About Me

Everto Signum - "Enneachotomy" Review


Os Everto Signum são uma banda de Coimbra, formada no início de 2010, tendo permanecido oculta no underground local onde desenvolveu o trabalho sobre o qual agora nos debruçamos, e onde estabilizou o actual line-up.

Em termos estilísticos, os Everto Signum praticam Black Metal extremo, tipicamente RAW, onde ocasionalmente até encontramos desabafos sonoros de música clássica – nem tanto incluídos na composição dos temas em si mesmo, mas em introduções ou belíssimas passagens - não se devendo por isso confundir com Black Metal Sinfónico.

O que sangra do Enneachotomy é Black Metal cru, sem contemplações, sujo e poderosamente ligado à força da interpretação dos vocais, e à orgânica das guitarras. E conquanto seja de realçar a singularidade com que a banda assina este trabalho, cremos poder afirmar que os Everto Signum agradarão principalmente a fãs de Immortal.

Em termos temáticos, o Black Metal dos Everto Signum centra-se no desespero sombrio da existência, nas forças invisíveis e metafísicas que controlam a natureza, e no papel que essas forças desempenham no grande teatro da vida, onde somos tantas vezes meros bonecos, pelo que devemos asseverar a importância da complexidade das letras, compreendendo que as mesmas desempenham um importante papel na dimensão da banda.

Em termos sonoros, à música de árdua degustação, devemos realçar ora a crueza dos blast beats que afogam as agonizantes e poderosas vocalizações, ora o visceral ataque ritmado das guitarras, sonoridade pontuada não raras vezes por “pausas” momentâneas, onde a melodia dos dedilhados surge como um raio de sol, numa paisagem mais negra do que a noite!

Só para assinalar alguns temas, enaltecemos a solidez da “Gale of Hatred”, a raiva incontida e literalmente vomitada da “Fire, Feast and Lust”, a beleza etérea de um tema tão fantástico quanto o “Passage of Violence” (provavelmente o melhor e mais equilibrado tema do álbum), devendo ainda sublinhar a belíssima “At vent’s End”, seja na sua fantástica orquestração inicial, seja num dos melhores trabalhos de guitarra do álbum.

É evidente que os Everto Signum têm ainda um longo caminho a trilhar rumo à descoberta da sua própria identidade, rumo à definição das suas metas, e principalmente ao encontro mais equilibrado de produção e apuramento técnico do som - sabemos que o trabalho aqui apresentado foi registado, produzido e misturado pela própria banda.

O que embora assinalando tal facto em termos de qualidade sonora, nos permite por outro lado sublinhar a incrível dedicação com que este conjunto de jovens mergulha na sua arte, e com condições mínimas, entrega um álbum com letra grande, composto, registado, misturado e masterizado pelos próprios, acrescentando ainda a produção do artwork (com um papel preponderante para o vocalista Nekruss), bem como a perseverança (ainda que não sejam uma banda assinada por nenhuma editora, conseguiram a distribuição com 4 editoras), e uma imbatível exaltação pela música e pelo culto!!!

A verdade é que a banda conseguiu um sólido disco de estreia, que nos contagia, e que nos faz repetidamente voltar a essa noite negra e angustiante do Enneachotomy.

Da nossa parte estão plenamente confirmados como uma especial aposta do underground nacional.

“Prepare for the war…“

Nota: 7.5/10

Review por Sérgio Carvalhais Correia