About Me

Persistence In Mourning - "God Is Not Here (The Fifth Year Of My Idiotic War)" Review


Cinco anos. Catorze lançamentos em apenas cinco anos é obra. Ok que apenas temos dois longa durações, dois EPs e que o resto são tudo splits, mas mesmo assim, não deixa de ser obra. Para comemorar os cinco anos de Persistence In Mourning, Andy Lippoldt, o mentor e único membro fixo da banda (já que ocasionalmente conta com alguns músicos de sessão), lança este "God Is Not Here (The Fifth Year Of My Idiotic War)", que tem como ponto de interesse a regravação do suposto primeiro tema do projecto - "Hell (In A Very Small Place)" - originalmente lançado no primeiro lançamento, o EP "Listless Acts Of Attrition"; uma cover dos Unearthly Trance na forma de "Penta(grams)" e quatro novos temas.


Tratando-se de uma banda de Funeral Doom, claramente underground, com uma quinzena de lançamentos, as razões para comemorar parecem diluir-se um pouco na sua discografia, apesar de ser uma edição limitada a cem unidades, em caixa de DVD. É algo como se os Agathocles quisessem festejar os seus trinta anos de existência com mais um EP ou Split, ou álbum. Se calhar a forma de festejar seria não lançar nada já que têm mais lançamentos do que meses num ano.

Voltando a este lançamento em concreto, a regravação não adianta muito em relação ao original e a cover não está particularmente brilhante - apesar de conseguir capturar o desconforto presente no trabalho dos Unearthly Trance mas não o seu peso monolítico. Restam as novas músicas e se "Tremble" revela-se uma boa surpresa com o seu tom hipnótico e algo bluesy (se tal adjectivação possa ser atribuída), "Satanic Ritual Abuse" vai por caminhos mais noise e minimalistas que se tornam aborrecidos, despertando depois o interesse com "Slit-Throat Tyrant" e o seu andamento lento e ambiencia esquisita, lembrando um pouco os ambientes criados pelos "nossos" Mão Morta (se é que tal comparação não é absurda) e termina com mais uma espécie de peça ambiental, sem muito fio condutor, tornando a chamar a irritação.

No geral, como item de coleccionador e enquadrado na discografia do projecto, parece adequada esta pouco mais de meia-hora, mas não é recomendado para introdução ao projecto, e considerando-se de algo puramente underground, também não será para agradar a qualquer um. Para amantes de Funeral Doom experimental, noise e drone. Mas amantes a sério.
 

Nota: 5/10

Review por Fernando Ferreira