About Me

Koldbrann - "Vertigo" Review


Depois do single para "Totalt Sjelelig Bankerott" editado o ano passado, surge o esperado regresso aos álbuns por parte dos Koldbrann, ampliando a sua abordagem muito própria ao black metal para níveis mais acessíveis, mas não muito. Sendo o primeiro álbum em sete anos, não é de estranhar que a expectativas para o terceiro álbum estejam nos píncaros e a verdade é que este álbum tanto pode desiludir como pode satisfazer por completo.

É certo que esta coisa de colocar elementos de rock no black metal não é de agora e em alguns casos (Satyricon) até enjoa. No entanto, esses elementos não desvirtuam aquilo que os Koldbrann são, e faixas como "Drammen" ou "Goat Lodge" (esta última com um saudável espírito Celtic Frost, ligeiramente speedado) são exemplos perfeitos disso mesmo. Além desses elementos rock, a produção também está bem mais polida, não perdendo agressividade por causa desse facto. O único factor que deixa com pé atrás é o som da tarola, que não funciona nos momentos mais movimentados.

Sem dúvida que para quem gosta do seu black metal intenso, midtempo, com dinâmica e profundidade, este álbum é feito à medida. Apresentar uma identidade sonora, sem subverter as suas raízes, a cada álbum é obra e se dizem que o terceiro álbum é a confirmação para as carreiras das bandas, então "Vertigo" é a confirmação de que os Koldbrann são uma grande, grande banda.
 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira