About Me

Trillium – "Alloy" Review

Era inevitável, depois de tantas participações como vocalista convidada, mais tarde ou mais cedo, Amanda Sommerville teria que ter o seu próprio projecto no mundo do metal. E porque não? Por entre tantos projectos e bandas de qualidade dúbia, com esta senhora por detrás do micro, ao menos ficamos com a certeza que a nível vocal, o resultado será no mínimo satisfatório, algo que se comprova facilmente após uma única audição integral do disco. Amanda é dona de um timbre muito agradável, e com sentido melódico e rítmico muito forte, por vezes fazendo lembrar Floor Jansen, especialmente na faixa Path of Least Resistance.

Musicalmente, Alloy é um álbum a meio caminho entre o metal, e o hard rock melódico, sendo o resultado de uma tríade de compositores constituída pela própria vocalista, Sander Gommans (ex After Forever e HDK) e Sascha Paeth. Daí que seja possível distinguir o reflexo de cada uma destas personalidades neste disco, Amanda na componente vocal, Sander nos riffs e no peso das guitarras, e Sascha nas dinâmicas, e de certa forma o responsável pela construção final, e limar de arestas dos temas contidos em Alloy. Para completar o ramalhete há ainda Robert Hunecke Rizzo na bateria, Miro Rodenberg nos teclados e partes orquestrais, Olaf Reitmeier nas guitarras acústicas e por fim Simon Oberender também nos teclados. Um elenco made in Gate Studios. pois claro. Mas se no capítulo da produção as coisas correram especialmente bem, como seria de esperar, no que realmente interessa, a música, Alloy não será porventura, um disco marcante. Embora, apregoado como um híbrido de vários géneros, Amanda e companhia raramente saem da sua zona de conforto, e das poucas vezes que o fazem, acaba por ser numa das melhores faixas do disco, Scream it, com um preludio clássico admirável, e uma grande prestação do convidado Jorn Lande. Destaques também para Purge, Into the Dissonance, a balada Slow down, e Mistaken.

Em suma, Alloy é um disco convencional, bem executado, e longe de ser uma perca de tempo, mesmo típico dos estúdios em questão, onde a tolerância para o erro é igual à da experimentação.

Nota:
7.3/10

"Alloy" track list:

01. Machine Gun

02. Coward

03. Purge

04. Utter Descension

05. Bow To The Ego

06. Mistaken
07. Scream It

08. Justifiable Casualty

09. Path Of Least Resistance

10. Into The Dissonance

11. Slow It Down




Review por António Antunes