About Me

Dementia 13 - "Tales for the Carnivorous" Review


“4 tracks of pure old school death metal inspired on 4 cult horror movies”.

Esta é a frase promocional que apresenta o EP de estreia de Dementia 13, banda cujo nome também provêm de um filme de terror de Francis Ford Copolla, e é o imaginário sanguinário do cinema de horror dos anos 60-80 que dá inspiração lírica a “Tales for the Carnivorous”, sendo que existe um tema para cada um dos quatro filmes a que este EP se dedica: “The Driller Killer”(1979), de Abel Ferrara; “Blood Feast”(1963), de Herschel Gordon Lewis; “Antropophagus”(1980), de Joe D’Amato e “The Brood”(1979), de David Cronenberg.

Se estes 4 filmes são obras-primas do cinema de terror como afirma a promo só um bom conhecedor do género o poderá confirmar, porém, que este disco são 4 temas de Death Metal Old School, lá isso são, e muito bem executados, deve-se acrescentar. Tirando uma produção que era difícil uma banda de Death Metal ter em início de carreira no final dos anos 80 – princípios de 90, tudo o que aqui se ouve são as raízes profundas do género, o som praticado por Benediction, Death e Possessed naquela época que deu a conhecer ao mundo um novo subgénero do Metal. É um headbanging contínuo do princípio ao fim desta curta obra que agarra o ouvinte até ao final abrupto da viciante, mas muito efémera, “Brotherhood Of Flesh”, passando por momentos como o solo de abertura de “Dark Urges”, o qual, logo após a trituradora “Feasting On Your Blood”, darão certamente ao fã de death metal da velha guarda razões mais do que suficientes, para rodar “Tales for the Carnivorous” mais do que uma vez.

Os Dementia 13 não estão aqui apenas a fazer um revivalismo dos primórdios do género ou a escrever tributos a filmes de terror, eles pretendem-nos mostrar uma altura em que um género de cinema mais underground proporcionou álbuns como “Scream Bloody Gore” ou “Reek of Putrefaction”. Claro que quem estiver mais interessado num death metal moderno não irá encontrar aqui mais do que um bom momento de escuta, porém, para os fãs do pure old school, esta banda merece a vossa atenção.

Nota: 7.5/10

Review por Tiago Neves