About Me

Heretoir - "Substanz" Review


Uma one-man-band alemã (que com este lançamento deixou de o ser, mas já lá vamos) que se propõe a juntar a melancolia do pós-rock ao black metal, algo a que muitos convencionaram a chamar pós-black metal, lançou o ano passado o seu álbum de estreia - embora já tivessem uma demo, um ep e dois splits - e este ano volta com uma compilação, em duplo CD, que reúne a demo/EP e mais faixas inéditas, e que no segundo CD tem a regravação dessas mesmmas músicas com mais um novo tema, "Snow Colours" - que conta já com a participação na composição de Nathanael, que toca baixo e dá apoio na voz, tornando-se assim membro a full time.

O primeiro cd não é de fácil audição, no que diz respeito aos temas da demo/EP. Não tanto pela música em si, mas principalmente pela produção algo precária, para não dizer má. Em temas como "Verblasst" ou na "Weltenwandler" tal sensação não está muito presente, porque se tratam de temas na sua essência mais simples, embora a voz seja um dos pontos que possam gerar mais irritação. As faixas inéditas, no entanto, já têm uma produção menos dolorosa aos ouvidos e são mais próximos do som que a banda actualmente faz - embora continuando a ter a voz como ponto fraco, exceptuando a bonita "Aura".

No segundo CD, a história já é outra. A regravação da faixa instrumental "Erwachen Im Dunkel" potencia ainda mais o elemento de beleza que já tinha na sua origem e é o que acaba por acontecer com todas as restantes faixas, mesmo as mais mexidas, como a "Ein Schrey In Die Nacht" ou a pesada "Ausgeburt" - esta última tendo até ganhado mais força no ambiente que provoca. O tema novo, o já mencionado "Snow Colours" é uma boa indicação para o futuro que a banda pretende seguir, estando neste momento a preparar o segundo álbum, e tendo em conta o que se ouve aqui, talvez seja algo que os afaste mais das suas raízes black metal e algo que os aproxime mais daquilo que uns Alcest fizeram num passado bem recente.

No geral, é uma boa forma de conhecer a banda, de fazer um balanço do seu passado e de mostrar para onde se dirigem no futuro próximo. Para aqueles que ainda não estão fartos das experiências do black metal com o pós-rock ou com algo próximo do ambient, é algo bom para mergulhar, principalmente o segundo cd.
 

Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira