, notórias mas o dinamismo é tal, que é errado pensar-se que este disco é uma cópia do que quer que seja. No fundo, estas observações vão mais no sentido do leitor ter uma melhor percepção do que é a banda. O trabalho vocal é outro aspecto que não foi menosprezado, fazendo questão que os temas não sejam todos iguais. Da voz limpa à gutural, passando pela vocalização áspera quando a vertente Black Metal irrompe sem aviso, todas elas são superiormente executadas.

O clima desolador e de escassa esperança inicia-se logo com a capa, revelando o carácter melancólico da música que a completa ao longo de quase uma hora, com a ajuda de importantes e certeiros teclados. Não se vislumbram faixas que nos obriguem a passar à frente, e é efectivamente um exercício complicado destacar qual ou quais lideram este caminho encoberto...com a luz ali tão perto. Ainda assim, tenho de terminar a crítica com uma referência ao verdadeiro bloco de gelo que é a última faixa de «The Cimmerian Years». Isto é que é tocar na ferida! Muito boa proposta a dos belgas.

Nota: 8.3/10

"The Cimmerian Years" track list:

01. Broken
02. My Precious Unknown
03. Second Mirror
04. No Regrets
05. Fare Thee Well
06. The Carnival of Miscreation
07. Inner Voices
08. Unhealed
09. A Glance of Misperception


Facebook Oficial: http://www.facebook.com/pages/Thurisaz/
Myspace Oficial: http://www.myspace.com/thurisazmusic


Review por Carlos Fonte