About Me

Rattenfänger - "Epistolae Obscurorum Virorum" Review


Death metal da Ucrânia, bruto, feio, sujo e mau. À moda antiga. A negritude aqui é tanta que até a melódica e melancólica introdução "Coelo Affixus Sed Terris Omnibus Sparsus" soa macabra. Se a Ucrânia não é dos sítios mais profícuos no que diz respeito ao metal, este álbum de estreia dos Rattenfäger serve definitivamente para colocar o país no mapa.

É o encanto old school que faz efeito, é a simplicidade desarmante de faixas como "Victa Lacet Virtus", "Nunc Scio Tenebris Lux" que usam o groove e o mid tempo de forma eficaz, criando ambientes que marcam (e incomodam, como é suposto) sem cair em tentações de usar o caminho "fácil" das composições a 240 bpm, embora existam faixas mais movimentadas como a "Allegoria De Gula Et Luxuria". Tudo aqui tem razão de ser.Tudo flui naturalmente para se ter um disco de death metal old school, mas que não soa desactualizado, nem retro.

O caso em que por vezes acontece, uma banda usar influências clássicas do passado, não apresentando nada de novo, mas tendo como resultado um trabalho válido e que todos os apreciadores do género em questão devem conhecer. Uma óptima surpresa e óptima estreia, uma banda a acompanhar nos próximos anos.

Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira