About Me

The Forsaken - "Beyond Redemption" Review


É sabido que a Suécia é uma fonte inesgotável de talento, no que diz respeito a bandas de metal. No entanto, tendo em conta grandes nomes como Opeth, Amon Amarth, In Flames, Dark Tranquillity, Arch Enemy, Katatonia, Meshuggah, Marduk, Hypocrisy e Candlemass - só para citar alguns dos mais sonantes - entre inúmeros casos dignos de menção, há óptimas bandas que ficam um pouco na sombra quando se fala no metal deste país. Os The Forsaken são um desses casos, uma pequena banda sueca, que no entanto tem muita qualidade e "Beyond Redemption", um dos melhores trabalhos do grupo até à data, é um bom exemplo disso mesmo.

Os primeiros três álbuns foram editados em três anos consecutivos com o selo da Century Media, 2001, 2002 e 2003 pelo que depois seguiu-se um hiato de nove anos no que diz respeito a lançamentos, o que ajudou à não afirmação da banda no panorama metálico internacional. "Beyond Redemption", o quarto álbum - editado já em meados de 2012 pelas mãos da Massacre Records - mostrou uma banda cheia de força e vontade de recuperar o tempo perdido.

A banda atingiu aqui um equilibrio perfeito entre o death metal melódico e o death metal mais extremo, apresentando boa técnica, temas maioritariamente rápidos e alguns de um meio tempo demolidor, num álbum sempre a rasgar, sem material para encher. Nesse sentido os temas de abertura "Beyond Redemption" e "Only Hell Remains" são duas óptimas amostras do que podemos encontrar no resto do alinhamento.

Os The Forsaken, apesar de não apresentarem algo de original em 2012, mostram aqui os seus próprios argumentos, assim como um nível qualitativo que colossos do género em que a banda se move, muitas vezes não conseguem atingir. E uma coisa é certa, "Beyond Redemption" proporcionam-nos 41 minutos de muito boa música e isso é o mais importante.

Nota: 8.4/10

Review por Mário Santos Rodrigues