About Me

Before the Dawn – "Deathstar Rising" Review

Já com mais de uma década de existência e com constantes alterações na formação, os finlandeses Before the Dawn vêm construindo uma carreira com lançamentos sempre de grande qualidade, e “Deathstar Rising”, sexto álbum de originais, não foge à regra.

A mente por detrás dos Before the Dawn é Tuomas Saukkonen que para além de vocalista, guitarrista e teclista, é também o único membro da formação original do quarteto finlandês, agora reforçado com as entradas de Pyry Hanski e Joonas Kaupinnen, novos baixista e bateristas respectivamente.

Fiel à sonoridade da banda, “Deathstar Rising” não trás propriamente nada de novo ao som dos finlandeses, mantendo a fórmula do Death Metal Melódico com alguns contornos mais góticos. Saukkonen vai alternando entre a voz gutural e a voz limpa, esta última bastante presente ao longo do álbum. Presentes estão também os teclados que acrescentam bastante atmosfera às músicas, assim como os riffs de guitarra que casam perfeitamente a melodia e agressividade. Apesar de bastante coeso, “Deathstar Rising” torna-se também um álbum algo previsível e repetitivo, visto que o que se ouve ao longo dos cerca de 40 minutos do álbum não é nada que não tenha já sido feito antes pela banda. Não que isto seja propriamente mau, visto que a banda se mantém fiel a ela própria, e certamente que quem já gostava da banda continuará a gostar. O álbum peca sobretudo pela repetição da fórmula, o que após várias audições acabará por cansar o ouvinte, apesar de o álbum ser relativamente curto.

Em suma, “Deathstar Rising” é mais um bom álbum lançado pelos Before the Dawn, que cada vez mais se vêm assumindo como um dos grandes nomes do Death Metal Melódico. A qualidade está lá, e certamente que agradará aos fãs da banda, do género, e até poderá ir mais além fronteiras, muito devido aquele lado mais gótico da banda. Pena que os finlandeses não tenham arriscado um bocado mais, porque certamente têm potencial para isso.


Nota: 8.3/10
"Deathstar Rising" Track List:

01. The First Snow
02. Winter Within
03. Deathstar

04. Remembrance
05. Unbroken
06. Judgement
07. The Wake
08. Sanctuary
09. Butterfly Effect
10. Wraith


Review por Pedro Reis