About Me

Weapon - "Embers and Revelations" Review


Num mundo onde as fronteiras são cada vez mais ténues, quando vemos bandas oriundas do Canadá, o que nos vem automaticamente à cabeça são os Cryptopsy, Voivod ou os Kataklysm. No entanto, quando falamos num estilo tão extremo como o blackened death metal, no topo estão os enigmáticos e geniais Mitochondrion. E tal como os seus conterrâneos, os Weapon são uma daquelas bandas com uma música fácil de assimilar. “Embers and Revelations” é o primeiro lançamento da banda para uma editora major, a Relapse e que se espera que tenha mais atenção que os anteriores “Drakonian Paradigm” de 2009 e “From the Devil´s Tomb” de 2010, dois excelentes discos mais que sofreram a pouca exposição que tiveram na altura.

De facto, “Embers and Revelations” é um daqueles lançamentos que nos consegue prender durante toda a sua audição. A forma como a banda debita ritmos intensos e corrosivos, mas com melodia suficiente para não cair na monotonia. A abertura com “The First Witnesses Of Lucifer” mostra logo ao que a banda vem, mas é com o tema seguinte “Vanguard Of The Morning Star” em que a banda explode literalmente, com blastbeats furiosos, voz cavernosa e riffs velozes. No entanto, se quisermos resumir este disco em apenas um tema esse é o tema-título, absolutamente assombroso.

“Embers and Revelations” é a continuação lógica de “From the Devil´s Tomb”, mas mostrando uns Weapon mais focados na sua missão e mensagem, satânica q.b., mas que não acrescenta nada ao que já escutámos em outras bandas similares. A mistura de satanismo com obscurantismo e perversão sexual nas letras do líder Vetis Monarch pode chocar alguns mas não é nada que não tenhamos já ouvido em discos dos Belphegor, só para dar um exemplo. O que fica no final é um disco muito interessante, com impacto e que, aliado a ter sido lançado por uma editora maior poderá dar a estes canadianos mais exposição no futuro. Um disco que se recomenda para os apreciadores do estilo.

Nota: 8.0 / 10

Review por João Nascimento