About Me

Devildriver - "Beast" Review

O carismático Dez Fafara, mais conhecido pelo seu trabalho nos Coal Chamber, está de volta aos lançamentos com os seus Devildriver, desta feita com “Beast” que sucede a “Pray for Villains” de 2009. Neste seu quinto álbum de originais, o quarteto (quinteto se contarmos com Aaron “Bubble” Patrick, que desempenha o papel de baixista ao vivo desde 2010) apresenta-nos doze temas carregados de peso, groove e alguma melodia, típica da influência que as bandas de melodeath de Gotemburgo assumem sobre a banda.

“Dead to Rights”, primeiro single de “Beast”, dá o mote para a destruição que se vai suceder nestes 55 minutos que compõem o álbum. A música começa com uma bateria demolidora, entrando de seguida uma melodia de guitarra que vai guiar toda a música, culminando num refrão fantástico, tornando a música um dos pontos altos de todo o álbum.
Mal “Dead to Rights” termina, nem há fôlego para recuperar, porque somos logo brindados com a agressividade de “Bring the Fight (To the Floor)”, onde a bateria volta a causar estragos, assim como todo o groove presente ao longo da faixa, novamente com um refrão tipicamente catchy, perfeito para entoar ao vivo. “Hardened” e “Shitlist” começam relativamente calmas, explodindo mais tarde naquelas características próprias dos Devildriver que os tornam num dos grandes nomes da New Wave of American Heavy Metal, sempre acompanhadas de uma bateria demolidora, e solos de guitarra fenomenais.

Atingimos então o principal problema do disco a partir daqui. Apesar de as faixas serem excelentemente bem executadas e sem perderem o gás, o álbum de certa forma torna-se monótono, porque é bastante repetitivo. “You make me Sick” e “Black Soul Choir” ainda se conseguem destacar, mas todo o resto das músicas, apesar de a qualidade estar lá, não trazem nada de novo ao ouvinte, o que leva a que os 55 minutos de duração do disco pareçam exagerados.

No geral, “Beast” assume-se como um álbum com uma execução perfeita, com o selo de Devildriver bem presente, e que certamente agradará aos ouvintes da banda e do género em geral. Contudo, a fonte esgota-se rapidamente, porque após algumas audições chegamos à conclusão que já não há muito de novo por onde pegar neste “Beast”, e o álbum acaba por perder alguma daquela “pica” inicial. Fora isso, está um bom álbum, recomendado a quem gosta de peso e agressividade carregados de groove e melodia.

Nota: 7.9/10
“Beast” Track List:

01. Dead To Rights
02. Bring The Fight (To The Floor)
03. Hardened
04. Shitlist
05. Talons Out (Teeth Sharpened)
06. You Make Me Sick
07. Coldblooded
08. Blur
09. The Blame Game
10. Black Soul Choir
11. Crowns Of Creation
12. Lend Myself To The Night


Review por Pedro Reis