About Me

Reportagem: Adamantine + Echidna + Blame the Skies + All Splintered Memories @ República da Música, Lisboa - 14/04/12

No dia 14 de Abril, um sábado, assistimos ao concerto de apresentação do álbum de estreia dos Adamantine, intitulado "Chaos Genesis", na República da Música, em Alvalade. Mesmo com outros concertos relevantes a acontecer em Lisboa no mesmo dia e com jogos de futebol importantes, os Adamantine tiveram algumas dezenas de pessoas a assistir, o que é de louvar.

A primeira banda a tocar foram os All Splintered Memories, colectivo que foi substituir os anteriormente confirmados Sounds Like Tornado. Com uma sonoridade entre o post-hardcore, o metalcore e o punk rock, a banda que tem uma jovem vocalista, teve uma actuação mediana, agradando provavelmente a uma mão cheia de gente que lá estava presente.


Os Blame The Skies já são um grupo com outro potencial. São uma boa banda no género metalcore e com muito trabalho a juntar às boas qualidades já evidenciadas, poderão ser futuramente a próxima banda setubalense a dar cartas, depois do sucesso dos More Than A Thousand, Hills Have Eyes e dos extintos One Hundred Steps. O grupo mostrou já uma boa presença em palco e boas ideias que podem vir a ser aproveitadas. Os temas que mais se destacaram foram claramente os dois últimos. Esta é uma banda a seguir daqui para a frente.


Os Echidna demonstraram ser uma verdadeira máquina em palco. O colectivo portuense veio a Lisboa com uma setlist baseada principalmente no seu óptimo novo álbum, cheio de fortes temas de thrash/death metal, superiormente executados neste concerto. Este foi um concerto muito apreciado pelo público presente e já ouve algum movimento na sala. Nota-se perfeitamente a coesão deste grupo, fruto dos muitos concertos que dão na zona norte e serão bem-vindos à capital novamente.

A grande razão da maior parte do público ali estar eram os Adamantine. Como a banda tinha previamente prometido, tocaram o seu disco de estreia na integra e ainda houve tempo para o já conhecido tema "Thrash and Devastate". Quanto às músicas novas, nota-se a adição de influências mais modernas na sonoridade thrash do grupo, assim como mais melodias e partes mais extremas, mas isso será analisado com mais detalhes na review do álbum que sairá muito em breve na Metal Imperium. O que interessa é que as novas músicas resultaram bem ao vivo e foram apresentadas da melhor maneira aos presentes. Foi o melhor concerto que vimos dos Adamantine, eles que são uma banda talentosa e em plena evolução.



Esta foi certamente uma noite especial e memorável para os Adamantine e bem passada para os presentes.


Texto por Mário Rodrigues
Fotos por Diana Fernandes

Agradecimentos: Adamantine