About Me

Witchcraft - "Hegyek Felettem" Review


Black metal é dos poucos géneros (se não o único) que permite a que as bandas tenham letras na sua língua materna e que esse facto não seja um impedimento para que a sua música chegue aos fãs de outras nacionalidades. Os Witchcraft são húngaros e após mais de quinze anos de carreira, decidem deixar o inglês para trás e apostar no húngaro para o efeito. Pormenor que apenas é notado no título das músicas mas que se for bem analisado, até serve como uma boa táctica de marketing - pode passar bem como norueguês, que ninguém repara. Ninguém que fale norueguês e/ou húngaro.

Em termos sonoros, a coisa também não foge muito à base do black metal escandinavo, sem grandes surpresas, sem grandes inovações e sem grandes complicações. Os Witchcraft jogam naquela divisão em que podem estar a tocar sempre a mesma coisa que haverá sempre público. Interessa sim se cumprem os requisitos minímos, objectivo atingido. Alguma dinâmica nas composições, as repetições dos riffs são usadas com moderação e de forma inteligente, e até direito a alguns solos de guitarra (se não formos muito exigentes, podemos considerar o que se ouve em "Arcomon Gyûlölettel", em "Összeesküvés" e em Vörös Köd" são solos de guitarra e não ataques espásmicos de guitarra).

Álbum do underground para o underground. Preenche na perfeição as medidas daqueles que vivem e respiram o underground, principalmente com este álbum a ter edição limitada: mil em cd, trezentos em vinil e  cento e onze cassetes, sendo que as cassetes e os vinis são numerados manualmente. Pouco mais de trinta minutos de black metal directo, com o ambiente clássico a ser criado. Chega.

 
Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira