About Me

Reportagem: Epica + Stream of Passion + Xandria @ Incrível Almadense, Almada - 21/04/12

Os fãs do chamado female fronted metal tiveram uma noite em cheio na noite de 21 de Abril, na Incrível Almadense. Isto porque actuaram um dos expoentes máximos do metal cantado no feminino, os Epica e mais dois nomes fortes do género, os Stream of Passion e os Xandria.

LinkOs germânicos Xandria ficaram encarregues de abrir esta noite de concertos. A banda foi de facto uma boa escolha para a tour dos Epica, visto ter uma sonoridade capaz de agradar aos fãs da banda holandesa, o que ficou demonstrado nesta noite. Com uma setlist baseada em alguns dos temas mais fortes de "Neverworld's End", o recém-lançado disco da banda, os Xandria conquistaram uma grande parte do público que já compunha em grande número o recinto, com uma actuação muito competente, finalizada com o clássico "Ravenheart". Manuela Kraller, a nova vocalista do grupo, teve uma boa performance, tanto a cantar as músicas novas, como o tema título do seu segundo álbum, atrás mencionado.


Em seguida os Stream of Passion deram um fantástico concerto, tendo a banda certamente surpreendido muita gente e conquistado um bom número de fãs em Portugal. A banda de Marcela Bovio, que foi criada pelo conceituadíssimo Arjen Lucassen, para dar a conhecer ao mundo o talento vocal desta vocalista, é claramente um nome bastante underrated, quando o assunto são bandas de metal com cantoras femininas, mas isso provavelmente irá mudar caso os Stream of Passion aproveitem esta grande oportunidade de andar em tour com os Epica e os outros concertos forem tão grandiosos como este. A pequena Marcela Bovio encantou o público português com a sua grande voz e uma simpatia inigualável. Os outros músicos tiveram uma óptima performance e mostraram uma grande presença em palco. A banda visitou alguns dos destaques dos seus três álbuns com grandes músicas como "Passion", "In The End" e "Collide", entre outras e ainda houve tempo para a cover de "Streat Spirit" dos Radiohead, também presente num dos discos da banda, "The Flame Within".




O final estava obviamente reservado para a banda que arrastou a multidão presente, que quase encheu o recinto da Incrível Almadense, os Epica. A banda tocou vários temas do seu novo álbum, dos quais se destacaram "Storm the Sorrow", "Delirium" e o tema título, mas os grandes momentos da noite foram os já clássicos "Black Infinity", "Obsessive Devotion", "Cry for the Moon", "Unleashed" e "Consign to Oblivium", as últimas três já no encore, que fechou com chave de ouro uma noite memorável, na qual os Epica naturalmente reinaram. A banda começa a ser uma presença habitual nos palcos portugueses e o público corresponde, ao comparecer em massa e recebê-los de braços abertos e voz preparada para cantarem em uníssono, com a belíssima Simone Simons, os temas mais emblemáticos do grupo. A frontwoman correspondeu novamente ao esperado com uma actuação irrepreensível e o guitarrista/vocalista Mark Jansen puxou pelo público, assim como o teclista Coen Jansen, que a dada altura perguntou em bom português: "Querem mais?". É claro que o público quis mais e continua a querer mais, por isso certamente teremos os Epica de novo em Portugal daqui a uns tempos, para contentamento dos muitos fãs que a banda tem por cá.



Texto por Mário Rodrigues
Fotos por Diana Fernandes

Agradecimentos: Prime Artists