About Me

Down - "Down IV Part I – The Purple" Review


Há muito tempo que os Down deixaram de ter a reputação de “projceto paralelo do Phil Anselmo e do Rex Brown”. Desde que o “NOLA” saiu, que as bocas de que isto ia resultar no ‘tal fracasso em que os supergrupos se tornam’ se calaram. E escutaram com atenção o poder que este colectivo oferecia.

A “Bury Me In Smoke” diz alguma coisa a quem quer que seja e que goste de Metal. A quem seja da onda do Doom/Stoner, então é blasfémia se os Down passam despercebidos! Mas bem… não é isto que interessa.

Interessa sim salientar que os Down, apesar de levarem uns aninhos a darem sinais de vida, não levam mais de três/quatro anos a lançar algo novo, ao contrário de uns colegas alemães; e o que lança, enche a barriga de quem digere esta comida pesada e carregada de enchidos.

Nesta receita tradicional que consta de 1991, o que a torna tão mágica é a sua intemporalidade. Temos os Down. Tanto do NOLA, como deste EP (que já agora, intitula-se de “Down IV -The Part I – The Purple EP”). Portanto, não nos é estranho ouvir o início de Levitation e deixarmo-nos contagiar pela forma como Anselmo torna esta música tão viciante; como também não nos surpreendemos com a genialidade que se chama de “Misfortune Teller”. 

São seis músicas, que seguem a mesma linha, e que nos fazem sentir bem. Confortáveis, porque enquanto montes de bandas se rendem às mudanças, Windstein, Anselmo, Keenan e Bower continuam a ter e a alimentar esta paixão pelo Stoner/Doom mais easy-listening, e ao mesmo tempo, desafiante e tripante. A nova entrada na banda, Patrick Burders (que substitui o conhecido Rex Brown que integrava a banda desde 1999) assume cá uma prestação bastante razoável, e que não põe em causa, de maneira nenhuma, o que se diz sobre algumas bandas, entre as quais os Down: “Estes senhores não sabem mesmo fazer música má”.

Nota: 8/10

Review por Diogo Marques