About Me

Evile - "Five Serpent's Teeth" Review

Os britânicos Evile surpreenderam o mundo do metal com o seu disco de estreia "Enter The Grave" de 2007, recebendo excelentes críticas por parte da imprensa especializada e tendo sido muito bem aceite por parte do público, sendo a partir daí uma das bandas responsáveis pelo revivalismo do thrash metal. A palavra revivalismo pode ter uma conotação algo negativa e o facto é que apareceram desde aí algumas bandas de qualidade duvidosa, mas os Evile não pertencem a esse lote e são provavelmente a melhor banda de todas as que apareceram a fazer thrash metal de veia old school nos últimos anos. Podem não ser o colectivo mais original do mundo mas fazem música de qualidade e com feeling. Esta banda respira thrash, o que pode ser comprovado ouvindo os seus álbuns.

"Enter The Grave" foi sem dúvida um álbum de estreia fortíssimo e a banda mereceu o reconhecimento conquistado, o seu thrash metal imparável e de altíssimo nível com influências bem audíveis de Slayer, Metallica, Exodus e Testament, conquistou os fãs do género. O segundo disco da banda "Infected Nations", é um bom trabalho e tem alguns temas fortes mas ficou aquém das expectativas. É um disco com temas mais meio tempo, sem a velocidade e agressividade do primeiro disco e o conjunto de músicas desse registo é no geral é bem mais fraco. Visto isto o terceiro álbum "Five Serpent's Teeth" é um disco decisivo para a carreira da banda britânica.


Ao ouvir o novo álbum percebe-se claramente que a banda aproveitou as melhores qualidades dos seus primeiros dois registos e criou um CD muito forte. A agressividade e velocidade do primeiro disco voltaram e as partes mais meio tempo e técnicas ao jeito do segundo álbum estão aqui melhor exploradas. De todas as influências que marcaram o primeiro disco, a única que continua a ser notada claramente é de Metallica, quer na voz de Matt Drake, quer instrumentalmente. Discos como "Ride The Lightning", "Master Of Puppets" e "...And Justice For All", são certamente uma referência para os Evile e bastante ouvidos pelos seus membros e isso sente-se claramente na música da banda. Este é sem dúvida o disco mais maduro do grupo e também o mais bem elaborado.


Temos grandes temas ao longo deste trabalho, a começar pela faixa título que abre este trabalho, passando por "In Dreams of Terror", "Eternal Empire" (que foi a primeira música a ser conhecida deste álbum), "In Memorian" que é uma grande balada (a primeira da carreira da banda e feita para dedicar ao falecido baixista), calma do início ao fim, a contrastar com a energia do resto do disco. No final ainda temos mais duas 'bombas' de thrash metal intituladas "Descent Into Madness" e "Long Live The New Flesh". Aqui não há fillers e todas as músicas contribuem para que este seja um fortíssimo álbum e candidato a melhor álbum de thrash metal de 2011.

Os Evile estão de parabéns pois fizeram um disco capaz de ombrear com o seu importante primeiro álbum e provaram que esse trabalho não foi obra do acaso e sim de uma banda talentosa e muito boa naquilo que faz. "Five Serpent's Teeth" é altamente recomendado para todos os fãs de thrash e coloca a banda num patamar mais próximo dos grandes nomes do género e mais longe da maioria dos novos grupos que praticam esta sonoridade.


Nota:
8.7/10
"Five Serpent's Teeth" track list:

01. Five Serpent's Teeth
02. In Dreams of Terror

03. Cult
04. Eternal Empire
05. Xaraya
06. Origin of Oblivion
07. Centurion
08. In Memoriam
09. Descent Into Madness
10. Long Live New Flesh


Myspace Oficial: http://www.myspace.com/evileuk
Facebook Oficial: https://www.facebook.com/evileuk


Review por Mário Rodrigues