About Me

Envinya - "Inner Silence" Review


Os Envinya são um sexteto germânico com uma mulher na voz (pelo menos no álbum). "Mais uma!", dirão muitos, mas o material apresentado neste álbum de estreia, "Inner Silence", está longe de ser mediano. De facto, este disco é acima da média tendo em conta a fasquia baixa, com que vários lançamentos do género têm deixado qualquer novo lançamento do chamado female fronted metal.

A banda cita como influências no seu facebook oficial os Metallica, Nightwish e In Flames. É claramente  na banda finlandesa que os Envinya se inspiram mais, mas não é mais um clone da bem sucedida banda de Tuomas Holopainen e companhia, como muitos que andam por aí. De qualquer forma o som do grupo aproxima-se mais dos Nightwish mais recentes com Anette Olzon, do que da fase Tarja Turunen. In Flames vem por vezes à memória numa ou outra passagem, mas não é uma referência óbvia na sonoridade dos Envinya. Já de Metallica os Envinya nada têm, por isso não se deixem enganar pela página de facebook da banda alemã.

Natalie Pereira dos Santos é o nome completo da vocalista que participou no álbum. Será ela portuguesa, ou filha de pais portugueses? Bom, isso não interessa para aqui, o importante é a música. Natalie é, sem dúvida, uma boa vocalista, tem um registo algo pop, mas com personalidade suficiente para não cair na vulgaridade. Disse atrás que foi a vocalista que participou no álbum, porque ela já não faz parte da banda, saiu em Outubro do ano passado. O que é pena porque as suas vocalizações até diferenciavam a banda de outros projectos, por isso esperamos que os Envinya encontrem alguém à sua altura, para prosseguirem a sua carreira com sucesso. Os outros músicos dos Envinya também não são nada maus, há aqui um instrumental minimamente interessante, boas composições e potencial para crescer no futuro. A música apresentada pela banda é melódica e catchy mas suficientemente pesada para não se aproximar demasiado do pop/metal apresentado por outros projectos do género.

"Inner Silence" é um bom ponto de partida para o percurso dos Envinya. Ainda não será com este álbum que a banda se vai destacar, num género em que ultimamente só pontualmente tem aparecido material que vale realmente a pena ouvir. No entanto este ainda é o primeiro disco e há aqui potencial para mais e melhor. Aguardemos.

Review: 7.2/10

Review por Mário Santos Rodrigues